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Produtos Educacionais

por admin publicado 26/02/2018 10h47, última modificação 02/04/2021 11h34
Descrição dos produtos/processos educacionais desenvolvidos no PPGMAT

  Núvem de palavras a partir dos títulos dos Produtos Educacionais do PPGMAT

Discente

Título do produto/processo educacional

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Ingresso

Defesa

Resumo 

Lucas Ferreira Gomes

Afinal, como surgiram as geometrias não Euclidianas?

10/08/2015

27/06/2017

 

Esse material foi produzido no intuito de permitir aos professores de matemática, alunos e demais interessados no tema uma reflexão sobre as geometrias não euclidianas, bem como responder a algumas questões: O que são as geometrias não euclidianas? Como as geometrias não euclidianas surgiram? No que elas se diferem da geometria euclidiana plana? Entre outros questionamentos. O produto educacional é composto por quatro sequências de tarefas acrescidas de um vídeo didático em cada uma delas. A primeira faz uma abordagem sobre a origem das geometrias não euclidianas; já a segunda tange ao estudo das retas paralelas nas geometrias hiperbólica e elíptica; a terceira diz respeito aos triângulos nas geometrias hiperbólica e elíptica; e, por fim, a quarta remete aos quadriláteros nas geometrias hiperbólica e elíptica.

Daniela Harmuch

Tarefas para educação financeira: uma proposta a luz da Educação Matemática Realística

 

10/08/2015

29/06/2017

Material com sugestões de tarefas para uma Educação Financeira, à luz da Educação Matemática Realística. As atividades foram aplicadas a adolescentes em situação de desproteção social em uma instituição filantrópica de Londrina-PR, matriculados entre o 9º ano do Ensino Fundamental e o 3º ano do Ensino Médio. A proposta das tarefas associada à abordagem de ensino da Educação Matemática Realística oportunizou aos alunos um ambiente de aprendizagem no qual puderam refletir e construir bons hábitos econômicos e utilizar as operações matemáticas elementares para tomadas de decisão.

Dayani Quero da Silva

Análise da produção escrita em matemática como estratégia de avaliação: um curso de extensão

 

10/08/2015

30/06/2017

 

Apresenta a estrutura de um curso de extensão que tem por objetivo oportunizar o contato com a estratégia de avaliação e promover um ambiente interativo de aprendizagem colaborativa, mostrando alguns significados no ato de avaliar e na importância de valorizar o que o aluno registra, levando os participantes a fazerem reflexões acerca da avaliação e da análise da produção escrita.

Elenice Josefa Kolancko Setti

Modelagem Matemática no curso técnico de Informática integrado ao Ensino Médio: um trabalho interdisciplinar

 

10/08/2015

03/08/2017

A partir de pesquisa realizada no âmbito de um primeiro ano do Ensino Médio, de um curso técnico integrado em Informática, este produto – blog de Modelagem – vislumbra socializar as atividades de Modelagem desenvolvidas, bem como seus respectivos relatos, particularidades e refinamentos. Destaca-se o aspecto interdisciplinar, visto que o trabalho com Modelagem Matemática possibilita esta abordagem e pode contribuir com as especificidades do currículo integrado, além de poder proporcionar ao aluno uma visão ampla do papel da Matemática nos contextos extra matemáticos.

Maycon Odailson dos Santos da Fonseca

Caderno de tarefas: proposta de tarefas para um estudo inicial de derivadas 

10/08/2015

04/08/2017

Apresenta uma sequência de tarefas que se destina a alunos do Ensino Superior, em especial, aos cursos de Engenharia. O objetivo da sequência de tarefas é que essas oportunizem aos estudantes explorar “ideias básicas” necessárias à compreensão do conceito de derivada, com os seguintes propósitos: analisar e compreender o estudo de funções particulares (sequências); reconhecer o uso de sequências de diferenças em diferentes situações; aplicar o conhecimento de taxa de variação média e instantânea; e identificar a derivada em um ponto.

Larissa Gehrinh Borges

De professor para professor: escola do campo, e agora?

15/02/2016

01/12/2017

Este produto educacional se constitui em um livreto composto por 11 crônicas fictícias, que foram inspiradas na realidade vivenciada durante a pesquisa em uma escola do campo, nas aulas de matemática, na sala dos professores e nas relações que se estabelecem de forma geral. É destinado a professores de matemática e, eventualmente, de outras disciplinas que irão dar aula nas escolas do campo, mas não são do campo. Durante a pesquisa, percebemos que o desenvolvimento de propostas específicas da Educação do Campo esbarra na formação, nas experiências anteriores e na rotina dos professores. O objetivo é, de alguma forma, provocar uma reflexão para que esse professor perceba a importância de conhecer o novo contexto e os sujeitos para os quais irá lecionar.

