Você está aqui: Página Inicial > Destaques > UTFPR perde Professora do Curso de Agronomia
conteúdo

Notícias

UTFPR perde Professora do Curso de Agronomia

Em luto pela Professora Marta

Luto pela professora Marta Helena Dias da Silveira, falecida em 11 de dezembro de 2021
publicado: 14/12/2021 21h36 última modificação: 14/12/2021 21h36

No sábado, 11/12/2021, o Departamento Acadêmico de Ciências Agrárias (DAGRO), da UTFPR Campus Pato Branco, amanheceu mais triste. Depois de quase dois anos enfrentando uma doença priônica (doença neurodegenerativa muito rara), a Prof.ª MARTA HELENA DIAS DA SILVEIRA, após internação para tratamento de uma pneumonia, sofreu uma parada cardíaca e faleceu às 5 horas.

 

Nascida em São Gabriel, RS, em 16/03/1960, a Prof.ª Marta graduou-se em Zootecnia (1985) e concluiu o Mestrado (1989) na mesma área pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Já como docente da UTFPR, concluiu o Doutorado em Zootecnia (2008) pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Seus estudos principais foram desenvolvidos na área de Avicultura, mais especificamente no desempenho de frangos de corte.

 

Iniciou suas atividades docentes na UTFPR em 1995, quando a Instituição ainda era Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (CEFET-PR). Fez parte da segunda turma de professores que assumiu o Curso de Agronomia, a partir de sua federalização através da incorporação da FUNESP (Fundação Municipal de Ensino Superior de Pato Branco) pelo CEFET-PR.

 

Ao longo de quase 27 anos na UTFPR, a Prof.ª Marta ministrou as disciplinas de Avicultura, Piscicultura, Bovinocultura de Leite e Ovinocultura e durante muitos anos foi responsável pela disciplina de Estágio Curricular Obrigatório, onde acompanhava de perto as atividades realizadas pelos discentes, mantendo uma forte interação com as empresas públicas e privadas ligadas ao Agronegócio.

 

Aliás, sempre teve uma relação muito próxima com os estudantes, sendo uma espécie de “mãezona”, auxiliando sempre que possível, organizando uma série de viagens de estudo, seja para visitar propriedades agrícolas, indústrias ou mesmo para participação em congressos científicos, e orientando para seguirem o melhor caminho.

 

Dentro do DAGRO exerceu papel importante no auxílio aos eventos promovidos pelo Curso de Agronomia, como os dias de campo na área experimental ou em propriedades cedidas para experimentos. Da mesma forma, nos eventos promovidos pelo Curso a Prof.ª Marta era presença constante nos bastidores, organizando as inscrições e dando um colorido especial na decoração. Exerceu liderança importante na promoção da “Mateada Farroupilha”, evento anual que visava lembrar a Revolução Farroupilha. Sempre disposta, nunca deixou de ajudar naquilo que lhe era possível, esta talvez tenha sido a sua maior marca dentro do Curso de Agronomia da UTFPR.

 

Institucionalmente fez parte do Núcleo Permanente de Pessoal Docente (NPPD) e foi Coordenadora do Programa de Empreendedorismo (PROEM), onde atuava como responsável pelo Hotel Tecnológico.

 

Nesse doloroso momento agradecemos a maravilhosa oportunidade de ter conhecido alguém tão especial como a Prof. Marta, que sempre será lembrada como a pessoa dedicada e alegre que foi. O DAGRO se solidariza com os familiares e amigos da Prof.ª Marta, em especial com sua filha Paula Fernanda e com seu esposo Ivair Boiago.