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FAQ - Agronomia TCC

por Jorge Jamhour — publicado 16/07/2020 15h51, última modificação 05/08/2022 09h52
Perguntas frequentes sobre o TCC

FAQ-Agronomia

Nessa página você encontra explicações para vários questionamentos.

SOBRE O PROCESSO DE TCC

P.) Não terminei meu TCC este semestre, o que devo fazer?

Se você fez matrícula neste semestre, sua matrícula será automaticamente renovada para o próximo semestre. Ex.: matrícula em 2021-s1, renovação automática para 2121-s2.

Se a matrícula foi feita no semestre passado, deverá realizar nova matrícula para o próximo semestre. Ex.: matrícula em 2020-s2, realizar nova matrícula em TCC para 2121-s2.

Ps.: Lembre-se que o TCC2, para o Curso de Agronomia, é uma atividade, portanto, não interfere no coeficiente de rendimento.

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P.) Estou finalizando meu TCC e  o orientador vai  se ausentar para Licença Capacitação ou Pós-Graduação, como proceder?

Para TCCs em fase de coclusão, portanto, sem alteração do projeto, seu orientador deve realizar a indicação de novo orientador e este solicitar ao colegiado esta mudança.
No ofício informar o motivo da mudança, explicando o porque de não haver necessidade de apresentar novo projeto, visto que essa mudança é motivada por uma impossibilidade legal.

Lembre-se que este novo orientador deve ser professor do Curso de Agronomia.

Seu "ex-orientador" pode assumir o papel de Coorientador e também participar como membro da Banca, não há impedimento legal para tal.
Como a defesa somente pode ocorrer após análise e aprovação da mudança de orientação pelo Colegiado de Curso, este procedimento deve ser realizado o mais breve possível para que a defesa ocorra nos prazos estipulados para tal.

 

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P.) DEFESA: finalizei o meu TCC , como proceder para realização da DEFESA?

O processo é de inteira responsabilidade do Orientador/orientado e a entrega da documentação aos membros até 15 dias antes da realização da mesma.
Orientador e orientado determinam a data de apresentação. Para aqueles que pretendem se formar no semestre subsequente, atentar às datas aprovadas pelo Colegiado de Curso, apresentadas no início da página do TCC 2.
Ao fazê-lo, o Orientador encaminha ao PRA-TCC a data, horário,  o nome dos demais membros da Banca e do avaliado para ser realizado o processo no SEI.
Se houver membro externo, que não seja acadêmico de Pós-Graduação da UTFPR, é necessário enviar também:
  • Cópia legível do RG ou outro documento oficial com foto;
  • Cópia do CPF,
  • Cópia do comprovante de residência,
  • e-mail pessoal
  • preencher, sem assinar, o documento:
Caso necessite de autorização de empresa, Entrar em contato com o PRA-TCC, pois, o processo deve ser realizado no SEI com antecedência.
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P.) Conversando com meu orientador, surgiu a dnecessidade de mudança de tema do TCC. Preciso fazer um novo projeto de TCC e submetê-lo ao Colegiado??

Quando a alteração de projeto se dá em função alheia à mudança de Orientador/orientado, chamamos de adequação.
A adequação de projeto, realizada em comum acordo entre Orientador e orientado, não necessita de nenhum procedimento junto ao Colegiado de Curso ou ao PRA-TCC Agronomia.
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SOBRE O NOVO MODELO LaTeX

P.) O novo modelo é multidocumentos, mas já estou editando no template do departamento, o que devo fazer?

Como o novo modelo da Biblioteca é baseado no ABNTeX, todos os "motores" são os mesmos. Basta copiar cada capítulo no arquivo tex equivalente. Caso não possua um arquivo equivalente, basta criá-lo na pasta capitulos.

Exemplo:  o capítulo INTRODUÇÃO você copia seu conteúdo para o arquivo /capitulos/cap-introducao.tex


P.) Uso o Zotero como base para as referências. Isso afeta de alguma maneira nesse novo formato  de multidocumentos?


Basta exportar suas referências com o nome "main" (sem as aspas), formato BibTeX, codificação UTF-8.
Ao fazer o upload ele vai perguntar se deseja sobrescrever o arquivo existente. Basta dizer sim.
Ao recompilar, suas referências serão realizadas automaticamente, pois, o novo modelo da Biblioteca também é uma personalização do projetoo ABNTeX.


 

P.) Porque realizar a monografia em  LaTeX?

O LaTeX é muito estável, seguro e mantém a identidade visual do documento. Sua curva de aprendizado é logaritmica, ou seja, apesar dos primeiros passos serem lentos, após entender os protocolos básicos, a edição transcorre normalmente.