Talita Breschiliare Piffer Freire

Uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa para o estudo de Equações Diferenciais Ordinárias

15/02/2016

01/12/2017

Apresentam uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) para o ensino e a aprendizagem dos alunos de um curso de Licenciatura em Matemática referente ao estudo de tópicos de Equações Diferenciais Ordinárias, associando o uso de recursos tecnológicos e atividades de Modelagem Matemática como parte das atividades componentes.

Airan Priscila de Farias Cursi

O software de programação Scratch na formação inicial do professor de matemática por meio da criação de objetos de aprendizagem

10/08/2015

07/12/2017

Este material traz sugestões para o ensino de Geometria, por meio da utilização do software de programação Scratch. O produto educacional apresenta exemplos e um conjunto de atividades que promovem uma maior familiaridade com o software.

Linimar Aguiar Fernandes

Caderno de propostas para o ensino de matemática do cotidiano em espaços prisionais

 

15/02/2016

12/12/2017

O produto educacional constitui-se como um caderno de proposta de ensino de estatística básica, por meio de um espaço dialógico, para o ensino no sistema prisional. A proposta é apresentar ao aluno tópicos básicos de estatística por meio de textos que conduzam a uma reflexão crítica, sobre sua condição prisional e, também, fora dela. Relacionado à cultura local e a dados estatísticos atualizados do sistema prisional, são introduzidos gradativamente os principais conceitos de estatística, com a pretensão de evitar que o aluno apenas reproduza as definições e exercícios, mas que compreenda e reflita sobre a importância da matéria; não apenas como organização de dados, mas como um reflexo da sua própria condição de vida. O produto foi pensado e preparado para facilitar o acesso ao estudo, ofertando possibilidades de o detento estudar na própria cela, com um material preparado especificamente para as suas condições. Com linguagem simples e contextualizando as especificidades do cotidiano penal, proporciona a aplicação e entendimento do conteúdo, por meio de textos e exemplos pertinentes à cultura prisional.

Nélvia Santana Ramos

Caderno de tarefas: sequências numéricas como desencadeadoras do ensino de limite: uma proposta em Cálculo Diferencial e Integral 1

15/02/2016

13/12/2017

O material apresenta uma sequência de tarefas que se destina a estudantes do Ensino Superior que cursam Cálculo Diferencial e Integral 1. Tem como objetivo desencadear uma discussão sobre limite de funções reais de variável real, partindo do estudo de convergência de sequências numéricas e, desta forma, contribuir na compressão de conceitos que circunscrevem essa temática. Deve ser buscado que os estudantes, ao trabalhar com as tarefas, explorem ideias básicas necessárias à compreensão do conceito de convergência de uma sequência numérica, que será tomado como ponto de partida para definir limites envolvendo uma função de variável real.

Elaine Eskildssen Melhado

Formação continuada de professores para o ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental por meio de utilização de lousas digitais interativas

10/08/2015

14/12/2017

Neste material, são apresentados objetos de aprendizagem e planos de aula específicos para o ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os objetos podem ser acessados no site https://sites.google.com/alunos.utfpr.edu.br/oficinamat/. O site traz, além das produções de participantes da formação continuada, objetos de aprendizagem e sugestões de softwares de criação para o desenvolvimento de objetos de aprendizagem por professores.

Milene Aparecida Malaquias Cardoso

Análise da Produção Escrita como fio condutor nas aulas de Matemática: propostas e experiências

15/02/2016

14/12/2017

Este material objetiva relatar três experiências com a utilização da Análise da Produção Escrita como fio condutor de uma aula de Matemática na Educação Básica, bem como apresentar uma proposta de trabalho de Progressões Aritméticas na Educação de Jovens e Adultos – Ensino Médio – utilizando a Análise da Produção Escrita. Percebe-se que a natureza das tarefas da proposta fez com que houvesse uma mudança na dinâmica das aulas, deixando os alunos mais curiosos e motivados em respondê-las, colocando-os em posição semelhante à do professor, que deve analisar aquilo que o aluno produziu na resolução de uma tarefa e, neste processo de análise, constrói o conhecimento.

