Você está aqui: Página Inicial > Área Acadêmica > Infraestrutura do PPGCTA
conteúdo

Infraestrutura do PPGCTA

por ppgcta-ct publicado 11/10/2018 17h07, última modificação 21/04/2021 21h19
Administração, laboratórios de pesquisa e laboratórios multiusuários

INFRAESTRUTURA

 

Os laboratórios de pesquisa, constituem ambientes de constantes trocas interdisciplinares, com colaborações que frequentemente resultam em interações profícuas entre discentes e docentes, podendo estas serem observadas na grande quantidade de produções em co-autoria com diferentes docentes e discentes do programa. Em relação a infraestrutura administrativa para o atendimento didático dos alunos, o PPGCTA dispõe dos seguintes ambientes: (1) coordenação do PPGCTA, (2) secretaria, (3) salas de Professores, (4) salas de aula (duas salas de aula exclusivas para o programa), (5) sala para discentes do programa e (6) laboratório de Informática. A seguir é apresentado o descritivo desses ambientes:

1.  Coordenação do PPGCTA: com área física de 33,83 m², arejada e bem iluminada, com mobiliário (telefone, armários, mesas, gaveteiros, arquivo de documentos e cadeiras) e equipamentos (computadores e impressora laser), contando com acesso à internet. Essa sala localiza-se no 2º andar do bloco C, próximo às salas de aula do programa, sala de discentes do programa e ao lado do laboratório de informática.

2. Secretaria: O PPGCTA conta com uma secretaria conjunta, responsável por atender as demandas do PPGCTA e outros PPGs, e conta com o apoio de três secretários e um(a) estagiário(a) para atender os Programas de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA). Essa secretaria, por ser compartilhada, possui um espaço de atendimento próximo da administração da Sede Ecoville do Câmpus curitiba, ocupando uma área física de aproximadamente 30 m², arejada e bem iluminada, com mobiliário (telefone, armários, mesas, gaveteiros, arquivo de documentos e cadeiras novos), equipamentos (computadores e impressora laser novos).

3. Salas de Professores: os docentes do PPGCTA ficam alocados em salas localizadas nos Blocos C, F e I, em duplas ou trios, em salas com telefone, acesso a internet, armários, mesas, impressoras, gaveteiros e cadeiras. 

4. Salas de aula: O PPGCTA conta com duas salas de aula exclusivas para o programa, com capacidade de 44 discentes cada. As salas são bem arejadas e iluminadas, contam com cadeiras e mesas, e estão equipadas com projetor multimídia e quadro negro.

5. Sala para discentes do programa: com área física de 68,96 m², arejada e bem iluminada, com cadeiras, mesas para estudo e quadro negro. Possui computadores desktop para utilização exclusiva dos discentes do programa, com acesso à internet cabeada e wi-fi. Ressaltasse ainda que o programa mantém esse espaço exclusivo e dedicado para os discentes para atividades individuais e conjuntas visando ampliar o tempo de permanência dos discentes no ambiente do programa, bem como possibilitar trocas e diálogos interdisciplinares.

6. Laboratório de Informática: com área física de 69,07 m², equipado com mobiliário específico para computadores. A sala está equipada com 18 computadores desktop com configuração recente, acesso à internet cabeada e wi-fi, projetor multimídia e quadro branco para pincel.

Com relação às atividades práticas de pesquisa, em laboratório ou campo, o PPGCTA e o Departamento Acadêmico de Química e Biologia disponibilizam uma infraestrutura adequada aos alunos, com vários laboratórios de pesquisa, sendo estes ocupados por professores do PPGCTA ou laboratórios de uso comum para alunos de graduação e pós-graduação. Estes ambientes estão localizados nos Blocos C, E, F, I e J. Treze laboratórios de pesquisa estão vinculados diretamente ao programa: (A) Laboratório de Solos, (B) Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas em Tecnologias Ambientais (NIPTA), (C) Laboratório de Estudos Avançados em Química Ambiental (LEAQUA), (D) Laboratório de Limnologia, (E) Laboratório de Microbiologia, (F) Laboratório de Biotecnologia, (G) Laboratório de Ecotoxicologia, (H) Laboratório de Contaminantes Ambientais (I) Laboratório de Tratamento de Águas Resíduarias (LATAR), (J) Laboratório de Tratamento e Potabilização de Água (LTPA), (K) Laboratório de Saneamento, (L) Laboratório de Controle e Preservação Ambiental e (M) Laboratório de Pesquisa Relacionada a Biomassa e Bioenergia (LAPREBB). Além desses laboratórios, o programa possui um almoxarifado de produtos químicos, sala de equipamentos fotométricos, sala de Infravermelho (MIR-ATR) e sala de equipamentos cromatográficos, vinculados ao Laboratório Multiusuário de Análises Químicas. O PPGCTA faz uso da estrutura multiusuária laboratorial da UTFPR, em especial o Centro Multiusuário de Caracterização de Materiais (CMCM), Laboratório Multiusuário de Equipamentos e Análises Ambientais (LAMEAA) e Laboratório Multiusuários de Análises Química (LAMAQ).

