Atividades Complementares
As Atividades Complementares visam enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, abrangendo:
a) atividades de complementação da formação social, humana e cultural;
b) atividades de cunho comunitário e de interesse coletivo;
c) atividades de iniciação científica, tecnológica e de formação profissional.
As Atividades Complementares seguem o disposto no Regulamento das Atividades Complementares dos Cursos de Graduação da UTFPR e na Instrução Normativa nº 03/07. E atendem a Primeira Resolução do Colegiado do Curso de Engenharia de Computação para as atividades dos grupos e a respectiva pontuação.
A carga horária das atividades complementares de graduação é de 180 horas (Resolução nº 13/06 - COEPP) e devem ser desenvolvidas a durante a realização do curso.
As atividades previstas, assim como a sua respectiva pontuação, encontram-se na Tabela de Pontuação. Ao completar a carga horária prevista o aluno preenche o Formulário e o entrega para o responsável pelas Atividades Complementares.
Contatos
Responsável: Professora Mariza Miola Dosciatti, Dra.
E-mail: mariza @ utfpr.edu.br
Telefone: (46) 3220-2694
Sala: S106 - Bloco S
Horários de Atendimento: contatar profa. Mariza por e-mail.
Tabela de Pontuação (Resolução 01/2017)
Grupo 1 - Atividades de complementação da formação social, humana e cultural
Pontos: Máximo 30 pontos – Mínimo 20 pontos
Atividade |
Pontuação atual |
i. Atividades esportivas - participação nas atividades esportivas. |
5 por semestre |
ii. Cursos de língua estrangeira – participação com aproveitamento em cursos de língua estrangeira. |
5 por semestre |
iii. Participação em atividades artísticas e culturais, tais como: banda marcial, camerata de sopro, teatro, coral, radioamadorismo e outras. |
5 por semestre |
iv. Participação efetiva na organização de exposições e seminários de caráter artístico ou cultural. |
5 por semestre |
v. Participação como expositor em exposição artística ou cultural. |
5 por semestre |
vi. Participação em cursos e atividades de formação pessoal que não sejam na área de formação do curso |
1 por hora, com limite de 5 pontos por curso. |
vii. Participação em eventos (palestras e outros) não relacionados à área de formação do curso |
1 por hora, com limite de 5 pontos por curso. |
Grupo 2 - Atividades de cunho comunitário e de interesse coletivo
Pontos: Máximo 30 pontos – Mínimo 20 pontos
Atividade |
Pontuação atual |
i. Participação efetiva em Diretórios e Centros Acadêmicos, Entidades de Classe, Conselhos e Colegiados internos à Instituição. |
5 por semestre |
ii. Participação efetiva em trabalho voluntário, atividades comunitárias, CIPAS, associações de bairros, brigadas de incêndio e associações escolares. |
5 por semestre |
iii. Atuação como instrutor em palestras técnicas, seminários, cursos da área específica, desde que não remunerados e de interesse da sociedade. |
1 por hora |
iv. Engajamento como docente não remunerado em cursos preparatórios e de reforço escolar. |
1 por hora |
v. Participação em projetos de extensão, não remunerados, e de interesse social. |
5 por semestre |
vi. Ministrante de curso que não seja na área do curso e que seja de caráter de extensão social |
1 por hora |
vii. Participação efetiva na organização de atividades, visitas, cursos, projetos e outros de extensão social |
5 por atividade |
viii. Participação em campanhas sociais de doação |
2 por campanha |
ix. Participação no desenvolvimento de sistemas, processos e outros de interesse de uso pelos acadêmicos, curso ou universidade. |
10 por projeto |
x. Participação no desenvolvimento de sistemas, processos e outros de interesse coletivo como distribuição gratuita. |
10 por projeto |
Grupo 3 - Atividades de iniciação científica, tecnológica e de formação profissional
Pontos: Máximo 40 pontos – Mínimo 30 pontos
Atividade |
Pontuação atual |
i. Participação em cursos extraordinários da sua área de formação, de fundamento científico ou de gestão. |
0,5 por hora |
ii. Participação em palestras, congressos e seminários técnico-científicos. |
0,5 por hora |
iii. Participação como apresentador de trabalhos em palestras, congressos e seminários técnico-científicos. |
5 por apresentação |
iv. Participação em projetos de iniciação científica e tecnológica, relacionados com as áreas do curso. |
10 por participação |
v. Participação como expositor em exposições técnico-científicas. |
5 por participação |
vi. Participação efetiva na organização de exposições e seminários de caráter acadêmico. |
5 por participação |
vii. Publicações em revistas técnicas. |
2 (local) 3 (regional) 5 (nacional) 10 (Internacional) |
viii. Publicações em anais de eventos técnico-científicos ou em periódicos científicos de abrangência local, regional, nacional ou internacional. |
2 (local) 3 (regional) 5 (nacional) 10 (Internacional) |
ix. Estágio não obrigatório na área do curso. |
5 por semestre |
x. Trabalho com vínculo empregatício, desde que na área do curso. |
5 por semestre |
xi. Trabalho como empreendedor na área do curso. |
5 por semestre |
xii. Estágio acadêmico na UTFPR. |
5 por semestre |
xiii. Participação em visitas técnicas organizadas pela UTFPR. |
5 por visita |
xiv. Participação e aprovação em disciplinas/unidades curriculares de enriquecimento curricular de interesse do Curso, desde que tais disciplinas/unidades curriculares tenham sido aprovadas pelo Colegiado de Curso e estejam de acordo com o Projeto Pedagógico do Curso. |
2 por disciplina |
xv. Participação em Empresa Júnior, Hotel Tecnológico, Incubadora Tecnológica. |
10 por participação |
xvi. Participação em projetos multidisciplinares ou interdisciplinares. |
10 por projeto |
xvii. Participação em defesas de estágio curricular e trabalhos de conclusão de curso |
2 por defesa |
xviii. Ministrante de curso remunerado da área especifica |
1 por curso limitado a 5 pontos por curso |
xix. Participação em Grupos de Estudo |
5 por semestre |
xx. Monitoria em disciplinas do curso |
5 por curso e por semestre |