Daiane Aparecida Miliossi Morais Casagrande

Desmistificando a matemática por meio da estatística

10/08/2015

18/12/2017

O produto educacional é composto por seis aulas e atividades. A primeira aula apresenta uma breve explicação do que é estatística; a segunda explora o conceito de classificação de variáveis; a terceira relata a diferença entre população e amostra; a quarta esclarece o que é média; a quinta moda; e, por fim, a sexta remete ao estudo de mediana.

Juliana Aparecida Alves da Costa

Diálogo em sala de aula: interações mediadas pela Investigação Matemática

15/02/2016

26/02/2018

Este material é uma sugestão de atividades exploratórias para o ensino de alguns objetos matemáticos por meio da Investigação Matemática.  Além de roteiros de atividades, o material apresenta um referencial teórico sobre o papel da Investigação Matemática como prática pedagógica e a qualidade do diálogo na perspectiva da aprendizagem.

Fernando Henrique Pereira

Um estudo sobre o ensino de Geometria com o uso da FARMA

15/02/2016

21/06/2018

Esse produto educacional tem como objetivo explorar as contribuições que a ferramenta FARMA (Ferramenta de Autoria para a Remediação de erros com Mobilidade na Aprendizagem) pode proporcionar ao ensino de Geometria, por meio de construção de Objetos de Aprendizagens (OA). Com a pesquisa, foram desenvolvidos nove OAs, que podem ser reutilizados pelos professores como forma de analisar os erros cometidos no exato momento em que ocorreu.

Maria José Fagundes Barbosa

Tarefas para revisar pré-requisitos e estudar o Teorema de Tales

15/02/2016

09/07/2018

Este produto educacional apresenta uma sequência didática que aborda o Teorema de Tales, contendo tarefas que permitem ao professor inovar e aperfeiçoar as suas ações em sala de aula, utilizando os recursos disponíveis em seu cotidiano escolar e favorecendo a aprendizagem dos alunos em relação ao conteúdo citado. As tarefas propostas encontram-se fundamentadas na Teoria das Situações Didáticas (TSD), que procura compreender as interações que ocorrem entre o professor, o aluno e o saber, presentes na sala de aula, e modelizá-las.

William Jose Goncalves

Caderno de tarefas: ideias do Raciocínio Covariacional e suas possibilidades

06/02/2017

23/08/2018

Neste caderno, são apresentados o conceito atual de funções e, em seguida, o conceito de Raciocínio Covariacional, temática pouco abordada no âmbito da pesquisa em ensino de Cálculo no Brasil. Também, são propostas tarefas com alguns apontamentos e sugestões para sua utilização em sala de aula.

Anna Flavia Magnoni Vieira

Uma proposta de tarefas com potencial para atribuição de significado em Álgebra

06/02/2017

03/09/2018

Este material apresenta uma proposta de tarefas, no contexto da Álgebra, destinado a professores que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º) e buscam tarefas não rotineiras, diferentes daquelas geralmente encontradas nos livros didáticos.  As tarefas que compõem o material são fruto do trabalho desenvolvido em grupo de estudos, no qual participaram professores de Matemática da Educação Básica, uma parceria colaborativa entre a universidade e professores de escolas públicas do município de Rolândia-PR. Juntos, professores participantes, coordenador e mestranda compartilharam suas experiências, analisaram e elaboraram tarefas no contexto da Álgebra, formulando, assim, hipóteses a respeito de dificuldades apresentadas por seus alunos e, por fim, implementá-las em suas turmas de alunos.

Tiago Ponciano Antunes

Provas escritas em uma prática de avaliação formativa: uma oportunidade de desenvolvimento profissional

06/02/2017

23/11/2018

O produto educacional é um livreto que busca refletir e responder à seguinte questão: como elaborar/reelaborar uma prova escrita possibilita repensar uma prática avaliativa que serve ao processo de aprendizagem?  A construção da resposta se deu por meio da elaboração de diferentes formatos de prova escrita, assim como de suas aplicações, correções, análises e reflexões acerca da produção escrita de alunos de diferentes turmas de 6ª ano do Ensino Fundamental em 2017 e 2018 em duas escolas estaduais do Paraná.

