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Disciplinas

por dbortolotti — publicado 08/05/2017 15h47, última modificação 23/10/2018 15h34
O curso é realizado num prazo total de 24 meses. Para receber o título de Mestre em Ensino de Física, o aluno deve cumprir 34 créditos em disciplinas, realizar estágio supervisionado (2 créditos) e defender uma dissertação em sessão pública perante banca de três doutores na área.

Disciplinas Obrigatórias

Eletromagnetismo

Ementa: Leis do eletromagnetismo. Campo elétrico e campo magnético. Força de Lorenz. Equações de Maxwell. A luz como solução das equações de Maxwell. Eletromagnetismo e relatividade restrita.
Créditos: 4.
Carga Horária: 60h.

Mecânica Quântica

Ementa: Fundamentos conceituais e formais da Mecânica Quântica. Princípio da superposição. Estados e observáveis. Medição. Sistemas com variáveis bivalentes. Emaranhamento, descoerência e informação quântica. Aplicações.
Créditos: 4.
Carga Horária: 60h.

Marcos no Desenvolvimento da Física

Ementa: Aspectos da História e Epistemologia da Física: A Física como construção humana. Indutivismo, falsacionismo, paradigmas, tradições de pesquisa, populações conceituais, formação do espírito científico, modelos e teorias, realismo e instrumentalismo, dimensões da atividade científica (teoria, experimentação, simulação e instrumentação). Os tópicos devem ser abordados à luz dos principais marcos da história da Física.
Créditos: 2.
Carga Horária: 30h.

Física Contemporânea: Astronomia e Astrofísica

Ementa: História da Astronomia. Instrumentos astronômicos. Sistema solar. Características e evolução das estrelas. Sistemas estelares. Cosmologia. Evolução dos Conceitos de Astronomia. Tópicos de Astronomia aplicados ao Ensino. Usos dos recursos para o ensino de Astronomia: telescópios, planetários, softwares. Astronomia na Educação Básica: conceitos fundamentais e formas de abordagem.
Créditos: 4.
Carga Horária: 60h.

Termodinâmica e Mecânica Estatística

Ementa: Fundamentos de termodinâmica. As leis da termodinâmica. Máquinas térmicas. Entropia. Espaço de fases. Ensembles micro-canônico, canônico e grand-canônico. Equilíbrio termodinâmico. Gases ideais. A terceira lei da termodinâmica e a mecânica quântica. Calor específico. O sólido de Einstein.
Créditos: 4.
Carga Horária: 60h.

 

Fundamentos Teóricos em Ensino e Aprendizagem

Ementa: Noções básicas de teorias de aprendizagem e ensino como sistema de referência para análise de questões relativas ao ensino da Física nos níveis médio e fundamental.  Primeiras teorias behavioristas (Watson, Guthrie e Thorndike). O behaviorismo de Skinner. O neobehaviorismo de Gagné. O cognitivismo de Piaget, Bruner, Vigotsky, Ausbel e Kelly. O humanismo de Rogers e Novak. A teoria dos modelos mentais de Johnson-Laird. A teoria dos campos conceituais de Vergnaud. As pedagogias de Freire.
Créditos: 4.
Carga Horária: 60h.

 

Estágio Supervisionado

Ementa: Esta disciplina consta como obrigatória nas diretrizes da CAPES para o Mestrado Profissional em Ensino. Trata-se, na prática, de um acompanhamento do processo de implementação de estratégia didática que deve gerar o produto educacional do MNPEF. Esse acompanhamento deverá conter observações feitas pelo orientador durante uma ou mais etapas da referida implementação. A rigor, não é uma disciplina mas que para a grade curricular é equivalente a uma disciplina obrigatória de quatro créditos.
Créditos: 2.
Carga Horária: 30h.

 


Disciplinas Optativas

Atividades Experimentais para o Ensino Médio e Fundamental

Ementa: O papel das atividades experimentais e do laboratório de ciências no processo de ensino e aprendizagem: aspectos conceituais e metodológicos. Os objetivos da atividade experimental e a sua implementação em espaços formais e não formais de aprendizagem. As diversas formas de atividades experimentais. A diferenciação entre atividades de laboratório reais e virtuais e o papel da modelagem. Coleta e análise de dados utilizando múltiplos recursos.
Créditos: 4.
Carga Horária: 60h.

 

Processos e Sequência de Ensino e Aprendizagem em Física no Ensino Médio e Fundamental

Ementa: Esta disciplina deverá ter um caráter aplicado, ou seja, seu foco será diretamente os processos de ensino e aprendizagem em sala de aula: a preparação de um tutorial a partir da identificação de dificuldades dos alunos na aprendizagem de um determinado tópico de Física Clássica ou Moderna e Contemporânea. A construção de uma sequência de ensino-aprendizagem (TLS – Teaching Learning Sequence). Elaboração de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS).
Créditos: 4.
Carga Horária: 60h.