A seguir é apresentado um descritivo pormenorizado da infra-estrutura laboratorial do PPGCTA:

Almoxarifado de produtos químicos (andar térreo do Bloco C): com área física de 33,45 m², com mobiliário (armários tipo prateleiras para armazenamento de reagentes líquidos e sólidos, coifa de exaustão de gases, pia e bancada em granito). As janelas são protegidas com película e o acesso é restrito a pessoal treinado e devidamente autorizado; o fornecimento de reagentes é controlado por pessoal técnico responsável.

Sala de equipamentos fotométricos (andar térreo do Bloco C): sala de uso comum, com área física de 33,51 m², arejada e bem iluminada, com mobiliário (duas bancadas laterais em granito; sistema de exaustão para equipamento de absorção atômica e ICP-OES, linhas de gases especiais, armários sob as bancadas, para armazenamento de acessórios, manuais e suprimentos). Os equipamentos disponíveis são: 1. Absorção atômica, marca GBC, modelo Avanta; 2. Espectrofotômetro de fluorescência, marca Varian, modelo Cary Eclipse; 3. Espectrômetro UV-Vis, marca Varian, modelo Cary 50; 4. ICP-OES (espectrometria de emissão atômica acoplado indutivamente) marca Perkin Elmer, modelo Optima 8300; 5. Microondas para abertura de amostras, marca Anton Paar, modelo Multiwave 3000. Esta sala conta também com sistema de nobreaks para uso dos equipamentos. 

Sala de Infravermelho (FTIR) (andar térreo do Bloco C): sala de uso comum, com área física de 8,62 m², com mobiliário (armários em madeira e bancada para o equipamento) com os equipamentos Espectrômetro Infravermelho (FTIR) marca Varian, modelo 640-IR e desumidificador de ar.

Sala de Microscopia de Força Atômica (AFM) (andar térreo do Bloco C), sala de uso comum, com área física de 8,62 m², com mobiliário (armários em madeira e bancada antivibração) com o AFM da Marca Shimadzu.

(A) Laboratório de Solos (LASOL) (Responsável: Profa. Maurici Luzia Charnevski Del Monego 3º andar do Bloco C): Estrutura:  quatro bancadas em granito, bancadas laterais, capela de exaustão de gases, pias em inox, chuveiro com lava-olhos de segurança, computador/monitor/teclado e mouse. Equipamentos: 1. Banho maria com agitação microprocessado (até 100 °C); 2. Balança analítica eletrônica digital (precisão 0,1 mg) capacidade até 210 g; 3. Balança semi-analítica com calibração automática; 4. pHmetro de bancada microprocessado; 5. Estufa de secagem e esterilização com capacidade para 150 L; 6. Chapa aquecedora retangular (30 x 50 cm) até 300 °C; 7. Deionizador de água capacidade de 50 litros com coluna de 5 litros (vazão máxima 50 L/h); 8. Purificador de água; 9. Moinho para plantas modelo ZM200; 10. Chapa aquecedora retangular – plataforma de aço inox 30X40 cm; 11. Mesa agitadora orbital (SL-180A); 12. Geladeira branca; 13. Estufa de esterilização e secagem modelo SP 100/150 150 Litros; Centrífuga de bancada microprocessada modelo 206BL Excelsa II; 14. Agitador magnético com aquecimento (até 400 °C); 15. Agitador tipo Jar Teste, velocidade de rotação até 600 rpm microprocessado; 16. Bomba de vácuo com ajuste frontal de pressão; 17. Estufa de secagem e esterilização com capacidade para 150L.