Adriele Carolini Waideman

Derivada Quiz

e

Caderno de Questões para o Estudo da Derivada

06/02/2017

29/11/2018

“Derivada Quiz”, um aplicativo didático para o estudo de derivadas de uma função real de variável real, que compõe o produto educacional I, intitulado “Do papel à tela do celular: um aplicativo para os estudos de derivadas”.  Com ele, o aluno tem acesso à teoria sobre o tema bem como a questões de revisão e aprofundamento. As questões foram elaboradas à luz da Teoria de Registro de Representação Semiótica (TRRS), foram testadas e modificadas a partir de uma pesquisa realizada com estudantes de graduação dos cursos de Licenciatura em Matemática e de Engenharia de Produção Agroindustrial, realizada no período de outubro a dezembro de 2017. Após a implementação das melhorias nas questões, criou-se o aplicativo que foi testado com alunos dos dois cursos supracitados, no período de fevereiro a março de 2018. O aplicativo Derivadas Quis (disponível na Play Store) é composto por duas fases, sendo que a primeira delas, chamada de “Questões de Aquecimento”, possibilita a revisão de conceitos gerais envolvendo a derivada de uma função real de variável real; já a segunda fase, intitulada de “Questões de Aprofundamento”, busca trabalhar diferentes conceitos de derivadas, enfocando a representação gráfica, tratamentos e conversões.

Cleiton Antonio Marino

Na minha casa tem matemática: um caderno de tarefas para o 6º ano do Ensino Fundamental

06/02/2017

29/11/2018

Apresenta um caderno de tarefas para trabalhar conhecimentos matemáticos da estrutura curricular do 6º ano do Ensino Fundamental, que geralmente em livros didáticos são tratados de modo isolado, a partir de tarefas que envolvam plantas baixas.  O produto educacional foi desenvolvido em três ciclos iterativos baseados na Design Research. Cada ciclo envolveu uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental de Escolas Estaduais do Paraná, sendo analisado e refinado após cada aplicação, até a versão publicada. A versão final é composta por treze tarefas matemáticas que, em comum, possuem o contexto de plantas baixas e abordam conhecimentos matemáticos classificados em conteúdos estruturantes distintos.

Joice Caroline Sander Pierobon Gomes

Modelagem Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: algumas possibilidades

06/02/2017

14/12/2018

Este produto educacional se constitui como um caderno de atividades, com o objetivo de orientar professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental a desenvolver atividades de modelagem matemática com os alunos. Para isso, conta com uma parte teórica sobre Modelagem Matemática na Educação Matemática e sugestão de encaminhamento para três atividades. Essas atividades foram desenvolvidas com professoras participantes de um projeto de extensão, que planejaram e encaminharam em suas respectivas turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Thais Maiara Bailao

Contando uma história sobre o Colégio Estadual do Patrimônio Regina

06/02/2017

16/02/2019

Este produto educacional tem o intuito de dialogar com professores que vivenciam em suas práticas o sutil limite entre o rural e o urbano, além de apresentar uma história protagonizada pelo colégio Estadual do Patrimônio Regina por uma escola que tem obtido bons resultados em avaliações externas, em nível nacional. A história foi constituída a partir de cinco entrevistas realizadas com fundamentação teórica e metodológica da História Oral.

Fernando Francisco Pereira

Tarefas de análise da produção escrita: uma proposta de curso de extensão

06/02/2017

25/02/2019

Este produto educacional tem como objetivo apresentar uma proposta de um curso de formação docente sobre Tarefas de Análise da Produção Escrita em Matemática, sua conceituação, construção e utilização nas aulas de Matemática.  A proposta foi elaborada a partir da reestruturação de um curso inicial ofertado a professores que ensinam matemática e alunos da graduação em matemática.

Priscilla Frida Salles Tojeiro

Passeios de Euler: tarefas investigativas com o software Scratch

06/02/2017

01/03/2019

Esse produto educacional tem como objetivo apresentar uma sequência de atividades investigativas que aborda conceitos introdutórios de Topologia por meio do software Scratch. Desta forma, ao realizarem as atividades, os estudantes podem se aproximar dos teoremas desenvolvidos por Euler e que deram origem à Teoria dos Grafos, por meio de tarefas investigativas. As tarefas foram inspiradas no problema das Sete Pontes de Königsberg, elucidado por Leonhard Euler e que deu origem a Teoria dos Grafos. A escolha por este problema em específico se deu por se tratar de um problema interessante, pouco explorado no Ensino Fundamental e que, ao ser adaptado ao contexto infantil, permite que os estudantes vejam a utilização prática de conhecimentos aprendidos em sala de aula como o estudo de vértices e arestas, números pares e ímpares que são conhecimentos previstos como conteúdos a serem ensinados para os anos iniciais do Ensino Fundamental.

