Egressos
O Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químico e Bioquímicos (PPGTP) vem acompanhando seus egressos e mostra dados que foram sendo consolidados ao longo do tempo. O mapeamento do perfil e destino profissional dos egressos foi realizado com metodologia própria por meio de e-mails ou recursos de rede social entre orientador e orientado, além de fontes abertas (Plataforma Lattes, Plataforma Sucupira e portais de transparência federal e estaduais), visando avaliar a atuação do programa e seu impacto nas competências dos egressos. Além disso, para o entendimento do PPGTP, essa ação mantém e reforça o vínculo institucional dos ex-alunos com a comunidade docente e discente.
Hoje, do universo de 118 egressos, estão sendo apresentados os dados de acompanhamento para 96, o que corresponde a um percentual de 81,36%. Verifica-se que deste montante 30% estão dando continuidade à formação acadêmica cursando Doutorado; 18% estão trabalhando em empresas do setor industrial; 16% atuando na docência em Instituições de Ensino Superior; 13 % atuando em outras atividades;12% atuando na Educação Básica; 10% atuando como técnicos de laboratório em instituições privadas ou públicas e 1% atuando em Institutos de Pesquisa. Ainda, vale destacar que 92,7% estão empregados e que 86,5% atuam na área de formação.
Para o PPGTP, o perfil do egresso se caracteriza como um ponto importante, pois possibilita aferir a qualidade do programa e o cumprimento das metas de formação dos alunos, para que assim consigam desempenhar as funções para as quais foram preparados durante o seu curso e pesquisa.