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PP005 - Processo de Pagamento de Passagens e Diárias a Professores

por ppga-ct publicado 09/08/2019 20h33, última modificação 13/08/2019 13h05

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5.      Processo de Pagamento de Passagens e Diárias a Professores

É o pagamento realizado a professores relativo a passagens e diárias para que esses participem de reuniões ou congressos/eventos.

 

5.1.     Pedido do docente

Quando: Antes da data da viagem pretendida.

Quem: Docente.

Como: O professor pode solicitar ao coordenador do PPGA-CT o pagamento para participação em reunião de órgãos ao qual o PPGA é associado ou para participação em eventos. O docente deve apresentar um comprovante do fato, no caso de reunião o e-mail ou carta de convite, e no caso de eventos a aprovação do artigo.

 

5.2.     Verificar disponibilidade de recursos

5.2.1. Verificar se há recurso disponível no SCDP (Sistema de Concessão de Diárias e Passagens)

Quando: Após solicitação do docente.

Quem: Coordenador PPGA-CT.

Como: O coordenador consulta o SCDP para saber se existe recurso disponível para pagamento ao professor solicitante.

 

5.2.2. Se não, verificar e remanejar recursos do SIORG (*)

Quando: Após consulta ao SCDP e não existindo recurso disponível.

Quem: Coordenador.

Como: Verificar se existe recurso no SIORG, e em caso afirmativo, realizar processo de remanejamento de recursos para o SCDP, através do trâmite de remanejamento de recursos.

 

5.3.      Cadastrar viagem no SCDP

Quando: Com a confirmação de disponibilidade de recursos.

Quem: Coordenador PPGA-CT.

Como: O coordenador deve acessar o SCDP, fazer login com seu CPF e senha e acessar o menu “Solicitação” e depois “Cadastrar/alterar Viagem”.

 

5.3.1. Cadastrar servidor

Quando: Após o início do cadastro de viagem.

Quem: Coordenador PPGA-CT.

Como: Deve informar o CPF do docente que solicitou o pagamento.

 

5.3.2. Definir forma de deslocamento

Quando: Após cadastro do servidor.

Quem: Coordenador PPGA-CT.

Como: O coordenador deve informar no sistema se a viagem será realizada com veículo próprio, por transporte rodoviário ou transporte aéreo.

5.3.2.1.              Veículo próprio

5.3.2.1.1.          Emitir justificativa

Quando: Se o meio de transporte for com veículo próprio.

Quem: Coordenador PPGA-CT.

Como: Deve ser emitida uma justificativa sobre o porquê da viagem ser realizada com veículo próprio. Se a viagem for iniciada no final de semana ou após as 18:00, deve ser emitida outra justificativa para o dia/horário de início da viagem.

5.3.2.2.               Transporte aéreo

5.3.2.2.1.           Realizar reserva por meio da plataforma da agência de turismo

Quando: Se o meio de transporte for via transporte aéreo.

Quem: Coordenador PPGA-CT.

Como: Deve acessar a plataforma da agência de turismo, onde primeiro é feita uma cotação e se escolhe um voo de ida e de volta. Se o voo selecionado não for o mais barato disponível, deve-se emitir uma justificativa. Selecionado os voos, é feita a reserva. 

 

5.4.     Anexar documentos comprobatórios do professor no SCDP

Quando: Após cadastro da viagem no SCDP.

Quem: Coordenador PPGA-CT.

Como: São anexados no SCDP os documentos que comprovam a solicitação do docente.

 

5.5.    Selecionar a conta de pagamento de diárias

Quando: Após os documentos forem anexados.

Quem: Coordenador PPGA-CT.

Como: Deve-se indicar ainda dentro do SCDP a conta da qual sairá os recursos para o pagamento das diárias. O valor máximo da diária paga é de R$224,20.

 

5.6.     Cadastrar PCDP (Proposta de Concessão de Diárias e Passagens)

5.6.1. Solicitar reserva de passagens

5.6.1.1.               Inserir código de reserva da agência

Quando: Após início do cadastro de PCDP.

Quem: Coordenador PPGA-CT.

Como: Deve-se indicar o código de reserva gerado pela agência de viagens para os voos selecionados.

5.6.1.2.               Indicar o voo mais barato e o mais caro do dia

Quando: Após cadastro de PCDP.