Dayane Moara Coutinho

Atividades para ensinar multiplicação e divisão de polinômios

06/02/2017

07/03/2019

Este material foi produzido com o intuito de colaborar no ensino de divisão e multiplicação de polinômios, com atividades que utilizam material manipulável e o software GeoGebra. Na elaboração das tarefas, as autoras se basearam na Teoria de Registro de Representação Semiótica, cujo pressuposto é que os objetos matemáticos são acessíveis apenas por meio de suas representações semióticas, cuja diversidade favorece a aprendizagem matemática.

Rafael Machado da Silva

Modelagem Matemática e Educação Matemática Crítica: algumas possibilidades

06/02/2017

08/03/2019

Este produto educacional tem como objetivo orientar professores interessados em desenvolver atividades de Modelagem Matemática com os alunos, vislumbrando uma abordagem crítica, relativa à Educação Matemática Crítica. Para isso, conta com uma parte teórica sobre Modelagem Matemática e Educação Matemática Crítica e sugestão de encaminhamento para três atividades. As atividades de modelagem foram desenvolvidas com alunos em vulnerabilidade social de um projeto de uma organização não governamental, na cidade de Arapongas-PR, levando em consideração aspectos da Educação Matemática Crítica e os temas de interesses deles.

Viviane Bergamini Fonteque

Formulando e resolvendo problemas de matemática: uma proposta de trabalho para o ensino fundamental I e II

15/02/2016

08/03/2019

Apresenta-se um material em que tem o propósito de propor atividades de Formulação de Problemas de Matemática para serem realizadas, principalmente, com alunos do Ensino Fundamental I e II. São apresentadas cinco atividades, sendo que elas foram desenvolvidas com alunos de 4º e 7º anos do Ensino Fundamental, de modo que cada aluno deveria formular e resolver um problema de matemática baseado em seus conhecimentos prévios.

Cintia Aparecida Paiao

Memórias da Escola Itinerante “Maria Aparecida Rosignol Franciosi”: a escola que caminhou com a comunidade do Acampamento Eli Vive

06/02/2017

21/03/2019

Trata-se de um livro ilustrado desenvolvido com o objetivo de ser um material pedagógico para o trabalho com a história da comunidade Eli Vive, em sua trajetória de luta pela Reforma Agrária Popular, no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Ao contar a história da Escola Itinerante dos tempos de acampamento, o livro trata da ocupação das terras, dos diferentes lugares em que a comunidade esteve, do trabalho coletivo da comunidade ao construir e cuidar da escola, apresenta as educadoras e os educadores que trabalharam nessa escola e que, por sua prática educativa, vinculada ao Movimento, fizeram dessa a história de uma outra escola. Construída a partir das narrativas, a história contada no livro é a sistematização de uma história da Escola Itinerante “Maria Aparecida Rosignol Franciosi”, resultante de sete entrevistadas realizadas. Alguns trechos das narrativas elaboradas com os colaboradores da pesquisa são utilizados na composição da história e dos diálogos. As cenas da história foram desenhadas inspiradas nas memórias e em fotografias.

Jessica Concentino

Investigação Matemática: orientações para o professor

06/02/2017

22/03/2019

Este produto educacional foi elaborado com o propósito de auxiliar professores no trabalho com atividades de Investigação Matemática, a partir de sugestões de alguns roteiros para iniciar o trabalho em sala de aula. O material apresenta orientações ao professor que queira desenvolver em seu trabalho em sala de aula atividades de Investigação Matemática, com encaminhamentos, ações e questionamentos. Para trabalhos iniciais em sala de aula com essa prática pedagógica, são sugeridos alguns roteiros que orientam o desenvolvimento das aulas.

Iara Souza Doneze

Caderno de Tarefas de Análise da Produção Escrita para o ensino de Matemática

06/02/2017

26/03/2019

Este produto educacional tem como objetivo contribuir e promover uma oportunidade de conhecimento ao professor a respeito das Tarefas de Análise da Produção Escrita, a fim de incentivar sua utilização no ambiente de sala de aula e ampliar os conhecimentos sobre possibilidades de ensino. O material apresenta sete Tarefas de Análise da Produção Escrita, das quais cinco foram elaboradas por um grupo de professores que ensinam matemática e graduandos de cursos de Licenciatura em matemática e duas foram elaboradas pelos autores juntamente com outros pesquisadores.