As mudanças  nas Normas da ABNT 6023 ocorreram muito recentemente, a saber em 2018. A grande maioria dos envolvidos ainda não absorveram essas mudanças. O modelo disponibilizado em LaTeX pela Biblioteca <Template de Monografia em LaTeX> é uma personalização do pacote ABNTeX2, desenvolvido na UNB e está em constante desenvolvimento e atualização.

Atualmente editamos a monografia em Nuvem, usando a plataforma Overleaf v2 seu uso é gratuito, permite edição colaborativa síncrona, o que, associado a outras ferramentas como Google Meet ou Zoom, tornam o processo de orientação e produção extremamente eficiente.

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P.) Onde encontro os modelos LaTeX para monografias?


Os templates da última versão estável e de arquivos correlatos pode ser acessada no Repositório da Biblioteca:
A seguir, o link direto para Monografias <Template de Monografia em LaTeX>

O Professor Jorge Jamhour, responsável pelo TCC do Curso de Agronomia, disponibilizou de 2016 a 2022, à Comunidade Acadêmica, o pacote LaTeX UTFPR-DAGRO para edição de monografias no editor científico LaTeX. Esse projeto foi descontinuado. portanto recomendamos que realize a migração para o template da Biblioteca.

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P.) Existem vídeos que ajudem a edtar no LaTeX?

Recomenda-se o uso do editor LaTeX on-line Overleaf. Para facilitar o uso do referido pacote foi criada a playlist:
EDIÇÃO DE MONOGRAFIAS <https://www.youtube.com/playlist?list=PLSVVDZ3ta_NsFmTmUd9z_hMzsQX9XzLmw>,

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P.) Tenho meu Banco de referências no Mendeley/EndNote/Zotero/JabRef, quais os cuidados ao exportar para BibTeX e edtar no LaTeX?

A ABNT determina que a codificação de caracteres seja Unicode UTF-8. Exporte seu banco de referências para o formato BibTeX. Ao nominar o arquivo salve-o como "main" sem aspas e substitua o arquivo do projeto.

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P.) Abri no M$Office e contaminei/desconfigurei minha monografia, como corrigir?

 R.) Se ainda está editando em pacotes Office, recomendamos que migre para edição em LaTeX. mas se inssistir em continuar...

Instale a última versão do LibreOffice <https://pt-br.libreoffice>, caso ainda não tenha.

 

  1. baixe novamente o modelo da monografia e abra no LibreOffice, salve como para nova verão da sua monografia,

  2. abra a monografia antiga, deixe ambas lado a lado,

  3. para os elementos pré-textuais, copie o texto da monografia contaminada, linha a linha e cole (Editar/Colar especial.../Colar Texto Sem Formatação) no template. Não altere/mexa no sumário e listas de figuras e tabelas.

  4. Após a palavra Introdução, copie o texto que se segue até o final do capitulo de Conclusão. Após a palavra Introdução do template, cole (Editar/Colar especial.../Colar Texto Sem Formatação) o texto e aplique os estilos novamente;

  5. copie as figuras e cole abaixo dos títulos correspondentes;

  6. copie as tabelas e cole abaixo do título correspondente, apague aqueles números que foram colados como texto puro.

  7. copie o conteúdo de apêndices e anexos e cole (Editar/Colar especial.../Colar Texto Sem Formatação) no template. Aplique o estilo correspondente

  8. Clique em Ferramentas/Atualizar/Atualizar tudo.

 

 

 

P.) Criei meu Banco de Referências no JabRef ou no Mendeley, como migro pro Zotero para ter as referências compiladas corretamente conforme ABNT?

R.) Lembre-se, se você edita no LaTeX, não há necessidade de migração. Se você usa um plugin de compilação de referências para o LibreOffice e este está gerando as referências corretamente, também não há necessidade de realizar esta migração.

1) Instale o Gerenciador de referências Zotero <https://www.zotero.org/>, caso não tenha a máquina Java ele irá solicitar sua instalação, proceda a essa instalação. e todos os plugins/add-ons que ele oferecer;

2.1) No passo 2 aparece a opção de realizar o registro no Zotero, proceda a esse registro. Use um e-mail válido e permanente (o e-mail da UTFPR vale somente por 5 a 8 anos). Use uma senha "lembrável"

2.2) Acesse seu e-mail e proceda à ativação de sua conta Zotero. Clique no link de validação. Configure o Zotero syncing.

