Você está aqui: Página Inicial > Destaques > Pesquisa do Câmpus Santa Helena é Projeto Destaque da UTFPR
conteúdo

Notícias

Pesquisa do Câmpus Santa Helena é Projeto Destaque da UTFPR

Série Nossa Pesquisa

Pesquisa do Câmpus Santa Helena busca novas moléculas para o controle de insetos
publicado: 03/06/2020 11h50 última modificação: 08/07/2020 14h06

Foi com grande alegria que o Grupo de Pesquisa em Entomologia Aplicada (GPEA) recebeu a notícia de que o projeto “Substâncias produzidas por plantas: um arsenal químico que pode ser usado como inseticida” foi classificado na 13º posição entre as 30 propostas contempladas como projeto destaque, desenvolvidas nos 13 Câmpus da UTFPR. Dessa maneira, o projeto receberá mais uma bolsa de iniciação científica durante 12 meses. Assim, essa matéria vem tornar a público os principais resultados obtidos até o momento e as perspectivas para a continuidade dos trabalhos, visando um retorno dos investimentos realizados à sociedade.

 O trabalho desenvolvido pelo GPEA avaliou a toxicidade de óleos essenciais de plantas da família Annonaceae para o cascudinho dos aviários (Alphitobius diaperinus), praga chave da avicultura de corte no estado do Paraná. Foi constatado que um dos óleos essenciais testados causou alta taxa de mortalidade nesse inseto. Esse óleo essencial foi caracterizado, o que permitiu identificar quais as substâncias químicas presentes no material botânico. Além disso, os insetos foram submetidos a análises em Microscópio Eletrônico de Varredura, o que permitiu constatar que esse material afetou o processo de ecdise dos mesmos. Outro resultado relevante é que esse óleo essencial mostrou-se compatível com o fungo entomopatogênico Beauveria bassiana, apresentando assim potencial para ser empregado em programas de Manejo Integrado do cascudinho dos aviários. A próxima etapa do projeto será sintetizar, em laboratório, as substâncias presentes no óleo, com vistas a viabilizar a produção e futura comercialização de um novo inseticida. O trabalho é coordenado pela profa. Dra. Dejane S. Alves e a equipe é formada pelos estudantes da UTFPR, Santa Helena: Katiane Pompermayer, Beatriz Oliveira dos Santos Gomes e Murilo Silva de Oliveira; e Thiago Tavares Ferreira (UNIOSTE). Participam ainda do projeto os pesquisadores: Profa. Dra. Jociani Ascari (UTFPR, Santa Helena), Prof. Dr. Luis Francisco Angeli Alves (UNIOESTE), Prof. Dr. Denilson Ferreira de Oliveira (UFLA).

 A estudante de graduação Katiane Pompermayer, que está à frente desse trabalho e preparou o material de divulgação do projeto que foi submetido ao edital, fez a seguinte consideração: “A iniciação à pesquisa contribui muito para a formação pessoal e profissional do aluno. O reconhecimento do projeto de pesquisa é fruto de muita dedicação e trabalho em equipe, isso nos motiva a prosseguir na busca por resultados ainda mais promissores, e que possam vir a colaborar para um modo de vida mais sustentável.”. A profa. Dejane agradece a todos os colaboradores e a UTFPR, principalmente pela instituição compreender que a pesquisa faz parte dos programas de capacitação e planejamento, possibilitando assim a liberação da pesquisadora para desenvolver atividades relacionadas ao projeto em outras instituições.

 O GEPEA é uma oportunidade para estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação da UTFPR e alunos do ensino médio da rede pública de Santa Helena desenvolverem atividades de pesquisa na área de entomologia. As pesquisas também são desenvolvidas com pragas agrícolas, tais como a lagarta do cartucho do milho (Spodoptera frugiperda) e o ácaro rajado (Tetranychus urticae). O grupo é formado por três estudantes de graduação em Agronomia: Andressa Soares Scolari, Isabela Caroline Luft e Rene Antônio Basegio Júnior; quatros estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas: Beatriz de Oliveira dos Santos Gomes, Diessica Maristela Chitolina, Lais Da Silva Porto e Katiane Pompermayer; três alunos do programa de Pós-graduação em Recursos Naturais e Sustentabilidade: Daniel Henrique Mendes De Souza, Mayara Ketllyn de Paula Rosetti e Sandra Gebauer e uma estudante do ensino médio da rede pública: Emilly Caroline Sabino.

 O GPEA agradece ainda aos órgãos de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Fundação Araucária (FA) pelo fomento e concessão de bolsas. Os agradecimentos também são estendidos ao Laboratório de Microscopia Eletrônica e Análise Ultraestrutural (LME) da UFLA. Maiores informações sobre as pesquisas em andamento podem ser obtidas pelo e-mail dejanealves@utfpr.edu.br

 

What do you want to do ?
New mailCopy