Rodrigo Tavares da Silva

Folhas de trabalho no GeoGebra em uma abordagem híbrida para o ensino de Integrais

06/02/2017

26/04/2019

O produto educacional tem por finalidade compartilhar um conjunto de tarefas sobre alguns tópicos de Integrais para funções de uma variável real, concebidas para serem propostas na perspectiva do Ensino Híbrido, associadas a applets desenvolvidos pelo pesquisador a partir do GeoGebra. As tarefas são constituídas como Folhas de Trabalhos com o recurso “Grupo” do GeoGebra on-line, o que o constitui um ambiente virtual de ensino e aprendizagem. Os tópicos contemplados nas Folhas de Trabalho são: Teorema Fundamental do Cálculo, Integral por substituição e Integral por partes.

Lucas Henrique dos Santos

Unidade Didática de Trigonometria para um curso de Aprendizagem Industrial – Mecânico de Usinagem

06/02/2017

18/06/2019

Este material foi produzido com o intuito de colaborar no ensino contextualizado de trigonometria para alunos do curso de Aprendizagem Industrial – Mecânico de Usinagem. O produto educacional foi pensado e preparado com o objetivo de diminuir a atual distância existente entre as unidades curriculares Matemática Aplicada à Usinagem e Usinagem em Máquinas Convencionais, contextualizando os conhecimentos matemáticos apresentados, associando teoria e prática.

Victor Hugo dos Santos Gois

Atividades de Modelagem Matemática em Livros Didáticos, é possível?

06/02/2017

26/08/2019

O material se constitui como uma cartilha didática de atividades e é destinado a todos os professores que desejam aprender e desenvolver atividades de Modelagem Matemática em sala de aula e, mais especificamente, a professores do Ensino Médio, pelo enfoque em atividades destinadas a esta etapa de ensino. Ele apresenta atividades que são exemplos do potencial que tarefas presentes em Livros Didáticos de Matemática podem ter para desenvolvê-las enquanto atividades de Modelagem em sala de aula.

Solange Mariano da Silva Santos

Trilha matemática criptografada: uma proposta para a aprendizagem das funções polinomiais do 1º e 2º grau

09/02/2018

10/10/2019

O jogo de tabuleiro “Trilha Matemática Criptografada” é um instrumento que foi desenvolvido com o objetivo de contribuir para a aprendizagem das funções polinomiais do 1º e 2º grau, além de enfatizar o desenvolvimento afetivo e emocional, devido ao seu aspecto lúdico, o que auxilia no gosto pelo aprender e pela busca do conhecimento. O jogador pode desenvolver seus conhecimentos do conceito de função polinomial do 1º e 2º grau, com cartas que contêm situações-problema contextualizadas e interpretação de dados em gráficos e tabelas; apresentam-se também perguntas que não exigem um raciocínio mais aprimorado, que são exercícios para aplicação de algoritmos. O conceito de aritmética também pode ser compreendido, por exemplo, pelas operações básicas, que são realizadas nos cálculos.

Rafael Montenegro Palma

Modelagem Matemática nos anos iniciais: caderno de atividades

06/02/2017

31/10/2019

As atividades formuladas que constituem o produto são sugestões de apoio ao desenvolvimento de atividades de Modelagem Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, bem como ferramentas que possibilitam a produção criativa dos discentes. A intenção do produto é de que professores que atuam nesse nível de ensino se encorajem a ensinar matemática por meio de situações investigativas e contextualizadas, como são as apresentadas como sugestão no produto.

Camila Garbelini da Silva Ceron

Tarefas matemáticas com tecnologias digitais para os anos iniciais

 

09/02/2018

06/12/2019

O objetivo do produto educacional é compartilhar, principalmente com educadores e futuros educadores, tarefas matemáticas na perspectiva do Ensino Híbrido para os anos iniciais do Ensino Fundamental, orientadas ao desenvolvimento de habilidades sugeridas pela Base Nacional Comum Curricular. O produto educacional se configura como um ambiente virtual de ensino e aprendizagem por meio do Google Classroom, no qual são disponibilizadas as tarefas planejadas, bem como orientações para professores e algumas informações sobre as metodologias e referenciais teóricos utilizados na pesquisa.

Maristela Pinheiro de Góes Bortolotto

Jogo de tabuleiro: relações e funções trigonométricas

 

06/02/2017

13/12/2019

Este material destina-se ao professor que está ministrando aulas com os conteúdos de funções e relações trigonométricas. Por meio de dois jogos de tabuleiro, de fácil construção e manuseio com os alunos, eles poderão relembrar e/ou aprender teorias como: relações trigonométricas (seno, cosseno e tangente), transformações de ângulos, gráficos e equação trigonométrica.

