Você está aqui: Página Inicial > Destaques > Processo seletivo 2018 segundo semestre do PPGCEM
conteúdo

Notícias

Processo seletivo 2018 segundo semestre do PPGCEM

Processo seletivo 2018 segundo semestre do PPGCEM

O PPGCEM está com inscrições abertas para o processo seletivo do segundo semestre de 2018. O prazo para inscrição vai até o dia 15/06/2018. Atenção! prorrogado o prazo de inscrição até 17/06 as 23:59.
publicado: 15/05/2018 17h16 última modificação: 18/06/2018 12h04

A Comissão de Seleção Discente do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Câmpus Londrina (UTFPR-LD), no uso de suas atribuições, declara aberto o processo seletivo do segundo semestre de 2018.

O PPGCEM tem por objetivo formar profissionais de excelência que possam promover o avanço do conhecimento científico e tecnológico na área de Materiais, capacitando-os para o exercício de atividades de pesquisa e ensino, bem como para o desenvolvimento de práticas atualizadas na solução de problemas relacionados a área de materiais.

O presente Edital se destina à seleção de Alunos Regulares e Especiais do PPGCEM, que correspondem àqueles selecionados e matriculados nas condições estabelecidas neste Edital e que podem se dedicar integral ou parcialmente ao Programa.

O programa estará selecionando alunos para atuarem preferencialmente nos seguintes projetos:

a) Desenvolvimento de novos materiais para aplicação em células solares:

Este projeto visa o desenvolvimento de materiais que operem tanto como camada ativa em células solares quanto eletrodos. Como exemplo de camada ativa, o projeto visa o desenvolvimento de materiais como as perovskitas e quantum dots. Para materiais, que operam como eletrodos, a aplicação de nanotubos de carbono e nanofios de prata são estudados. Também fazem parte deste projeto o desenvolvimento de novas técnicas de processamento de materiais e deposições de filmes finos com o objetivo final de converterem luz do sol em energia elétrica.

Para conhecer mais sobre este projeto entre em contato:

Prof. Carlos Cava - carloscava@utfpr.edu.br
Prof. Luiz C. Poças - luizc@utfpr.edu.br
Prof. Marco A. T. da Silva - marcosilva@utfpr.edu.br Prof. Sidney A. Lourenço - sidneylourenco@utfpr.edu.br

b) Obtenção de Fibras Condutoras:

Essa pesquisa visa a obtenção de fibras têxteis funcionalizadas. Nesse sentido a atuação prevê, por exemplo, a obtenção de fibras para construção de tecidos condutores para aplicações tecnológicas na área eletroeletrônica. Para isso são produzidas fibras a partir da associação entre polímeros sintéticos, não-condutores na forma pura, e nanomateriais de carbono (grafeno, óxido de grafeno ou nanotubos de carbono) e/ou metal (nanopartículas de ouro e prata). Outro material ainda vislumbrado é a obtenção de tecidos bactericidas a qual são obtidos por meio da conjugação química de fibras sintéticas ou naturais com nanopartículas de prata por meio do uso de hidrogéis ou por meio da adsorção direta em uma fibra modificada. Materiais como esse podem ser empregados na área médica como tecidos para curativos, entre outros.

Para conhecer mais sobre esse projeto entre em contato: Prof. Johny Monteiro - johnymonteiro@utfpr.edu.br

c) Desenvolvimento de materiais nanoestruturados para aplicação biomédica:

Este projeto visa o desenvolvimento de materiais nanoestruturados que possuem aplicação na área biomédica como entrega seletiva de fármacos e biocurativos. Os materiais trabalhados para estas aplicações estão baseadas nas estruturas de lipossomas (nanoesferas lipídicas) e biofilmes de polímeros de celulose bacteriana, respectivamente. Para os sistemas lipossomais, tanto a síntese de lipossomas modificados na superfície quanto suas características morfológicas, estruturais, e incorporação de fármacos e quantum dots são estudadas, havendo potenciais aplicações em áreas como biosensores, bioimagens, detecção de doenças e drug delivery. Para os biocurativos, modificação da superfície deste material é realizada, utilizando reações de acoplamento e polimerização dirigida na superfície e suas novas características são examinadas: interação com células epiteliais, sua citotoxicidade e características estruturais e morfológicas.

