Você está aqui: Página Inicial > Destaques > Projetos de pesquisa e extensão da Agronomia dão primeiros frutos
conteúdo

Notícias

Projetos de pesquisa e extensão da Agronomia dão primeiros frutos

A participação em projetos de pesquisa e extensão é um dos diferenciais das universidades públicas na formação de cidadãos profissionais
publicado: 03/12/2019 08h11 última modificação: 01/07/2020 11h07
Exibir carrossel de imagens Alunos da Ciência da Computação participam de projetos da Agronomia

Alunos da Ciência da Computação participam de projetos da Agronomia

A oportunidade de participar em projetos de pesquisa e extensão é um dos principais diferenciais das universidades públicas na formação de cidadãos profissionais. No Brasil, as universidade públicas, mesmo representando menos de 8% do total de instituições de ensino superior (IES), são responsáveis por mais de 95% da produção científica nacional. É pela participação nesses projetos que os alunos das universidade públicas conhecem os maiores desafios enfrentados pela sociedades brasileira e ajudam a desenvolver as soluções necessárias e pertinentes.

Comprometido com um ensino superior de qualidade, o curso de Agronomia da UTFPR Santa Helena investe no desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão. As alunas Maria Eduarda Vilas Boas Alves e Beatriz Hamada não deixaram essa oportunidade escapar. Já em seu primeiro semestre na UTFPR Santa Helena, ambas integraram o projeto de pesquisa e extensão tecnológica do Repositório Brasileiro Livre para Dados Abertos do Solo (FEBR). O FEBR, uma parceria da UTFPR Santa Helena com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a EMBRAPA Solos, visa compilar, organizar e disponibilizar, abertamente, dados de solo de todo o Brasil para fins de ensino, pesquisa e extensão. Passado um ano de participação no projeto, Maria Eduarda e Beatriz apresentaram os frutos de seu trabalho no FEBR no principal congresso da área de ciência do solo do Brasil, o Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, realizado na cidade de Cuiabá, Mato Grosso, em julho de 2019. Durante o evento, elas conheceram os maiores desafios da ciência do solo brasileira, contados pelos maiores cientistas da área.

O curso de Agronomia da UTFPR Santa Helena também tem investido na transposição das barreiras que existem entre as áreas do conhecimento. Foi assim que os alunos Mikael Pereira Messia e Matheus Ferreira Ramos, ambos do curso de Ciência da Computação, vieram fazer parte do projeto do FEBR. Durante o período de um ano, eles desenvolveram soluções tecnológicas, aplicando o conhecimento apreendido durante o curso de Ciência da Computação, que resultaram em melhorias consideráveis no repositório. Recentemente, junto das alunas Maria Eduarda e Beatriz, Mikael e Matheus participaram do IX Seminário de Extensão e Inovação (SEI) e XXIV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICITE) da UTFPR, eventos integrados à Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco. Essa participação representou uma oportunidade única para que esses quatro alunos pioneiros da UTFPR Santa Helena pudessem mostrar os resultados de suas atividades de pesquisa e extensão para milhares de pessoas.

Já em seu segundo ano de operação, o curso de Agronomia da UTFPR Santa Helena, continua investindo no desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão. E os alunos já seguem os passos de Maria Eduarda, Beatriz, Mikael e Matheus. Entre em contato com os professores/pesquisadores do curso para saber mais.