(B) Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas em Tecnologias Ambientais (NIPTA) (ResponsáveL Prof. Júlio César Rodrigues de Azevedo e Profa. Lucia Regina Rocha Martins - 1º andar do Bloco F): Estrutura:  bancadas em granito, armários em MDF sob as bancadas e gaveteiros para armazenamento de acessórios dos equipamentos. . Equipamentos: 1. Cromatógrafo gasoso (GC-FID) marca Varian, modelo 450-GC; 2. Cromatógrafo gasoso com detecção MS-MS, marca Agilent Technologies, modelo 7890A-GC e 7000-GC/MS; 3. Cromatógrafo líquido com detector DAD e Fluorescência, marca Agilent Technologies, modelo 1260 Infinity. 4. Cromatógrafo LC-DAD Shimadzu, funções analítica e preparativa (uso comum do PPGCTA). 5. Cromatógrafo Gasoso com com amostrador automático para amostras líquidas e headspace, equipado com detectores de ionização de chama e condutividade térmica, da marca Shimadzu. Este último equipamento foi recebido no final de 2017 e passou a funcionar em 2018. 6. Ar condicionado 12.000 BTUs. Os equipamentos disponíveis neste espaço compõem o Laboratório Multiusuário de Equipamentos e Análises Ambientais (LAMEAA).

(C) Laboratório de Estudos Avançados em Química Ambiental (LEAQUA) (Responsável: Prof. Júlio Cesar Rodrigues de Azevedo e Profa. Lucia Regina Rocha Martins - 1º andar do Bloco F): área física de 68,11 m², arejado e bem iluminado, janelas com película. Estrutura: quatro bancadas em granito, bancadas laterais, capela de exaustão de gases, pias em inox, armários em MDF sob as bancadas, e gaveteiros. Equipamentos: 1. Espectrofotômetro UV-Vis, marca Varian, modelo Cary 50; 2. pHmetro marca Digimed; 3. Oxímetro marca Digimed; 4. Banho termostatizado; 5. Destilador de água tipo pilsen em inox; 6. Turbidímetro digital portátil marca Hanna; 7. Chapa de aquecimento marca Marconi; 8. Balanças analíticas capacidade 210 g; 9. Balança semianalítica; 10. Bombas de vácuo; 11. Sistema para a obtenção de água ultrapura; 12. Forno mufla; 13. Agitador magnético; 14. Autoclave horizontal; 15. Liofilizador marca Liotop; 16. Rotaevaporador; 17. Blocos digestores microprocessados; 18. Condutivímetro com medidas de resistividade, salinidade e temperatura; 19. Banho de ultrassom com aquecimento; 20. Centrífuga de bancada; 21. Estufa bacteriológica microprocessada; 22. Mini mesa agitadora orbital; 23. Estufa de secagem e esterilização; 24. Incubadora de bancada com agitação orbital; 25. Refrigerador duplex marca Brastemp; 26. Freezer horizontal; 27. Bomba dosadora peristáltica de dois canais; 28. Deionizador de água; 29. Banho-maria com agitação; 30. Cromatógrafo líquido com detector DAD, marca Agilent Technologies, modelo 1260 Infinity. No final de 2019 foi adquirido com recurso da FINEP um cromatógrafo líquido LC-MS/MS Agilent modelo 1260 infinity (equipado com bomba quaternária G1311B, amostrador automático G1329B, termostatizador de coluna G1316A, detector DAD G4212B) acoplado a espectrômetro de massas com fonte de ionização ESI (electrospray) e analisador triplo quadrupolo (modelo Ultivo); 31. Gerador de nitrogênio (marca Peak, modelo Genius NM 32 LA-A 230V).

(D) Laboratório de Limnologia (Responsável: Prof. Thomaz Aurélio Pagioro - 1º andar do Bloco C): área física de 67,90m². Estrutura: bancadas em granito, capela de exaustão de gases, pias em inox, armários em MDF sob as bancadas, e gaveteiros. Equipamentos: 1. Ultracentrífuga de bancada para tubos Eppendorf até 2 mL; 2. Balança analítica marca Bel Engering; 3. Microondas convencional; 4. Microscópios de epifluorescência (marca Olympus e Leica); 5. Microscópio óptico invertido (marca Zeiss) com sistema de captura de imagem; 6. Microscópios ópticos marca Zeiss; 7. Microscópios estereoscópicos; 8. Destilador e deionizador, marca Tecnal; 9. Banho ultrassônico; 10. Estufas de secagem e esterilização; 11. Agitador orbital para placas; 12. Estufa bacteriológica; 13. Freezer horizontal e vertical; 14. Câmaras de germinação; 15. Autoclave; 16. Rotaevaporador; 17. Microcomputadores de mesa; 18. Refrigeradores; 19. Liofilizador Liotop; 20. Moinho de facas; 21. pHmetro de bancada e portátil; 22. Condutivímetro de bancada; 23. Luxímetro digital marca Minipa modelo MLM-1011; 24. Oxímetro digital portátil; 25. Sistemas aeradores para cultivo de organismos; 26. Fonte para eletroforese; 27. Cuba de eletroforese; 28. Câmara de fluxo laminar; 29. Espectrofotômetro (uso comum do PPGCTA); 30. Ultracentrífuga refrigerada (uso comum do PPGCTA); 31. Ultrafreezer (uso comum do PPGCTA). Parte destes equipamentos compõe o Laboratório Multiusuário de Equipamentos e Análises Ambientais (LAMEEA)