Para conhecer mais sobre este projeto entre em contato: Prof. Luis F. Cabeça – luiscabeca@utfpr.edu.br
Prof. Renato M. R. Viana – renatoviana@utfpr.edu.br

d) Biocerâmicas aplicadas:

Biocerâmicas são materiais cerâmicos que podem ser utilizados na reconstrução ou reparo de partes do organismo humano. Os materiais cerâmicos são utilizados extensivamente no campo biomédico, e esta vasta aplicação pode ser explicada pela alta biocompatibilidade, resistência à corrosão, elevada rigidez, resistência ao desgaste e finalmente a facilidade de se aderirem ao tecido ósseo. Entre as biocerâmicas, as que tem destaque para a aplicações clínicas são hidroxiapatita, alumina e zircônia. Esses materiais também são adequados para aplicações de administração de fármacos em drug delivery, uma vez que não é imunogênico e extremamente compatível com os fármacos ou produtos biológicos. O objetivo da linha de pesquisa é estudar drug delivery utilizados em sistemas complexos entre as biocerâmicas e lipossomas.

Para conhecer mais sobre este projeto, entre em contato: Prof. Marcio Florian - marcioflorian@utfpr.edu.br
Prof. Luis F. Cabeça – luiscabeca@utfpr.edu.br

e) Biossensores Plasmônicos:

Este projeto de pesquisa prevê a investigação de estruturas metálicas nanoestruturadas para aplicação em biosensores baseados no efeito de ressonância de plasmons de superfície localizada (LSPR). O metal utilizado na preparação de estruturas nanométricas é normalmente o ouro, por possuir uma excelente resistência química e ser um ótimo suportador de LSPR quando está na forma de nanopartículas. As nanopartículas são normalmente empregadas sobre um suporte. Esse processo pode ser obtido via adsorção sobre uma superfície plana transparente (vidro) ou por meio do encapsulamento dentro de hidrogéis de polissacarídios ou polímeros sintéticos. Compósitos de nanopartículas metálicas e hidrogéis de polissacarídeos ainda podem ser empregados na área médica como materiais bactericidas ou matrizes para crescimento celular (scaffolds). Os biosensores desenvolvidos são normalmente aplicados para detecção de antígenos de câncer ou outras biomoléculas de interesse biomédico.

Para conhecer mais sobre esse projeto entre em contato: Prof. Johny Monteiro - johnymonteiro@utfpr.edu.br
Prof. Alessandro Franscisco Martins - afmartins@utfpr.edu.br

f) Combinando Teoria e Experimento no Desenvolvimento de Novos Materiais Complexos

O foco principal deste nosso projeto consiste em desenvolver a capacidade de sintetizar diferentes nanoestruturas com sua composição química controlada, estrutura cristalográfica favorecida, morfologias bem definida e explorar suas diversas aplicações em catálise, fotovoltaicos, dispositivos optoeletrônicos, sensores, na saúde e na sustentabilidade ambiental, ou seja, a partir de uma perspectiva moderna baseado na combinação entre teoria, simulações computacionais e resultados experimentais visando elucidar o comportamento físico e químico destes novos materiais em nanoescala. Isso certamente irá prever algumas direções e possibilidades futuras, bem como, permitirá expandir a versatilidade da nossa estratégia para a construção de uma ampla variedade de novos materiais complexos com propriedades completamente novas, ou seja, abrindo novas oportunidades para seu design e potencial aplicação em tecnologias futuras.