Meiri das Gracas Cardoso

Mapas e contornos: caminhos para o ensino de Estatística no RStudio

09/02/2018

13/12/2019

Este manual foi produzido com o intuito de auxiliar o professor do Ensino Fundamental nas aulas de Estatística, abordando o conteúdo de forma diferente do convencional.  O objetivo é potencializar o uso do software RStudio na aplicação das atividades que envolvam os conteúdos de Estatística.

Mateus Augusto Ferreira Garcia Domingues

Livro interativo de realidade aumentada para o ensino de estatística

09/02/2018

14/12/2019

O produto educacional se constitui como um livro interativo de realidade aumentada como proposta de ensino de estatística básica, composto por quatro sequências didáticas: a primeira faz uma abordagem do conceito de população e amostra, buscando enfatizar as variáveis quantitativas e variáveis qualitativas; a segunda apresenta um estudo de tabelas e tipos de gráficos; a terceira apresenta a construção de gráficos de setores; e, por fim, a quarta remete ao estudo das tendências centrais (média aritmética, mediana e moda). O objetivo é fazer refletir sobre a ideia da inserção dos aparatos tecnológicos no ambiente de sala de aula.

Grasielly dos Santos de Souza

Coleção: Eu conto, tu contas, nós contamos: histórias sobre o Grupo Escolar Rural Usina Bandeirantes

09/02/2018

17/12/2019

Trata-se de uma coleção, composta por três livretos que contam uma(s) história(s) da educação rural local da região Norte do Estado do Paraná, especificamente sobre o Grupo Escolar Rural Usina Bandeirantes do município de Bandeirantes - PR. Sua finalidade é ser um documento histórico sobre a educação rural paranaense, registrar a história de uma escola importante para a região por meio de memórias de professores e alunos da escola, potencializando novos conhecimentos para a sociedade.

Milena Molitor

Guia para uma atividade interdisciplinar com a temática saneamento básico

09/02/2018

19/12/2019

Este produto educacional tem como objetivo orientar professores do Ensino Fundamental no planejamento, elaboração e execução de uma proposta interdisciplinar envolvendo o tema Saneamento Básico. Ele foi elaborado e aplicado em situação real de ensino, em uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental. O material permite, juntamente com pesquisas teóricas sobre o Saneamento Básico, realizar discussões sobre as implicações práticas para a sociedade e serem levadas, pelos alunos, às famílias e à comunidade escolar.

Raphael Peres Correia dos Santos

Vamos modelar? Modelagem Matemática e sala de aula

06/02/2017

18/02/2020

Este material visa auxiliar as primeiras experiências de professores, independente do tempo de experiência de magistério, na realização de práticas de Modelagem Matemática na Educação Básica, apresentando atividades e discutindo a Modelagem como possibilidade para a sala de aula. Ele apresenta vários exemplos de atividade de Modelagem Matemática, que podem ser utilizadas por professores em suas aulas.

Whendelly Lorena Leite Alves

Inventário da realidade: Escola Municipal do Campo Trabalho e Saber; Escola Municipal do Campo Egídio Domingos Brunetto

09/02/2018

17/03/2020

Pretende-se, com o inventário da realidade, disponibilizar para as comunidades das escolas envolvidas (duas escolas do campo, localizadas em assentamentos de reforma agrária, no município de Londrina-PR) um documento que contemple dados importantes tanto para registro de sua história quanto para a utilização da realidade no trabalho pedagógico. O documento apresentado constituiu-se através da participação de trabalhadores das duas escolas, envolvidos em um curso ocorrido no ano de 2018, do qual participaram 15 pessoas, trabalhadores das duas escolas, sendo 12 professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, dois diretores e uma trabalhadora de serviços gerais.

Paulo Henrique Hideki Araki

Experimentação nas aulas de matemática

09/02/2018

23/03/2020

Este produto educacional destina-se a professores de Matemática que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, futuros profissionais e pesquisadores da área. Trata-se de um material que permite ao usuário contemplar sugestões de atividades experimentais investigativas no contexto de aulas de Matemática, utilizando como plano de fundo a realização de atividades de Modelagem Matemática. São sete propostas de atividades experimentais investigativas desenvolvidas em contexto de aulas com Modelagem, bem como algumas propostas de resolução evidenciadas no desenvolvimento dessas atividades por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental.