(E) Laboratório de Práticas de Microbiologia (Responsável(is): Profa. Giselle Maria Maciel e Prof. Charles Windson Isidoro Haminiuk - 1º andar do Bloco C): área física de 66,81m², arejado e bem iluminado, janelas com película para proteção UV e tela para impedir entrada de insetos. Estrutura: bancadas centrais e laterais em granito, pias em inox, armários em MDF sob as bancadas, gaveteiros em MDF, prateleiras em madeira, quadro branco, mesa para computador, cadeiras e bancos. Sala de esterilização de materiais com bancadas laterais em granito e armários em MDF. Sala de fluxo laminar. Equipamentos: 1. Estufas de secagem e esterilização Equitel, modelo T169 e Odontobras, modelo EL – 1.3; 2. Estufas de Cultura bacteriológica Quimis, modelo Q316B24; 3. Jarras de anaerobiose; 4. Refrigerador; 5. Microondas; 6. Microscópios ópticos marca Zeiss; 7. Autoclaves Phoenix Luferco, modelo AV-75; 8. Câmara de fluxo laminar Pachane, modelo PA300; 9. Contador de colônias mecânico Phoenix, modelo CP602; 10. Banho-maria Tecnal, modelo TE - 056; 11. Agitador de tubos Biomixer, modelo QL901; 12. Balança semi-analítica Precision, modelo PR1000NW; 13. pHmetro de bancada Micronal, modelo B-474; 14. Centrífuga de bancada Quimis, modelo Q-222-T28; 15. Deionizador; 16. Agitador magnético; 17. Estufa bacteriológica BOD.

(F) Laboratório de Biotecnologia (Responsável(is): Profa. Giselle Maria Maciel e Prof. Charles Windson Isidoro Haminiuk - 1º andar do Bloco C): área física de 68,95 m², arejado e bem iluminado, janelas com película para proteção UV e tela para impedir entrada de insetos. Estrutura: bancadas centrais e laterais em granito, pias em inox, armários em MDF sob as bancadas laterais, gaveteiros em MDF, prateleiras em madeira, quadro branco e capela de exaustão de gases. Equipamentos: 1. Agitador magnético; 2. Agitador de tubos; 3. Bomba de Vácuo Modelo Tecnal 058; 4. Moto-bomba submersa; 5. Deionizador; 6. pHmetro de bancada Micronal; 7. Microscópios ópticos marca Zeiss; 8. Refrigerador; 9. Forno de micro-ondas; 10. Estufa bacteriológica (1); 11. Chapa de aquecimento; 12. Centrífuga de bancada; 13. Compressor de ar; 14. Pipetador eletrônico; 15. Incubadoras tipo Shaker (3); 16. Aerador; 17. Computador; 18. Fontes de alimentação; 19. Sistema de eletroforese (Kasvi), inclindo fontes e cubas horizontal e vertical (adquirido em 2019); 20. Espectrofotômetro UV-Vis BEL M-51; 21. Balança semi-analítica Shimadzu BL-320H; 22. Sistema de purificação de água por Osmose Reversa, marca Permution (adquirido em 2019). O espectrofotômetro e a balança semi-analítica foram adquiridos com recursos providos de projeto aprovado na chamada MCTI/CNPQ/Universal 14/2014 (processo 460361/2014-7); Desktop cedido pelo PPGCTA. Em 2020, com recursos provenientes do edital de infra-estrutura da PROPPG foram adquiridos uma geladeira, bomba de vácuo, estufa, shaker orbital e um banho-maria.

