Você está aqui: Página Inicial > Destaques > Professor publica capítulo de livro sobre macadâmia
conteúdo

Notícias

Professor publica capítulo de livro sobre macadâmia

Prof. Daniel Debona é coautor do capítulo sobre as doenças da cultura
publicado: 09/12/2019 08h38 última modificação: 01/07/2020 11h12
Macadâmia: do plantio à colheita

Macadâmia: do plantio à colheita

A macadâmia é conhecida como a “rainha das nozes” e pode ser consumida crua, em doces e pratos finos, torrada e salgada. Além disso, constitui item disputado pela indústria de cosméticos para a composição de hidratantes, sabonetes e xampus em função de seu óleo ser rico em ácido palmitoleico e gorduras poliinsaturadas. Existem mais de 150 mil hectares plantados com macadâmia no mundo. O Brasil ocupa a oitava posição em área plantada, com seis mil hectares. A região Sudeste responde por mais de 70% da área. No PR, são cultivados pouco mais de 100 hectares de macadâmia.

Apesar da importância da macadâmia, existem poucos materiais técnicos sobre a cultura disponíveis em língua portuguesa. Visando preencher essa lacuna, os professores Leonardo Pimentel e Aluízio Borém, do Departamento de Fitotecnia da Universidade Federal de Viçosa, lançaram o livro “Macadâmia: do plantio à colheita” pela Editora UFV. O Prof. Debona é coautor do capítulo 7 do livro: “Manejo de Doenças”. De acordo com o professor, as doenças estão entre os fatores mais restritivos à produtividade, além de reduzirem a qualidade das amêndoas. O capítulo aborda os sintomas das principais doenças que ocorrem em nível mundial bem como as estratégias que o produtor deve adotar para mitigar os danos oriundos de sua incidência.

O Prof. Debona salienta que diversas doenças que ocorrem em caráter epidêmico em outros países ainda não foram detectadas no Brasil e que, dessa forma, medidas de exclusão são de grande relevância para evitar a entrada de patógenos exóticos. “A disponibilização de informações sobre as principais doenças da macadâmia é de suma importância para a correta diagnose e recomendação de medidas de controle”, conclui. O livro encontra-se disponível para aquisição na Livraria UFV.