Você está aqui: Página Inicial > Destaques > Convite Público de Defesa de Mestrado: Construção De Protótipos De Sistemas Wetlands Para Tratamento De Efluentes: Uma Prática Voltada Ao Ensino Básico
conteúdo

Notícias

Convite Público de Defesa de Mestrado: Construção De Protótipos De Sistemas Wetlands Para Tratamento De Efluentes: Uma Prática Voltada Ao Ensino Básico

05/05/2023 às 14:00, local: meet.google.com/skh-aagv-ysi

publicado: 05/05/2023 08h25 última modificação: 10/05/2023 09h58

Discente: Rosemary Porto Alves Pereira

Orientação: Rubiane Ganascim Marque e Ana Claudia Ueda

Banca examinadora: Rubiane Ganascim Marques (presidente), André Luiz Tessaro, Camilla Daniela Moura Nickel (UTFPR-AP), 

Kelly Cristiane Iarosz (Fateb) e Flavia Sayuri Arakawa (Cesumar)

Resumo: 

Este trabalho discorre sobre a aproximação de estudantes e professores da Educação Básica - Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio com a Engenharia Ambiental. Utiliza metodologia prática que contempla os sistemas wetlands construídos para tratamento de águas residuais, didaticamente apresentado neste estudo com o tratamento de efluente sintético de azul de metileno para laboratórios de escolas públicas, a partir de protótipos. As unidades experimentais reproduzem os sistemas wetlands, que naturalmente constituem-se em processos biológicos, físicos e químicos existentes em ambientes alagados naturalmente. A abordagem experimental da Engenharia Ambiental no âmbito escolar oportuniza aos estudantes e professores a utilização de práticas adaptáveis exequíveis para a resolução de problemáticas reais no meio em que vivem, de modo a torná-la funcional e acessível cotidianamente. Os professores, em contato com a mesma abordagem, podem ampliar as alternativas metodológicas voltadas para a sua prática pedagógica. A metodologia utilizada neste estudo alia a pesquisa bibliográfica e a pesquisa aplicada, com a experimentação que evidencia resultados positivos para o tratamento de efluentes a partir de sistemas wetlands. Todo o processo de construção das unidades experimentais favorece o reconhecimento da Engenharia Ambiental como solução para situações que englobam o cuidado com o meio ambiente. Trata-se de proporcionar aos estudantes e professores da Educação Básica uma visão ampla das potencialidades, funcionalidade e possibilidades que advém da Engenharia Ambiental aplicada no dia a dia. A utilização do ambiente escolar para o desenvolvimento deste estudo também possibilita que tanto estudantes quanto professores, possam atuar como multiplicadores do conhecimento adquirido ao longo de todo o processo, cujos resultados elucidam soluções acessíveis, de baixo custo e sustentáveis como possibilidade de tratamento da água.