(G) Laboratório de Ecotoxicologia (ECOTOX) (Responsável(is): Profa. Wanessa Algarte Ramsdorf e Profa. Adriane Martins de Freitas - andar térreo do Bloco F): área fisica de 89,04 m2, arejado e bem iluminado, janelas com película para proteção UV. Estrutura: o laboratório é dividido em dois ambientes, com bancadas laterais em granito, pias em inox, prateleiras e armários em madeira (MDF). O primeiro ambiente (49 m2) destina-se à realização dos experimentos de ecotoxicidade enquanto que o segundo (40 m2), destina-se ao cultivo e manutenção dos organismos-teste (microcrustáceos, peixes e microalgas). Visando controlar as contaminações, foi construída uma divisória neste ambiente, para separar os cultivos de peixes (em um ambiente) e os cultivos de algas e daphnias (em sala reservada). Equipamentos: 1. Balança analítica (modelo AUY-220, marca SHIMADZU); 2. Balança semi-analítica; 3. Incubadora de CO2 para cultivo celular (modelo Galaxy Incubator Model 48 R, Standard, marca EPPENDORF); 4. Estufa bacteriológica (modelo SP 200, marca SPLABOR); 5. pHmetro (modelo HI-2221-01, marca HANNA); 6. Banho ultrassônico (marca CRISTÓFOLI); 7. Estereomicroscópio trinocular (modelo COD L20T, marca BIOPTIKA); 8. Fontes de tensão digital para eletroforese (marca PWSYS); 8. Destilador tipo pilsen SL 71/5, 5 litros (marca Solab); 9. Leitora de microplacas ELISA (marca BMG LabTech, modelo FLUOstar Omega) (uso comum do PPGCTA-LAMEAA); 10. Incubadoras tipo BOD, com controle de luz, temperatura e luminosidade ; 11. Refrigeradores; 12. Microondas convencional; 13. Fluxo laminar horizontal (uso comum do PPGCTA); 14. Autoclave; 15. Mesa agitadora shaker; 16. Homogeneizador de pequenos volumes de amostras (Ultraturrax); 17. Fonte de eletroforese; 18. Balança semi-analítica; 19. Sistema de purificação de água por Osmose Reversa, marca Quimis (adquirido em 2019); 20. Microscópio óptico Olympus.

(H) Laboratório de Contaminantes Ambientais (Responsável(is): Profa. Adriane Martins de Freitas e Prof. Marcus Vinicius de Liz - andar térreo do Bloco C): área física de 68,0 m2. Estrutura: bancadas laterais e centrais em granito, pias em inox, prateleiras e armários em madeira (MDF), capela de exaustão de gases, chuveiro e lava olhos. Equipamentos: 1. Balança analítica (modelo AUY-220, marca SHIMADZU); 2. pHmetros; 3. Refrigeradores; 4. Microondas convencional; 5. Caixas para contensão de radiação UV; 6. Diversos reatores de bancada para ensaios fotoquímicos (250, a 1000 mL); 7. Reator solar de fluxo contínuo tipo CPC em escala piloto; 8. Estufa DBO; 9. Agitadores magnéticos com e sem aquecimento; 10. Agitador mecânico; 11. Bombas dosadoras de diferentes capacidades; 12. Bombas a vácuo; 13. Computador (cedido pelo PPGCTA); 14. Freezer vertical convencional; 15. Estufa de secagem; 16.  Banho de ultrassom; 17. Manifold; 18. Digestor de DQO; 19. Freezer horizontal de 400 L.. Os docentes estão vinculados a um projeto em Parceria com o Ministério Público do Trabalho do Paraná e alguns dos equipamentos listados foram obtidos a partir dessa parceria.

(I) Laboratório de Tratamento de Águas Resíduarias (LATAR) (Responsáveis:  Profa. Claudia Regina Xavier e Prof. Fernando Hermes Passig- 1º andar do Bloco F): área física de  89,9 m2. Estrutura: bancadas centrais e bancada lateral em granito, pias em inox, capela de exaustão de gases, chuveiro, lava olhos, armários em MDF sob as bancadas, mesas, cadeiras e banquetas. Equipamentos: 1. Estufa; 2. Mufla; 3. Refrigeradores; 4. Incubadora de DBO; 5. Jartest; 6. Oxímetro; 7. Jartest com flotação; 8. Bombas peristálticas; 9. Digestores de DQO; 10. Bombas de vácuo; 11. Cubas para Atividade Metanogênica Específica (AME); 12. Placa de aquecimento; 13. CPU e Monitor.