Quem: Coordenador PPGA-CT.

Como: Deve ser informado o maior e o menor valor da passagem para o dia do voo selecionado, assim como a justificativa no caso de não ter escolhido o voo mais barato disponível.

 

5.7.     Encaminhar PCDP para aprovação da DIRGE-CT

Quando: Após finalização do PCDP.

Quem: Coordenador PPGA-CT.

Como: Deve ser encaminhada ao diretor geral do campus a solicitação. Uma vez aprovado, o docente recebe uma notificação por e-mail, assim como as passagens.

 

5.8.     Encaminhar relatório de viagem, canhotos de passagem (check-in) e certificado de participação no evento

Quando: Após retorno de viagem.

Quem: Docente.

Como: O docente deve elaborar um relatório da viagem e preservar os comprovantes (canhotos) de check-in dos voos da viagem. Também deve solicitar o certificado ou declaração de participação no evento ou reunião. Os documentos devem ser enviados ao coordenador até 3 dias após o retorno da viagem. 

 

5.10.    Inserir no SCDP documentos de prestação de contas

Quando: Após recebimento dos documentos do docente.

Quem: Coordenador PPGA-CT.

Como: Anexar no SCDP os documentos de prestação de contas descritos no item anterior. O prazo máximo é de 3 dias. Feito isso, é finalizada a viagem.

 

(*) Processo de remanejamento de recursos do SIORG (Sistema de Informações Organizacionais) para o SCDP

1)    Verificar e remanejar recursos do SIORG

i)      Verificar se o recurso está no elemento de despesas com passagens ou diárias

Quando: Após constatação de disponibilidade de recursos no SIORG.

Quem: Coordenador PPGA-CT.

Como: Verificar se o recurso está na conta específica de passagens ou diárias.

(a)  Solicitar remanejamento para o elemento de despesa especifico

Quando: Após recurso disponível no SIORG.

Quem: Coordenador PPGA-CT.

Como: Solicitar remanejamento de recursos para o elemento de despesa 339033 (passagens) e/ou 339014 (diárias). Para as passagens, o valor solicitado pode ser qualquer. Para as diárias, os valores devem ser múltiplos das cotas de R$931,18 para diárias nacionais e R$4.125,40 para internacionais.

 

ii)     Criar processo de compra no SEI

Quando: Após solicitação de remanejamento.

Quem: Coordenador PPGA-CT.

Como: Deve abrir no SEI um processo de compra para os recursos empenhados.

 

iii)   Escrever justificativa para o empenho de recursos no SCDP

Quando: Após criação do pedido no SEI.

Quem: Coordenador PPGA-CT.

Como: Emitir uma justificativa para o empenho de recursos para o SCDP.

 

iv)   Realizar requisição no SIORG para passagens ou diárias

Quando: Após emissão da justificativa.

Quem: Coordenador PPGA-CT.

Como: Requisição no SIORG para empenho de recursos para pagamento de passagens ou diárias.

 

v)    Inserir requisição no SEI

Quando: Após requisição no SIORG.

Quem: Coordenador PPGA-CT.

Como: Feita a requisição no SIORG, deve ser inserida a requisição no SEI, no processo de compra.

 

vi)   Redigir oficio solicitando deferimento

Quando: Após requisição no SEI

Quem: Coordenador PPGA-CT.

Como: O coordenador deve redigir um oficio ao DIRPPG-CT solicitando o deferimento do processo de compras.

 

vii)  Inserir requisição no bloco de assinaturas

Quando: Após oficio de deferimento.

Quem: Coordenador PPGA-CT.

Como: Incluir a requisição em um bloco de assinaturas que envolva o DIRPPG-CT e DOF-CT.

 

viii)  Encaminhar processo ao DIRPPG-CT

Quando: Após assinaturas.

Quem: Coordenador PPGA-CT.

Como: Encaminhar o oficio de deferimento ao DIRPPG-CT.

 

ix)    Aguardar recurso ser empenhado

Quando: Após encaminhamento ao DIRPPG-CT.

Quem: Coordenador PPGA-CT.

Como: Após deferimento, aguardar o empenhamento de recursos na conta solicitada. Não é comunicado, deve-se verificar o sistema até que o recurso seja empenhado. Uma vez empenhado, volta ao processo no SCDP.