Para conhecer mais sobre esse projeto entre em contato: Prof. Felipe de Almeida La Porta - felipelaporta@utfpr.edu.br

g) Desenvolvimento de materiais baseados em polímeros e/ou compósitos poliméricos para usos tecnológicosOs materiais estudados neste projeto apresentam as seguintes características básicas: i) Materiais adsorventes de íons metálicos e/ou de corantes, para aplicação na área ambiental; ii) materiais hidrofílicos, superabsorventes de água/soluções aquosas, para ser aplicados na agricultura como condicionadores de solos e como carreadores de insumos agrícolas; iii) materiais atóxicos e biodegradáveis para serem utilizados como biomateriais em engenharia regenerativa e/ ou como carreadores de fármacos a serem utilizados no setor farmacêutico.

Para conhecer mais sobre esse projeto entre em contato: Prof. Edvani Curti Muniz - edvanimuniz@utfpr.edu.br Profa. Elisângela Corradini - ecorradini@utfpr.edu.br Prof. Francisco Rosário - rosario@utfpr.edu.br, Prof. Alessandro Franscisco Martins - afmartins@utfpr.edu.br

h) Desenvolvimento de materiais poliméricos com fibras naturais

Em um universo onde muitas fibras naturais geram interesse do cunho de pesquisa, a farinha de madeira, fibra de sisal, fibra de coco entre outras, podem substituir sem problemas as cargas de reforços usualmente empregadas em termoplásticos reciclados como PEBD, PEAD, PVC e PP. Através de várias técnicas e ensaios como tração, flexão, impacto, índice de fluidez, Infra-vermelho, microscopia ótica e eletrônica de varredura, análises térmica como DSC e TGA podem avaliar as propriedades químicas e físicas destes compostos.

Para conhecer mais sobre esse projeto entre em contato: Profa. Elisângela Corradini - ecorradini@utfpr.edu.br Prof. Francisco Rosário - rosario@utfpr.edu.br, Prof. Alessandro Franscisco Martins - afmartins@utfpr.edu.br

i) Síntese e caracterização de materiais baseados em misturas de cristais líquidos (CLs) dopados com corantes, pontos quânticos (QDs) e nanopartículas (NPs) Diferentes mesógenos são misturados para se obter CLs com determinadas sequências de mesofases em dados intervalos de temperatura. Esses CLs são então dopados com corantes, QDs ou NPs. Dos materiais resultantes são estudadas as propriedades mesomórficas e a influência dessa auto-organização dos CLs nas propriedades ópticas e eletro ópticas. Depois de caracterizados são avaliadas as possibilidades de aplicações em dispositivos fotônicos, sensores, janelas inteligentes, entre outros.

Para conhecer mais sobre esse projeto entre em contato: Fernando Alves Silva - fsilva@utfpr.edu.br
David da Silva Simeão - davidsimeao@utfpr.edu.br

O presente processo seletivo obedecerá o seguinte cronograma:


11/05/2018: Lançamento do Edital do Processo Seletivo no sítio do Programa

(http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgcem/editais). 11/05/2018 a 15/06/2018: Período de inscrições.
20/06/2018: Resultado da homologação das inscrições.

21/06/2018 a 22/06/2018: Período de interposição de recursos das inscrições não homologadas no sítio do Programa (http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgcem).

25/07/2018: Divulgação dos resultados dos recursos e confirmação do edital de homologação das inscrições.

02/07/2018: Realização da avaliação não presencial. A avaliação estará liberada para início da resolução das quatorze (14) horas até as dezoito (19) horas deste mesmo dia no horário de Brasília. Após o início da realização da avaliação o candidato terá três (03) horas ininterruptas para finalizar a avaliação.

04/07/2018: Divulgação da classificação dos candidatos inscritos no processo seletivo.

05/07/2018: Período de interposição de recursos do resultado classificação sítio do Programa (http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgcem).

09/07/2018: Divulgação do Edital da Primeira Chamada para os Alunos Regulares.

09/07/2018 a 16/07/2018: Período para a confirmação de ocupação de vaga, primeira chamada.

26/07/2018 a 31/07/2018: Período de matrícula presencial e entrega de documentos na secretaria do programa.

Para se inscrever acesse o edital (ATENÇÃO: Prazo prorrogado até 17/06)

Dúvidas: ppgcem-ld@utfpr.edu.br