Marcela Camila Picin de Melo

Ensinando “Potenciação e radiciação” através da resolução de problemas: uma metodologia ativa na sala de aula

09/02/2018

24/03/2020

O produto educacional constitui-se como um e-book, que contém orientações para o professor de Matemática que enseja trabalhar os temas de potenciação e radiciação fazendo uso da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas, e folhas de problemas organizados e disponíveis para impressão fácil, de modo a serem entregues aos alunos. Além disso, traz algumas possibilidades de resolução e resultados obtidos a partir da pesquisa desenvolvida em sala de aula.

Eliane Sborgi Lovo

Modelagem Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma proposta de formação continuada

09/02/2018

30/03/2020

Este material constitui-se como uma proposta para a formação continuada de professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, abordando a Modelagem Matemática. Tem como objetivo apresentar uma proposta de utilização da Modelagem, enquanto alternativa pedagógica, para professores que atuam nos 4ºs e 5ºs anos do Ensino Fundamental. Essa proposta sugere criar um ambiente de discussão com os professores para o desenvolvimento de atividades de Modelagem Matemática, analisar as experiências dos professores ao desenvolverem e avaliarem as atividades de Modelagem Matemática com seus alunos e refletir sobre a Modelagem Matemática e a avaliação da atividade de Modelagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Darlini Ribeiro Marino

O contexto social em uma atividade avaliativa que aborda função do 1º grau: uma proposta

09/02/2018

31/03/2020

O produto educacional é uma proposta de tarefas avaliativas elaboradas a partir da reflexão sobre aspectos da Teoria Socioepistemológica e da Avaliação Formativa, com potencial para o ensino e a aprendizagem de matemática, especificamente, de função do 1º grau. Ele foi aplicado em duas turmas do 9º ano do Ensino Fundamental público. Aos alunos foi oportunizado analisarem, refletirem e decidirem a respeito de uma situação cotidiana e compreender os processos utilizados na construção de conhecimentos matemáticos.

Claudia Alves Schmidt dos Santos

Memorial acerca do processo de construção do conceito de avaliar

09/02/2018

06/04/2020

O objetivo deste produto educacional é despertar nos leitores, a partir do relato de uma professora, a necessidade de refletir sobre suas práticas avaliativas, reconhecendo o espaço e o potencial formativo que a avaliação escolar. Trata-se de um texto, em primeira pessoa, com as experiências profissionais de uma professora que necessitou desconstruir um conceito de avaliação e, então, construir uma nova concepção para modificar suas ações pedagógicas.

Thais Maya Koga

Atividades de modelagem matemática para Licenciatura em Química

09/02/2018

29/05/2020

Este produto educacional tem como finalidade apresentar sugestões de planejamentos de atividades de modelagem matemática cuja temática pode ser desenvolvida com alunos do Ensino Superior na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral de função de uma variável. Essas atividades foram desenvolvidas por estudantes do 2º período do curso de Licenciatura em Química da UTFPR, na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 1, com coleta de dados empíricos e uma articulação com conteúdos do próprio curso.

Elvis Ricardo Viana

Criatividade e Modelagem Matemática

09/02/2018

25/06/2020

O objetivo deste produto educacional é apresentar a professores de Matemática, especialmente os que utilizam Modelagem Matemática em suas aulas, as contribuições da inserção de estratégias de estímulo do pensamento criativo, de modo consciente e planejado, no desenvolvimento das atividades. O material sugere algumas atividades, que foram desenvolvidas com estudantes de um quinto ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Ortigueira-PR. Durante semanas, os estudantes investigaram situações extra matemáticas por meio da matemática, sob orientação do professor/pesquisador.

Letícia Coutinho

Modelagem Matemática e Raciocínio Proporcional: orientações para professores da Educação Infantil

09/02/2018

13/07/2020

O objetivo do produto educacional é fornecer um norte para o professor da Educação Infantil que deseja incluir atividades de modelagem matemática em suas práticas e criar condições para seus alunos desenvolver o raciocínio proporcional. Para isso, o material apresenta uma fundamentação teórica sobre modelagem na Educação Matemática, para que os professores a conheçam como uma alternativa para suas práticas em sala de aula e sobre raciocínio proporcional no contexto escolar, para que tenham subsídios para identificar, mobilizar e/ou promover o seu desenvolvimento. Em seguida, descreve cinco atividades que foram desenvolvidas com dezessete alunos de 3 ou 4 anos.

Talita Canassa Weber

Contexto Híbrido Avaliativo

11/03/2019

02/12/2020

Este produto educacional se constitui como um material de apoio para o professor, em um texto que oportuniza o leitor refletir a sua prática docente, permitindo implementar mais ações formativas e significar as ações somativas por meio de uma articulação dos dois processos avaliativos.