Você está aqui: Página Inicial > Destaques > Prof. Dr. Fabrício Correia de Oliveira - Irrigação e Drenagem
conteúdo

Notícias

Prof. Dr. Fabrício Correia de Oliveira - Irrigação e Drenagem

Série Nossos Docentes

O Prof. Fabrício atua na área de irrigação e drenagem, desenvolvendo atividades de manejo e dimensionamento dos sistemas de irrigação.
publicado: 09/04/2019 14h37 última modificação: 01/07/2020 00h17

A matéria desta semana, da Série Nossos Docentes, conta um pouco a respeito do Prof. Dr. Fabrício Correia de Oliveira. O Prof. Fabrício atua na área de irrigação e drenagem, desenvolvendo atividades de manejo e dimensionamento dos sistemas de irrigação.

Trajetória acadêmica/profissional

professor-fabricioSou sul-mato-grossense, natural da cidade de Dourados-MS. O estado de Mato Grosso do Sul tem destaque na produção agrícola, principalmente de grandes culturas, como soja, milho, algodão e cana-de-açúcar. Motivado pelo ambiente agrícola do estado, ingressei no curso de Agronomia da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD (2008 a 2011). Durante a graduação realizei pesquisas na área de Conservação e Gestão dos Recursos Hídricos.

Cursei mestrado em Engenharia Agrícola, também pela Universidade Federal de Dourados - UFGD (2012 a 2014). Durante o mestrado me dediquei às disciplinas relacionadas à Engenharia de Solo e Água. Realizei pesquisas na área de Manejo da Irrigação, envolvendo o dimensionamento hidráulico, o manejo da água e a análise econômica. Além disso, realizei também pesquisas na área de Aquaponia, técnica em que se produz peixes e plantas em um sistema simbiótico de desenvolvimento.

Durante o período de 2014 a 2017 cursei doutorado em Engenharia de Sistemas Agrícolas na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ), pertencente à Universidade de São Paulo (USP), localizada na cidade de Piracicaba-SP. Neste período, fui parte integrante do Laboratório de Ensaios de Material de Irrigação (LEMI), que constitui uma das divisões do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Engenharia da Irrigação (INCT-EI). Também fui pesquisador visitante no Institut National de Recherche en Sciences et Technologies pour l'Environnement et l'Agriculture (IRSTEA), localizado na cidade de Montpellier - França. Realizei pesquisas na área de Engenharia de Irrigação, envolvendo a hidráulica dos sistemas, a obstrução de gotejadores e a qualidade da água para irrigação.

Antes de ingressar na UTFPR, fui professor na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS, lecionei a disciplina de Fenômenos de Transportes para o curso de Engenharia Ambiental. Também fui professor na Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD, lecionando as disciplinas de Agrometeorologia, Hidráulica e Hidrologia para os cursos de Engenharia Agrícola e Engenharia de Aquicultura.

Atividades de ensino

Na UTFPR irei ministrar as disciplinas de Hidráulica e Hidrologia (5º período) e Irrigação e Drenagem (6º período). Pretendo contribuir com a formação teórico-prática e tecnológica adequada aos estudantes, satisfazendo assim as demandas mais exigentes do mercado de trabalho.

Durante as aulas serão realizados esforços para o desenvolvimento de competências e habilidades dos estudantes, capacitando-os a lidar com situações do cotidiano e a resolver problemas que enfrentarão ao longo de suas carreiras profissionais.

Tendo em vista a importância das aulas práticas para formação dos estudantes, durante as disciplinas que ministrarei haverão atividades que vise a obtenção de equipamentos hidráulicos em desuso, como bombas, registros, válvulas de pé com crivo, filtros, rotores, manômetros, aspersores, etc. Nestas atividades, espero que os alunos tragam estes equipamentos (ou peças) para que os mesmos sejam reutilizados para compor materiais expositivos, como painéis, bancadas ou mesmo avulsos. Também pretendo propor atividades que visam a construção de modelos reduzidos de estruturas hidráulicas ou sistemas de irrigação. Desta forma, os alunos participarão da composição do laboratório.

Projetos de pesquisa e extensão

Como pesquisador na UTFPR pretendo contribuir com o desenvolvimento da agricultura irrigada para o Oeste do Paraná. Espero viabilizar o potencial da irrigação para diversas culturas, quantificando suas necessidades hídricas, viabilizando o uso da fertirrigação e maximizando suas produtividades. Além disso, espero contribuir com o levantamento de dados climatológicas para região. Essas informações poderão ser utilizadas para o planejamento agroclimáticos das culturas.

Como atividades de extensão, espero desenvolver auditorias em instalações de bombeamento, na região de Santa Helena, com a finalidade de otimizar o uso da energia e dos recursos hídricos, detectando possíveis deficiências e sugerindo medidas para melhorias. Além disso, proporcionar aos estudantes a oportunidade de analisar e resolver problemas reais de sistemas de bombeamento.

Informações e contato

E-mail: 
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9528194038713972