Você está aqui: Página Inicial > Destaques > SISNE19 - Sistema aeropônico, autônomo e inteligente da produção de novas olerícolas para o cenário pandemia Covid-19
conteúdo

Notícias

SISNE19 - Sistema aeropônico, autônomo e inteligente da produção de novas olerícolas para o cenário pandemia Covid-19

Série Nossa Inovação Tecnológica

Professor tem importante projeto de inovação tecnológica aprovado em Edital 10 PROREC - INTERAÇÃO DA UTFPR COM O SETOR PRODUTIVO PARANAENSE
publicado: 08/07/2020 10h37 última modificação: 08/07/2020 13h40
Exibir carrossel de imagens Modelo aeropônico fechado de produção com iluminação artificial.

Modelo aeropônico fechado de produção com iluminação artificial.

Os pequenos agricultores produzem alimentos in natura de consumo imediato e já estão sendo afetados pela pandemia COVID-19 e a situação tende a se agravar no pós-pandemia devido ao risco sanitário, irregularidade de demanda e alta perecibilidade pelo produto que oferecem. O novo cenário para o pós-pandemia para alimentos mais seguros (food security) e a oferta de alimentos (food safety) não é contemplado pelo sistema de produção de hortaliças atual. Uma das maneiras de amenizar o impacto da pandemia COVID-19 é  transformar o modo de produzir olerícolas pelas tecnologias disruptivas como inteligência artificial e internet das coisas. Com base nisso, os Professores Glauco Miranda UTFPR Santa Helena e Pedro de Paula Filho UTFPR Medianeira em parceria com o setor produtivo vão conduzir o projeto aprovado em edital SISNE19- Sistema aeropônico, autônomo e inteligente da produção de novas olerícolas para o cenário pandemia Covid-19. Este projeto tem o objetivo de desenvolver a plataforma SISNE19, sistema aeropônico, autônomo e inteligente da produção de novas olerícolas e integrado a comercialização que: (a). opera com precisão o manejo da produção aeropônica, sustentável e orgânica; (b). otimiza a produtividade pela automação; (c). gera produtos seguros e saudáveis; (d). produz alimentos sem perdas e desperdícios pela mínima manipulação e transporte; (e). reduz custos pela otimização da produção; (f). maximiza receitas pela diversificação de novos produtos olerícolas e realiza lucros com a demanda projetada e; (g). oferta inteligentemente produtos com alto valor agregado e liquidez. Caso tenha interesse em participar da execução a muitas oportunidades abertas para serem aproveitadas.

Modelo aeropônico fechado de produção com iluminação artificial.    Modelo fechado de produção com iluminação artificial.

 Modelo aeropônico em forma “A” para hortaliças folhosas.   Modelo aeropônico em forma “A” para a produção de hortaliças folhosas.

Modelo aeropônico para bulbos.   Modelo para a produção de bulbos.

Modelo aeropônico para batatas.   Modelo aeropônico para a produção de batatas. 

What do you want to do ?
New mailCopy
registrado em: ,