Você está aqui: Página Inicial > Área Acadêmica > Atividades Complementares
conteúdo

Atividades Complementares

por admin publicado 14/07/2016 12h07, última modificação 29/06/2020 12h26
Trabalho Individual | Seminário de Grupo | Estágio Docência

Trabalho Individual

A atividade “Trabalho Individual (TI)” tem por finalidade avaliar a viabilidade do término da dissertação no prazo regulamentar de 24 meses. Consiste na apresentação de um documento que contenha a revisão bibliográfica, a definição do estado da arte, resultados preliminares, atividades a serem realizadas e cronograma para conclusão das pesquisas. Para a conclusão do TI o aluno apresenta seminário ao grupo de pesquisa e à uma banca examinadora, composta por no mínimo dois professores. A banca avaliadora especificará o número de créditos, sendo limitado a 3 créditos.

 

Seminário de Grupo

Trata-se de uma atividade organizada pelo professor-orientador. A cada 15h-aula será atribuído um crédito limitado a 2 (dois) créditos no mestrado e 4 (quatro) créditos no doutorado. O professor orientador deverá preencher o formulário e inscrever os estudantes, anexando as listas de presenças onde conste: o título do seminário, nome do apresentador, local do seminário, data e lista dos nomes e assinaturas de cada um dos estudantes presentes. A listas de presenças devem ser fechadas com a assinatura do professor responsável. É responsabilidade do professor organizador do seminário de grupo manter a guarda das listas de presenças até que quinze seminários sejam completados e tenha feito solicitação dos créditos para os estudantes que participaram. Por uma questão organizacional não é permitido reutilizar a lista para complementar outros seminários de grupos organizados por outro professores.



Estágio Docência (ED)

A CAPES instituiu a obrigatoriedade do ED em Cursos de Pós-Graduação para Bolsistas CAPES. O ED é parte integrante da formação do pós-graduando, objetivando a preparação para a docência, a qualificação do ensino de graduação. O ED em Cursos de Graduação constitui atividade obrigatória para Bolsistas de Doutorado da CAPES, sendo a supervisão responsabilidade do Orientador do Bolsista. É vedado ao Bolsista substituir o professor da disciplina respectiva. Estudantes de mestrado podem receber 1 crédito (~15h) por seu desempenho. Estudantes de doutorado até 2 créditos (incluindo o de mestrado, se caso) por atuação em dois períodos letivos.
Compete à Comissão de Seleção e Bolsas registrar e avaliar o estágio de docência para fins de crédito do pós-graduando, bem como a definição quanto à supervisão e o acompanhamento do estágio. As atividades do estágio de docência deverão ser compatíveis com a área de pesquisa do programa de pós-graduação realizado pelo pós-graduando.