Você está aqui: Página Inicial > Área Acadêmica > Projetos de Graduação > Equipe Pato a Jato
conteúdo

Equipe Pato a Jato

por tassia publicado 25/10/2018 17h24, última modificação 25/10/2018 18h19

pato a jato 1A equipe Pato a Jato foi fundada em 2009, sob a coordenação do professor Doutor Genaro Marcial Mamani Gilapa, e a orientação do Professor Mestre Marcio Tadayuki Nakaura, constituída por acadêmicos do curso de engenharia mecânica da UTFPR Câmpus Pato Branco.

A equipe Pato a Jato tem como objetivos proporcionar desafios acadêmicos no sentido de relacionar conhecimentos teóricos e práticos resultando em desenvolvimento tecnológico, projetando e construindo veículos de alta eficiência energética que possam rodar grandes distâncias com o menor consumo de combustível possível. Além disso, contribui com a formação técnica dos acadêmicos através do incentivo a pesquisas de tecnologias inovadoras para o projeto e no desenvolvimento de habilidades para trabalho em equipe, e gerenciamento de projetos pelo cumprimento de prazos e metas previamente estabelecidas.

pato a jato 2Desde 2010, a equipe participa de competições de eficiência energética de nível nacional e internacional. De 2010 a 2014 a equipe participou da Maratona de Eficiência Energética, competição que ocorreu no Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, no Estado de São Paulo. Das competições realizadas os resultados mais expressivos obtidos foram:

- Vice-campeão na categoria etanol em 2013 e 2014, com média de 108 Km/l e 252 km/l, respectivamente.
- Vice-campeonato em 2014, na categoria de protótipo movido gasolina, com média de 309 km/l.

Em abril de 2015 a equipe participou da Shell Eco-Marathon Américas 2015, em Detroit, nos Estados Unidos, na qual participaram universidades de vários países das Américas. Nessa competição a equipe alcançou a marca de 316 km 

pato a jato 3

com um litro de combustível alternativo, etanol, conquistando o segundo lugar na categoria, obtendo o melhor resultado de uma equipe brasileira na história da competição.

Atualmente a equipe é formada por 25 acadêmicos de engenharia elétrica, computação e mecânica, que projetam e desenvolvem dois protótipos, um movido a gasolina e outro a etanol, com coordenação do professor Doutor Luiz Carlos Martinelli Junior e do professor Doutor Bruno Bellini Medeiros.

 

Acesse a página da Pato a Jato no Facebook