Telecomunicações e Redes
Objetivos
Constituída por professores com larga experiência, a área de Telecomunicações e Redes se manifesta como um prolongamento das atividades exercidas por seus membros nos cursos de graduação em Engenharia Eletrônica e Engenharia de Computação da UTFPR. Suas linhas de pesquisa englobam temas importantes em desenvolvimento por grupos de pesquisa em todo o mundo. Sustentada por importantes empresas instaladas na região metropolitana de Curitiba (Nokia-Siemens, Copel Telecom, GVT, TIM, OI, Furukawa, Datacom), a demanda por profissionais qualificados é atendida pela sólida e contínua formação de recursos humanos oriundos dessa área de concentração.
Linha de Pesquisa
Comunicação e Processamento de Dados
Projeto e análise de sistemas de comunicações digitais, com ênfase em códigos corretores de erros, comunicações sem fio e processamento de sinais para comunicações. Processamento de imagens objetivando sua proteção (por exemplo, através de marca d'agua digital), transmissão e armazenamento. Objetiva-se também o desenvolvimento e implementação de métricas para análise de qualidade de vídeo digital com emprego de algoritmos baseados em sistemas com referência, referência reduzida ou sem referência.
Redes e Sistemas Distribuídos
Estudo e desenvolvimento de modelos analíticos e de simulação para análise e dimensionamento de elementos de redes (ex. roteadores, escalonadores, etc), e de protocolos (ex. OSPF, TCP, etc). Considera-se, principalmente, a arquitetura TCP/IP buscando considerar o efeito dos protocolos nas diversas camadas da pilha de protocolos, bem como, fazer uso de técnicas capazes de modelar acuradamente o comportamento do tráfego nas redes atuais. Estudo e desenvolvimento de elementos, protocolos e sistemas de Redes Avançadas de Telecomunicações. Vários ramos das redes de comunicações são considerados como, por exemplo, os sistemas de comunicação tempo real, em especial relacionados a serviços de comunicação de vídeo e áudio digital; as redes sem fio ad hoc, mesh, DTNs, sensores e novas gerações de redes sem fio; as redes móveis veiculares, entre outros. O projeto propõe e analisa protocolos de transporte, roteamento e de acesso ao meio, envolvendo estudo de múltiplas métricas de QoS, propostas cross-layer, utilização de técnicas da inteligência coletiva, codificação de redes, processos estocásticos, pesquisa operacional, e outras ferramentas. Também são desenvolvidos modelos analíticos e de simulação para análise de desempenho e caracterização de tráfego.
Perfil do Egresso
Os mestres e doutores formados na área de concentração em Telecomunicações e Redes do CPGEI possuem conhecimentos aprofundados em comunicações e redes de computadores, redes móveis, processamento de sinais para comunicações, protocolos e sistemas, análise e dimensionamento de redes de comunicação e comunicações óticas. Os mestres e doutores formados nesta área também contam com uma base sólida matemática envolvendo conceitos de sinais e sistemas, álgebra e métodos estocásticos. Os graduados no CPGEI nesta área de concentração têm o perfil necessário para atividades acadêmicas e de desenvolvimento, podendo, portanto, atuar em Universidades, unidades de pesquisa públicas e privadas e em empresas com departamentos de pesquisa e desenvolvimento.
Cooperações Nacionais
- UFSC
- UFPE
- Unicamp
- UFPR
- PUC-PR
- INATEL
- Fundação CPqD
- Instituto de Estudos Avançados (IEAv)
- Centro Técnico Aeroespacial (CTA)
- University of Delaware (EUA)
- University of Surrey (Reino Unido)
- University of York (Reino Unido)
- University of Southampton (Reino Unido)
- Université Catholique de Louvain (Bélgica)
- University of Oulu (Finlândia)
- Universidad Central de Las Villas (Cuba)
- INRIA (França)
- UPMC/LIP6 (França)
- UTT (França)
- Telecom Sud Paris (França)
- University of Sydney (Austrália)
- Instituto de Telecomunicações de Aveiro (Portugal)
Cooperações Internacionais
- University of Delaware (EUA)
- University of Surrey (Reino Unido)
- University of York (Reino Unido)
- University of Southampton (Reino Unido)
- Université Catholique de Louvain (Bélgica)
- University of Oulu (Finlândia)
- Universidad Central de Las Villas (Cuba)
- INRIA (França)
- UPMC/LIP6 (França)
- UTT (França)
- Telecom Sud Paris (França)
- University of Sydney (Austrália)
- Instituto de Telecomunicações de Aveiro (Portugal)