Notícias
Nova Matriz de Engenharia Eletrônica começa neste semestre 2023/1. Veja as principais alterações.
Começa no 1º Semestre de 2023 a nova Matriz do Curso de Engenharia Eletrônica de Campo Mourão, concentrando as aulas no horário Noturno.
Observando as novas demandas da população (futuros alunos, empresas e comunidade civil) e ouvindo os alunos que já passaram pelo curso de Engenharia Eletrônica de Campo Mourão, o Departamento Acadêmico de Engenharia Eletrônica (DAELN) e sua Coordenação fizeram adequações na Matriz curricular do curso em um Projeto Pedagógico de muita discussão desde 2018. No segundo semestre de 2022 o novo curso foi aprovado e terá sua primeira turma em 2023/1.
Se inspirando em boas práticas apresentadas pelo Framework (ou "Estrutura", em uma tradução literal) CDIO (http://www.cdio.org/) - que trata-se de uma iniciativa inovadora educacional que busca a formação da nova geração de engenheiros - além do projeto de um curso baseado em competências como segue as novas diretrizes nacionais, o novo curso elenca grandes mudanças na gestão do curso e na própria matriz curricular. Podem ser destacados os seguintes aspectos:
- Horário Vespertino/Noturno com concentração das aulas no período Noturno (17h30 às 23h00).
Com esta alteração no horário de funcionamento do curso, espera-se possibilitar ao aluno novas oportunidades de gestão do tempo, principalmente para aqueles que necessitam ou desejam ingressar no mercado de trabalho em concomitância ao curso de graduação.
- Um curso voltado para a prática desde o 1º Semestre.
Agora, o curso conta com disciplinas práticas de Eletrônica desde o primeiro semestre, propiciando ao aluno um contato mais próximo com a área específica desde o ingresso, estimulando o pensamento criativo, sistemático e interdisciplinar.
- Uma nova organização curricular que permite ao aluno do Primeiro Período um nivelamento em Matemática.
A partir da disciplina de Pré-Cálculo (1º Período), os alunos poderão reforçar temas importantes da Matemática e realizar uma preparação inicial antes de iniciar as disciplinas de Cálculo, a partir do segundo semestre.
- Redução da Carga Horária total do Curso.
Enquanto a Matriz que se iniciou em 2010 possui uma Carga Horária total de 4360 horas. O Novo curso agora possui 3600 horas. Uma redução que permite uma melhor distribuição da carga horária semanal. Um aluno regular pode alcançar uma média de 24 aulas semanais até o 9º período, e o 10º período é voltado inteiramente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso e Estágio.
- Aplicação de novas práticas pedagógicas.
Serão incorporados ao novo curso novas práticas pedagógicas, tais como o emprego de metodologias ativas, disciplinas integralmente baseadas em projetos e disciplinas integralmente baseadas em desafios. Desta forma, espera-se que o aluno seja cada vez mais autor do seu próprio processo de aprendizagem, sendo mais ativo em sala de aula e com mais autonomia na realização de projetos.
- Incorporação da Estrutura CDIO para a formação de um engenheiro mais atualizado e moderno.
A Estrutura CDIO tem como base quatro pilares em que a engenharia deve atuar: o Projeto, o Desenvolvimento, a Implementação e a Operação de produtos e processos. No entanto, além de incentivar a formação do engenheiro nestes quatro pilares, dentre diversas boas práticas descritas pela Estrutura CDIO, o curso deve possuir uma formação voltada para a integração de conhecimentos e habilidades técnicas (chamadas de Hard Skills) e habilidades pessoais e interpessoais (Soft Skills). Desta forma, espera-se que o desenvolvimento destas duas Skills, em conjunto, irão permitir a formação de um Engenheiro mais bem preparado para o mercado de trabalho.
- Um curso com foco na Gestão.
O novo curso busca formar um engenheiro com bases sólidas em gestão. Desta forma, diferentes disciplinas ao longo do curso irão apresentar boas práticas de Gestão, tendo como base o conhecido guia para o conjunto de conhecimentos de gerenciamento de projetos chamado PMBOK.