3) Para gerar as referências, de acordo com o padrão ABNT NBR 6023::2018, usar  a configuração do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - ABNT (autoria abreviada) (2020-04-11 21:54:38). ATENÇÃO: Os demais, mesmo da ABNT, ainda estão configurados para a NBR 6023::2003:

  1. Vá em Editar/ Preferências/ Citação/

  2. Clique em Obter estilos tradicionais
    cole:
    Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - ABNT (autoria abreviada)

  3. Clique no nome que aparece para inserir essa formatação

 4) Como  você já tem uma base de dados de referências do JabRef ou Mendeley, pode importá-la no Zotero.

 5) Após importar, complete o nome  dos autores manualmente no Zotero:

  1.  mudar para dois campos (Usar nome completo em um único campo não funciona para ABNT)

  2. inserir no primeiro campo o sobrenome do autor, apenas com a primeira letra em maiúscula

  3. inserir no segundo campo o nome do autor e nomes intermediários, apenas com a primeira letra de cada em maiúscula.

 

P.) Inserir citações e referências ABNT pelo Zotero diretamente no LibreOffice?

R.)

  1. Abra o Zotero;

  2. Na monografia, clique onde aparece a primeira citação,

  3. clique no ícone Add/Edit Citation, em "Estilo de Citações" escolha: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - ABNT (autoria completa), Marcas de referências e Atualizar citações automaticamente;

  4. Na Janela seguinte, clique no "Z" e escolha visão clássica. Selecione a referência correspondente;

  5. Vá para o capítulo referências e clique na primeira linha após o título do capítulo;

  6. Clique no ícone Add/Edit Bibliography;

  7. Retorne ao texto e adicione as demais citações, o capítulo referência será atualizado automaticamente.

 

P.) Trabalho com LibreOffice e meu Orientador com M$Office, como realizo as atualizações?


R.) MIGRWE SEU PROJETO PARA LaTeX. Ambos trabalharão de forma síncrona no mesmo documento!

 

Caso insista...

Você irá trabalhar no documento disponibilizado na página do TCC e (Modelo de Monografia do TCC) desde o início (ex.: TCC_FulanoDeTal_data).

Ao enviar ao Orientador salve com outro nome no formato doc (ex.: TCC_FulanoDeTal_Orientador_data).

O Orientador irá corrigir e devolve, você implementa essas correções no SEU documento (abre o seu documento e o do Orientador ao mesmo tempo), assim, evita contaminação e falta de configuração da sua monografia.

ATENÇÃO: Ao trabalhar no documento Copie o texto e cole como Texto sem formatação para reduzir riscos de contaminação de formatação e vírus. É preferível reescrever do que ter que fazer todo o trabalho novamente.

 LEMBRE-SE "Editar/Colar especial/Texto sem formatação".

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P.) Resumo, qual o número de palavras/caracteres?


R.) O limite recomendado pela ABNTé de 450 palavras. O limite do Sistema Acadêmico, para o resumo do projeto é de no máximo 3500 caracteres, incluindo espaços.

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P.) Corrigi meu TCC,  encaminho uma cópia a cada membro da Banca para aprovação?


R.) Não, a responsabilidade por verificar as correções sugeridas é do seu Orientador, ele é que dá o aval.
Antes da entrega, após realizada as correções da Banca e aprovado pelo Orientador, envie a monografia ao Responsável pelo TCC para verificação se a documentação está atendendo às Normas.

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P.) Notas de rodapé, porque não existe o estilo na agronomia?


R.) Este não é um padrão da área tecnológica, no nosso caso, as Ciências agrárias, por este motivo esta formatação não é implementada nos modelos.
Nós seguimos o seguinte princípio de redação: "Se é tão bom, porque não está no corpo do texto, se não é, porque está no seu trabalho?"
Caso insista em mantê-las, deverá implementar o estilo, a formatação deve atender à Norma NBR 10.520.


  1. Sistema numérico para organizar as notas, com algarismos arábicos;
  2. A numeração é consecutiva em cada capítulo. Não se inicia novas numerações de notas em cada página.
  3. Separadas por traço contínuo de 3 cm;
  4. Espaçamento simples entre as linhas;
  5. Caracteres menores do que aqueles usados no texto (fonte tamanho 10);
  6. As notas devem ser alinhadas pela primeira palavra e sem espaço entre elas.

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P.) Notas de rodapé, o que acontece se insistir em mantê-las?


R.) Migre para o LaTeX, nele as notas de rodapé podem ser usadas sem problemas de configuração. Notas realizadas em templates Office, caso fora das Normas, serão removidas.

