Você está aqui: Página Inicial > Destaques > Prof. Dr. Gilvan Moisés Bertollo – Máquinas e Implementos Agrícolas
conteúdo

Notícias

Prof. Dr. Gilvan Moisés Bertollo – Máquinas e Implementos Agrícolas

Série Nossos Docentes

publicado: 08/02/2019 11h12 última modificação: 30/06/2020 23h34

O curso de Agronomia da UTFPR Santa Helena está entrando no seu segundo semestre de atividades. No ano de 2018 realizamos concurso público para completar nosso quadro docente. Foram mais de 300 doutores e doutoras concorrendo à nove vagas, um dos concursos mais disputados dos últimos anos em universidades federais no Brasil. Iniciadas as atividades de 2019, os aprovados no concurso estão chegando à Santa Helena para ministrar aulas e desenvolver pesquisas agronômicas. Para apresentá-los à nossa comunidade, faremos uma série de matérias contando um pouco sobre sua trajetória acadêmica/profissional, as atividades de ensino previstas, e os projetos de pesquisa e extensão que pretendem desenvolver na UTFPR Santa Helena. O primeiro deles é o Prof. Dr. Gilvan Moisés Bertollo, da área de Engenharia Agrícola – Máquinas e Implementos Agrícolas.

Trajetória acadêmica/profissional

Sempre gostei do setor agrícola, em especial, de máquinas e equipamentos. Lembro-me de auxiliar diariamente na manutenção, regulagem e operações agrícolas na propriedade rural da família, onde passei toda a infância. A vontade de ampliar os conhecimentos fez com que ingressasse no Curso Técnico em Agropecuária concomitante com o Ensino Médio, e em 2008, no curso de Agronomia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Durante esse período, participei de diversos projetos de pesquisa, reforçando o intuito de seguir a caminhada acadêmica com o Mestrado em Agronomia.

Durante o período na Pós-Graduação, além de realizar a pesquisa e disciplinas, fui contratado como professor substituto após aprovação em concurso público. Ministrei disciplinas no curso de Agronomia, Engenharia Florestal e Engenharia Ambiental. Após a conclusão do Mestrado e encerramento do contrato de professor substituto, ingressei no Doutorado em Engenharia Agrícola na área de máquinas e implementos agrícolas, com a certeza de seguir na docência nessa área.

Durante o doutorado participei de diversos projetos de pesquisa na avaliação de máquinas e implementos, além de ministrar diversos cursos e palestra para estudantes, produtores e profissionais, sempre voltados à área de máquinas agrícolas. A principal pesquisa desenvolvida, como parte do meu projeto de doutorado, envolveu o estudo do tráfego controlado de máquinas agrícolas.
No terceiro ano do doutorado ingressei como professor da engenharia para o curso de Agronomia da Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS. Decorridos três semestres, fui nomeado professor efetivo da UTFPR Santa Helena após aprovação no concurso público para a área de máquinas e implementos agrícolas, onde tomei posse em janeiro de 2019.

Atividades de ensino

Na UTFPR Santa Helena, serei responsável pelas disciplinas de máquinas e mecanização agrícola e agricultura de precisão. A disciplina de máquinas e mecanização agrícola é de enorme importância para o Engenheiro Agrônomo pois vai capacitá-lo para atuar na atividade. Vou preparar os estudantes para o trabalho com máquinas no preparo, implantação, tratos culturais e colheita das principais culturas agrícolas, que representam hoje um dos maiores custos de produção. Isso significa, que um bom conhecimento nesta área pode oferecer grandes oportunidades de trabalho. Para bom aproveitamento, ministrarei aulas teóricas e práticas com as principais máquinas e equipamentos agrícolas, abordando com riqueza de detalhes as formas de utilização, regulagens e manutenção, para que os alunos possam orientar o uso racional, com elevado rendimento, baixo custo, prolongar a vida útil e garantir a segurança das pessoas envolvidas e também do meio ambiente.

A disciplina de agricultura de precisão trabalha com a mais alta tecnologia disponível no setor agrícola para que possamos utilizar os insumos na quantidade, local, momento e maneira correta a partir da interpretação de dados coletados com auxílio de softwares, equipamentos e ferramentas. Para isso, vou oferecer aos alunos o que está disponível no mercado e as tendências quanto a equipamentos, software e ferramentas e formas de utilizá-las. Por fim, realizaremos atividades práticas envolvendo desde a coleta de informações com equipamentos no campo, processamento das informações, análise e interpretação dos resultados para a correta aplicação da informação, garantindo assim um bom aprendizado no decorrer da disciplina. Para dar suporte a essas atividades, pretendo, junto à coordenação do curso, montar um amplo e bem equipado laboratório de informática.

Projetos de pesquisa e extensão

Diversos projetos de pesquisa e extensão pretendo desenvolver na universidade envolvendo alunos de graduação para que possam aprofundar seus conhecimentos na área de máquinas e estarem preparados para o mercado de trabalho ou pós-graduação.

Tráfego controlado de máquinas agrícolas é um dos projetos que irei desenvolver na universidade em parceria com produtores rurais e empresas, buscando otimizar o uso das máquinas, reduzir custos de produção, insumos, emissões de gases poluentes e preservar as características do solo para um bom desenvolvimento das plantas.

Avaliação dos pulverizadores agrícolas em uso na região Oeste do Paraná é um projeto de extensão que pretendo desenvolver. Tem como objetivo buscar informações sobre o estado de funcionamento e, a partir dos resultados encontrados, propor soluções para melhorar a condição de trabalho e assim, reduzir custos de produção e impactos ambientais provocados por esses equipamentos quando em uso inadequado.

Informações e contato

E-mail:
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3077420833015294
ResearchGate: https://www.researchgate.net/profile/Gilvan_Bertollo
Google Acadêmico: https://scholar.google.com.br/citations?user=OhuXFFcAAAAJ&hl=pt-BR

 

registrado em: , , ,