Você está aqui: Página Inicial > Destaques > Oportunidade de Bolsa de Iniciação Científica na Área de Geodésia Espacial
conteúdo

Notícias

Oportunidade de Bolsa de Iniciação Científica na Área de Geodésia Espacial

Estudantes podem manifestar interesse de 09 a 16 de novembro de 2020
publicado: 09/11/2020 09h30 última modificação: 09/11/2020 09h30

O Prof. Vinícius Stuani, do Curso de Agronomia da UTFPR, Campus Santa Helena, está selecionando discente interessado em realizar pesquisa na área de Geodésia Espacial, com enfoque na estimativa e análise de índices de irregularidades ionosféricas e de gradientes ionosféricos utilizando sinais GNSS (Global Navigation Satellite System) de smartphone.

A pesquisa a ser desenvolvida se insere dentro do projeto “Ionosphere Studies” (Project Agreement 2019-GT-141), o qual envolve a Universidade Estadual Paulista (UNESP) Campus Presidente Prudente e a Boeing Research & Technology – Brazil, com interveniência da FUNDUNESP. Com duração de 1 (um) ano, a bolsa de Iniciação Científica (IC) é de R$ 500,00 mensais e, o trabalho será orientado pelo Prof. Vinícius Stuani.

O objetivo geral da pesquisa é estimar índices de irregularidades ionosféricas (fP, FP, IROT e ROTI) e gradientes ionosféricos pelo time-step method, a partir das observáveis GNSS (pseudodistância e fase) nas portadoras L1/L5 GPS e E1/E5a Galileo registradas pelo smartphone Xiaomi MI 8, para os municípios de Santa Helena/PR (região ionosférica de médias latitudes) e Presidente Prudente/SP (região ionosférica de baixas latitudes) durante o solstício de verão, equinócio de outono e solstício de inverno. Para tais atividades serão utilizados programas científicos disponíveis. Por conseguinte, realizar análises da qualidade das estimativas a partir da comparação com os índices e gradientes obtidos de estações GNSS, como por exemplo, as estações STSH (UTFPR/Santa Helena) e PRU4 (UNESP/Presidente Prudente) pertencentes à rede INCT GNSS-NavAer.

Com a pesquisa será possível verificar a usabilidade de smartphones como instrumento de monitoramento da camada ionosférica, camada esta a principal fonte de erro sistemático no posicionamento, em especial o RTK (Real Time Kinematic), amplamente utilizado na Agricultura de Precisão. 

Assim, os discentes interessados devem entrar em contato com o Prof. Vinícius Stuani (vpereira@utfpr.edu.br) entre os dias 09 e 16 de novembro de 2020, manifestando interesse na bolsa. Na sequência, o professor responderá os e-mails para obter mais informações dos interessados com o intuito de selecionar o discente.

registrado em: ,