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P.) Erro ao salvar o documento?


R.) Esse erro (content.xml) ocorre quando se contamina o documento com uma macro que pertence somente à Microsoft, o qual ela não disponibilizou o arquivo de importação.

A melhor forma de solucionar é baixando o modelo da página e colando novamente o conteúdo como somente texto/texto sem formatação.

 


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P.) Como faço para gerar um pdf de uma imagem escaneada?



R.) Insira a imagem em um arquivo de texto ou apresentação e gere o pdf.

 

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Edição do TCC em pacotes Office

 

Desapareceu o número de página do meu trabalho, com isso tentei várias vezes colocá-la de volta mais somente consegui colocar em todas as páginas. Como faço para colocar os números apenas nas páginas da introdução em diante?

R.) Na aba lateral é explicado que jamais deve ser apagado o parágrafo que antecede à INTRODUÇÃO.

...Para corrigir isso:

1) baixe novamente o modelo (clique aqui!),

2) nesse modelo selecione o botão "Caracteres não imprimíveis" para que apareçam as marcas de parágrafo,

3) ainda no modelo, selecione o último parágrafo da página anterior e a primeira linha da página seguinte (1 INTRODUÇÃO) e copie (Ctrl+C),

 

4) na sua monografia, faça aparecer as marcas de parágrafo, selecione o último parágrafo da página anterior à introdução e a primeira linha da página seguinte (1 INTRODUÇÃO) e COLE (Ctrl+V).

PS.: LEMBRE-SE que a capa colorida e a capa branca não são contadas nem numeradas, portanto sempre haverá uma diferença de 2 unidades entre a página e a folha de sua monografia.

5) Na página de introdução, clicar no cabeçalho e inserir o campo Número de Página.

 

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P.) Na monografia devem ser incluídas as Fotos?


R.) Sempre é bom incluí-las, se estiverem no contexto, melhor no corpo do trabalho, se forem complementares, pode-se incluí-las nos apêndices.


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P.)  As imagens podem ser colocadas no meio do texto, por exemplo, nos materiais e métodos é permitido incluir uma foto ilustrativa do aparelho ou atividades que desenvolvemos? se não, aonde eu devo incluí-la?

R.) Devem sim, o que não se recomenda é usá-las na introdução, o resto é livre.


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P.)  Os Objetivos e a Revisão de Literatura devem ser deixados no trabalho ou devem ser "compactados" na introdução?

R.) Em geral se incorporam à introdução, mas quem decide são seu  orientador e você.

 

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P.) Tem alguma norma técnica sobre as dimensões e posicionamento das tabelas no texto?

R.) Na NBR 6023 determina o tipo da fonte (Arial/Liberation Sans) tamanho (10) para título da tabela e a Fonte da informação (abaixo da tabela). A NBR 14724 de 2011 determina que, para monografias, os títulos de figuras e tabelas as precede.

Para o Cabeçalho e Corpo das tabelas, a ABNT repassou ao IBGE sua padronização através das Normas para confecção de Tabelas do IBGE, que apresenta as explicações exemplificadas.

 

ATENÇÃO! Jamais rotacione as tabelas aou as converta em figura, isto é proibido pela UTFPR.

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P.) Tem alguma norma técnica sobre as dimensões e posicionamento das figuras no texto?
Em resumo, figuras pequenas devem ser ancoradas "Como Caractere", centralizadas (aplicar o estilo FiguraCentro), com título acima e legenda abaixo. Figuras maiores jamais devem exceder as margens.

 

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P.) Tenho croqui, fotos, gráficos e desenhos. Devo criar um novo índice, separando cada um desses itens?

R.) Em geral, deixamos todos como figuras (Figura 01 - Croqui da ...; Figura 02 - Gráfico da...; ...).

Caso haja grande número de figuras, em cada categoria, aí sim, criamos  categorias diferentes e seus respectivos índices.

 

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P.) Qual deve ser a designação do título de Orientador e demais membros da Banca?

R.)

  • Para Doutor, usa-se a designação internacional "Dr." ou "Dr.ª" quando não leciona, "Prof. Dr." ou "Prof.ª Dr.ª" quando docente;
  • a designação internacional "M.Sc." deve ser usada para Mestre em Ciências (JAMAIS usar "M. ou Me.", à exceção do Mestrado Profissional);
  • Quando Especialista*, usar "Esp.", entretanto muitos preferem usar apenas o título de graduação;
  • Para Graduados*, usa-se a abreviatura de sua formação: "Eng." ou "Eng.ª"- Engenheiros, "Arq." ou "Arq.ª" - Arquitetos, ...;
  • Docentes sem Pós-Graduação* usa-se "Prof." ou "Prof.ª".

