Você está aqui: Página Inicial > Destaques > Profa. Dra. Edicléia Bonini
conteúdo

Notícias

Profa. Dra. Edicléia Bonini

Série Nossos Docentes

A Profa. Dra. Edicléia Bonini atua na área de Fisiologia Vegetal, desenvolvendo pesquisas em busca de bioherbicidas
publicado: 28/05/2020 19h45 última modificação: 01/07/2020 00h36
Profa. Dra. Edicléia Bonini

Profa. Dra. Edicléia Bonini

A matéria dessa semana conta um pouco sobre a trajetória e atuação da Profa. Dra. Edicléia Bonini, que atua na área de Fisiologia Vegetal, conduzindo estudos sobre alelopatia, investigando a ação de extratos obtidos de plantas de espécies invasoras, na busca por bioherbicidas.

Trajetória acadêmica/profissional

Sou natural da região de Maringá no estado do Paraná. Filha de agricultores, eu cresci numa pequena cidade chamada Doutor Camargo de economia predominantemente agrícola. Durante o ensino básico o meu interesse pelas disciplinas de Ciências e Biologia sempre predominou, desde muito cedo decidi que seguiria a carreira de Bióloga. Ingressei no curso de Ciências Biológicas na Universidade Estadual de Maringá no ano de 2001. Já no primeiro ano do curso tive o contato inicial com a pesquisa no laboratório de fitoplâncton do Nupelia (Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura). No ano seguinte, ao cursar a disciplina de Bioquímica, me interessei muito por essa área da Biologia, em especial pelo estudo dos mecanismos bioquímicos em plantas. De modo que ingressei no laboratório de Bioquímica Vegetal do departamento de Ciências Biológicas. Lá pude desenvolver todos os meus projetos de pesquisa, desde a iniciação científica até a conclusão do doutorado. Atuei em dois projetos em parceria com a Embrapa/soja, nos quais o objetivo principal era investigar a influência do metabolismo secundário na resistência aos danos mecânicos em sementes de soja.
Após concluir a graduação (2005), tive que tomar uma decisão que seria muito importante para minha carreia, qual programa de pós-graduação eu iria ingressar: seguir nos programas na área de Biologia ou mudar para área de Agronomia. Acredito que minha convivência familiar no campo, as pesquisas que realizei durante a graduação e a curiosidade de estudar e aprender mais sobre as plantas, me levaram a decidir pelo Programa de Pós-graduação em Agronomia. Ainda no mesmo laboratório de Bioquímica Vegetal, conclui o mestrado (2007) e em seguida o doutorado (2011), ambos na área de concentração de Produção Vegetal. Os objetos de pesquisa de minha dissertação e de minha tese foram o metabolismo bioquímico de soja RR e as técnicas de identificação dessas cultivares. Cursar a pós-graduação em outra área que não a de minha graduação, permitiu-me ampliar meus conhecimentos e aprimorar minha atuação profissional como docente dos cursos de graduação em Biologia e Agronomia. No mês seguinte à defesa de minha tese, em março de 2011, iniciei na carreira docente no Centro Universitário de Maringá (Unicesumar). Essa experiência profissional foi muito importante no meu desenvolvimento como professora universitária. No ano de 2014 fui aprovada no concurso público para o cargo de Professora do Magistério Superior da UTFPR. Entrei na instituição em junho do mesmo ano, logo no início das atividades do Câmpus Santa Helena.

Atividades de ensino

Nas atividades de ensino, sou responsável pela disciplina de Fisiologia Vegetal nos cursos de Agronomia e Ciências Biológicas e atuo como docente colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais e Sustentabilidade da UTFPR/SH.
De maneira simplista, a Fisiologia Vegetal é o ramo da Botânica que trata dos fenômenos vitais que ocorrem nas plantas, ou seja, como funcionam os vegetais. Mais especificamente, ela estuda os processos e as funções do vegetal, bem como as respostas das plantas às variações do ambiente, tais como estresse hídrico, térmico, nutricional e biótico. No curso de Agronomia da UTFPR/SH, a disciplina de Fisiologia Vegetal é ofertada no quarto período e tem como principal objetivo fornecer subsídio teórico e prático sobre a fisiologia das plantas, capacitando os acadêmicos no entendimento, associação e assimilação dos processos fisiológicos envolvidos no crescimento, desenvolvimento e produção dos vegetais superiores. Os assuntos abordados nesta disciplina contribuem para o estudo das demais áreas estudadas no curso da agronomia, como nutrição e fertilidade de solos, horticultura, fitopatologia, melhoramento vegetal, tecnologia de sementes, entre outras.

Projetos de pesquisa e extensão

Como pesquisadora, na UTFPR orientei projetos com o envolvimento de acadêmicas do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas (TCC) e Iniciação Científica, na área de plantas medicinais e alelopatia. Atualmente, coordeno o projeto “Efeito alelopático de extratos de buva na germinação de espécies invasoras”, com objetivo principal de analisar e caracterizar a atividade potencial alelopática dos grupos de metabólitos secundários extraídos da espécie buva, sob a germinação e desenvolvimento de outras espécies invasoras. Com o início do curso de Agronomia na instituição, pretendo estabelecer parcerias e auxiliar outras áreas que de alguma maneira estão associadas à Fisiologia Vegetal, como matologia, fruticultura, olericultura e melhoramento vegetal.
Na extensão, fui coordenadora durante três anos do projeto “Mandala Medicinal na formação e difusão de novos conhecimentos” desenvolvido no Refúgio Biológico de Santa Helena, em parceria com a ITAIPU/Binacional. Atualmente, coordeno o projeto “Mandala sensorial de plantas medicinais no desenvolvimento educativo de crianças com vulnerabilidade social” com previsão de início das atividades no segundo semestre deste ano.

Informações e contato

E-mail: edicleiaa@utfpr.edu.br
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7607498532177608
ResearchGate: https://www.researchgate.net/profile/Edicleia_Bonini