Projetos de Pesquisa
Metodologia para Diagnóstico e Promoção da Eficiência Energética em Sistemas de Bombeamento de Água: diagnóstico e otimização hidroenergética do sistema de abastecimento de água (SAA) de Pitanga - PR
Este projeto é coordenado pelas professoras Dra. Jóice Cristini Kuritza e Dra. Mariane Kempka em uma parceria com a Companhia de Saneamento do Paraná com vistas a colaboração com o setor de saneamento regional, na produção de soluções inovadoras para operação dos sistemas de abastecimento de água de modo eficiente, combinando consumo e produção responsável do nexo água e energia.
Coordenação
Professora Dra. Jóice Cristine Kuritza (Dra. em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental)
Professora Dra. Mariane Kempka (Dra. em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental)
Equipe
Análise do condicionamento acústico de salas de aula, do ruído ambiental e de desempenhos de solução construtivas conforme a norma ABNT NBR 15575:2013
O projeto de pesquisa é desenvolvido na UTFPR com equipamentos compatíveis com as normas internacionais e nacionais. As pesquisas tratam de medições e diagnósticos de ruídos ambientais e de soluções relacionadas ao desempenho acústico exigido pela norma ABNT NBR 15575:2013. Neste projeto os discentes têm contato com a Iniciação Científica e com as empresas construtoras da região.
Coordenação
Professor Dr. Rodrigo Ribeiro Scoczynski (Dr. em Engenharia Civil)
Equipe
A Contribuição sobre o dimensionamento e avaliação da microestrutura do concreto de altíssimo desempenho reforçado por fibras (UHPFRC)
Estudo sobre o comportamento concreto de Ultra Alto Desempenho Reforçado por Fibras (UHPFRC). O UHPFRC é um super material, com características mecânicas superiores, tais como elevada resistências a compressão (fc = 135 Mpa), elevada resistência a tração direta (fct = 10 MPa), trabalhabilidade adequada, alta ductilidade e baixa porosidade. Este material pode ser aplicado em situações onde o concreto convencional não apresenta solução técnica viável. Duas vertentes de pesquisa são abordadas: (i) Comportamento mecânico e dinâmico do material; e (ii) Dimensionamento e simulação de estruturas reais.
Coordenação
Equipe
Avaliação estrutural e de patologias utilizando Estação total, GPS e técnica de fotogrametria/Monitoramento de um edifício de concreto armado utilizando a técnica RTK e o sistema GPS
Esta linha de pesquisa avança sobre a metodologia de monitoramento de prédios e estruturas reais utilizando a técnica RTK e o sistema GPS. Um GPS de navegação, como os que temos nos celulares, fornecem um posicionamento com precisão média entre 5 a 10 metros. Contudo, fatores como o efeito dopler, influência da ionosfera e interferências no sinal podem influenciar estas medidas e gerar erros. Por isso, na topografia e ou geodésia, existem métodos de posicionamento que ajudam o sistema GPS a ter mais precisão, como é o caso do RTK, Real-time Kinematic. Como dito anteriormente, enquanto um GPS comum de navegação fornece uma precisão de 5 a 10 metros, o RTK reduz o erro chegando à precisão de centímetros.
Coordenação
Equipe
Caio Ferreira de Oliveira (Discente do curso de Engenharia Civil)