 

.*converse com o profissional para verificar sua preferência!

 

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Erros mais comuns na elaboração de um TCC ou Relatório Estágio

 

Grafia

IncorretoCorretoObservações

XXºC

2x2m até 4x4m

20m

XX ºC

2x2 m até 4x4 m

20 m

separar o numeral da unidade.

...(Soares et al., 2003).

...(SOARES et al., 2003).

Origem da citação entre parêntesis (MAIÚSCULAS). O  et al. sempre em itálico.
Conforme SOARES et al., (2003)... Conforme Soares et al., (2003)... Origem da citação no corpo do parágrafo em Minúsculas. O  et al. sempre em itálico.

900.750 mil

900,75 mil  ou 900.750 ABNT determina uso da vírgula.
32 % 32% Porcentagem é junto ao numeral.
... transformação”. (EMBRAPA, 2010).

... transformação” (EMBRAPA, 2010).

ou

.... transformação.” (EMBRAPA, 2010).

O ponto final somente aparece quando faz parte da citação literal, e antes de fechar as aspas, se não, apenas após a referência.

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Formatação do Trabalho

* Deixar espaços vazios ao final da página:

Sua monografia é um Documento Oficial, tal qual um contrato, espaços em branco são passíveis de adulteração, e a responsabilidade é toda SUA!

 

Solução: Deslocar um parágrafo anterior ou posterior à figura, tabela, quadro ou gráfico, de forma a eliminar o espaço em branco. Esse é o motivo de JAMAIS USAR os termos acima ou abaixo.

<Espaço em branco ao final do capítulo é totalmente admissível!>

 

 

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P.) Já uso o Mendeley, tenho que criar o Banco de Referências no JabRef?

R. ) A princípio, não. Baixe sua base de dados no formato BibTex, codificação Unicode UTF-8, inserindo esse banco de dados no Overleaf. Ao compilar, verificar se as referências estão sendo geradas corretamente.

NOTA:

  • Ao gerar o Banco de Dados, jamais deixar espaços, acentuação ou caracteres especiais no nome do arquivo, use traço ou underline (ex.: Bibliografia-Nome-Completo-RA.bib)

 

 

 

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Urlaccessdate - data de acesso no JabRef

 
Urlaccessdate mudou (lá fora) para Urldate e está em desuso, entretanto para a ABNT Urlaccessdate ainda é obrigatório.

O que fazer:

  1.     inserir, em um campo vazio, a data conforme o padrão ABNT "25 jul. 2020" (no exemplo é usado a entrada printed)
  2.     na janela bibtex ({} BibTeX Source), encontrar a linha em que se encontra a data (  printed   = {25 jul. 2020},)
  3.     renomear a entrada para Urlaccessdate (  urlaccessdate   = {25 jul. 2020},)
  4.     salvar

 

Caso use o Zotero, antes da entrega da versão final, editar o arquivo BibTeX: copiar a entrada urldate e adequá-la para o formato ABNT, ex.:

urldate   = {2020-07-25},

urlaccessdate   = {25 jul. 2020},

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Recomendações para a Apresentação/Defesa

  1. Supervisores/Chefes do local da realização podem ser convidados para estarem presentes nos dias de sua apresentação;
  2. No dia da apresentação evitar o uso de camisa/camiseta e demais vestuários da empresa em que realizou o estágio (mesmo que tenha sido contratado como funcionário), por ser uma atividade Acadêmica da UTFPR;
  3. Jamais usar o simbolo da empresa na apresentação, salvo no slide de agradecimentos;
  4. Prefira usar o modelo de apresentação proposto ();
  5. a plateia só aplaude/se manifesta depois que o aluno fez os agradecimentos finais, salvo quando convidado pelo Presidente da Banca.

 

Protocolo:
         a) apresentação;

         b) arguições da Banca (sem tempo limite);

         c) agradecimento, conforme sua vontade (se quiser);

         d) aplausos/manifestações da plateia.

 

 

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Dúvidas em relação ao TCC 1

p.) já apresentei o Tcc 1 e já fui aprovado, só que vou mudar o tema do meu trabalho. O que devo fazer?


r1.) Se não há mudança de Orientador, e o processo de mudança está sendo realizado com o aval dele, não há necessidade de apresentação de novo projeto.

r2.) Se há mudança de Orientador, é obrigatória a apresentação de novo projeto ao Colegiado do Curso.

registrado em: FAQ, Defesa de TCC, agronomia