Disciplinas
Créditos
O aluno deverá completar 24 (vinte e quatro) créditos no curso, assim distribuídos:
i. 6 (seis) nas disciplinas obrigatórias;
ii. 6 (seis) em disciplinas optativas de natureza pedagógica (bloco A);
iii. 3 (três) em disciplinas optativas de conteúdo específico (bloco B);
iv. 3 (três) em disciplinas optativas de algum dos blocos.
v. 3 (três) relativos às atividades complementares;
vi. 3 (três) em Estágio Supervisionado.
Quadro de disciplinas
Cada disciplina equivale a 3 créditos (45 horas). Para consultar as ementas e as referências das disciplinas, clique aqui.
Disciplinas obrigatórias – Mestrado |
Oferta (semestre) |
Créditos |
Metodologia de Pesquisa em Ensino de Matemática |
1 |
3 |
Seminários de Pesquisa – Mestrado |
2 |
3 |
Grupo |
Linha de Pesquisa |
Disciplinas optativas |
Créditos |
A (natureza pedagógica) |
Formação de professores e construção do |
Abordagens dos conteúdos matemáticos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental |
3 |
Affectivity and Mathematics Teaching and Learning |
3 |
||
Análise da produção escrita em Matemática |
3 |
||
Atividades de Investigação na Educação Matemática |
3 |
||
Avaliação da aprendizagem e ensino de Matemática |
3 |
||
Cognição, metacognição e formação de conceitos |
3 |
||
Educação do Campo |
3 |
||
Etnomatemática |
3 |
||
História da Educação Matemática |
3 |
||
História da Matemática no ensino de Matemática |
3 |
||
Introdução à Didática da Matemática |
3 |
||
Modelagem Matemática na perspectiva do ensino |
3 |
||
Representações semióticas no ensino de Matemática |
3 |
||
Resolução de Problemas no ensino de Matemática |
3 |
||
Saberes docentes e formação profissional |
3 |
||
Teorias da aprendizagem |
3 |
||
Recursos educacionais e tecnologias no ensino de Matemática |
Elaboração e análise de tarefas de aprendizagem matemática |
3 |
|
Mapa Conceitual como Ferramenta Pedagógica no Ensino de Matemática |
3 |
||
Recursos Digitais e Objetos de Aprendizagem para o ensino e a aprendizagem de Matemática |
3 |
||
Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no ambiente educacional |
3 |
||
Grupo |
Linha de Pesquisa |
Disciplinas Optativas |
Créditos |
B |
Núcleo Comum |
Ensino de Cálculo Diferencial e Integral |
3 |
Ensino de números e álgebra |
3 |
||
Ensino de variação de grandezas |
3 |
||
Ensino de geometria e medidas |
3 |
||
Estatística aplicada à pesquisa Científica e Educacional |
3 |
||
Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental |
3 |
||
Tópicos de Matemática Aplicada para o Ensino |
3 |
Atividades complementares
São consideradas atividades complementares:
i. a participação em eventos correlatos à área do programa, com apresentação de trabalho, sendo que cada participação corresponde a 1 crédito;
ii. a submissão de artigo científico em periódico correlato à área do programa, sendo que cada submissão corresponde a 1 crédito.
iii. a participação em reuniões de grupo de pesquisa coordenado por docentes do programa, com no mínimo 15 horas de participação, correspondendo a no máximo 1 crédito.
Estágio Supervisionado
O Estágio Supervisionado é um período de aplicação e/ou elaboração do produto educacional e corresponderá a 3 (três) créditos. Deverá ser realizado no ensino Fundamental, Médio ou Superior, conforme escolha do estudante, em comum acordo com o orientador. Caso o aluno seja professor em alguma instituição, poderá aplicar seu estágio em sua prática profissional. Não estando no exercício do magistério, o aluno deverá procurar uma instituição de ensino em que possa realizá-lo.