(J) Laboratório de Tratamento e Potabilização de Água (LTPA) (Responsável(is): Profa. Fatima de Jesus Bassetti e Profa. Lucila Adriani Coral - 2º andar do Bloco F): área física de 48,0 m2,, arejado e bem iluminado. Estrutura: bancadas em granito, pias em inox, armários em MDF sob as bancadas, capela de exaustão de gases, chuveiro e lava oljos. Câmara de cultivo climatizada. Equipamentos: 1. Turbidímetro de bancada; 2. pHmetro de bancada; 3. Jar test com flotação por ar dissolvido, com 3 provas; 4. Bombas dosadoras até 9 L/h; 5. Incubadora com agitação orbital temporizada; 6. Balança analítica; 7.  Espectrofotômetro UV-Vis; 8. Centrífuga de bancada; 9. Autoclave com capacidade de 30 litros; 10. Termohigrômetro; 11. Refrigeradores; 12. Banho termostatizado; 13. Agitadores magnéticos com controle de temperatura; 14. Estufas de secagem; 15. Estufa bacteriológica; 16. Jart test simples com 6 provas; 17. Agitadores magnéticos com aquecimento; 18. Bomba a vácuo; 19. Forno Mufla; 20. Estufa bacteriológica; 21. Vortex; 21. Liquidificador; 22. Equipamento de filtração por membranas frontal em aço inoxidável; 23. Climatizador de ambiente; 24. Câmara de fluxo laminar; 25. Condutivímetro.;  A maior parte dos equipamentos listados foi adquirida a partir de recursos obtidos em dois projetos aprovados no Edital Universal MCTI/CNPq Nº 14/2013 e um projeto aprovado no Edital 01/2014 DESAM da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA).

(K) Laboratório de Saneamento (Responsável(is): Profa. Karina Querne de Carvalho Passig e Prof. Fernando Hermes Passig - subsolo do Bloco IJ): área física de 80 m², arejado e bem iluminado, janelas com película. Estrutura: duas bancadas centrais em granito, bancadas laterais, capela de exaustão de gases, pias em inox, armários e gaveteiros. O espaço físico utilizado para o laboratório pertence ao DACOC, que o disponibilizou por meio de parcerias. Além do laboratório há uma sala de 17 m2 para fixação dos reatores biológicos para desenvolvimento das pesquisas e sala de 17 m2 para almoxarifado do laboratório. Equipamentos: 1. pH-metros de bancada e portátil; 2. Buretas digitais; 3. Equipamento de DBO manométrico; 4. Estufa incubadora de DBO; 5. Mesa agitadora; 6. Centrífugas; 7. Balança digital de precisão; 8. Oxímetros; 9. Condutivímetros; 10. Espectrofotômetro UV-Vis; 11. Estufa para sólidos; 12. Mufla; 13. Digestor de Nitrogênio; 14. Destilador de Nitrogênio; 15. Digestor de DQO; 16. Autoclaves; 17. Banho Maria; 18. Computadores de mesa; Também foram adquiridos em 2019, com recursos captados pelo Departamento de Construção Civil: 19. Cromatógrafo de íons ECO IC com detector de condutividde e amostrador 863 – Metrohm; 20 Ultrapurificador de água 8 L/h para água tipo III e 30 L/h para água tipo I – Millipore; e 21. Evaporador rotativo com tacômetro e banho digital - Fisatom (Fis 803).

(L) Laboratório de Controle e Preservação Ambiental (Responsável(is): Profa. Rosangela Bergamasco - UEM): o laboratório conta com dois ambientes para a realização dos estudos, sendo: 1. ambiente interno - em bom estado operacional, equipado com mobiliário e equipamentos adequados à prática laboratorial, com 70 m2, para análise de parâmetros físico-químicos da água; 2. ambiente externo - em ótimo estado operacional, equipado com mobiliário e equipamentos adequados à prática laboratorial, com 80 m2, para análise de água para abastecimento. Os equipamentos e materiais permanentes que estão à disposição são: 1. Módulos de membranas; 2. Espectrofotômetro de Absorção Atômica; 3. Shaker marca Marconi MA830; 4. Espectrofotômetros UV/VIS; 5. Reatores Hach, para análise de DQO com kits para analises de outros contaminates; 6. HPLC; 7. Estufas diversas; 8. pHmetros digitais; 9. Banhos Termostáticos; 10. Cromatografia de Íons; 11. Potencial Zeta; 12. COT (medidor de carbono orgânico total);  13. Jart test; 14. Muflas; 15. Balanças analíticas; 16. Agitadores magnéticos;  17. Mili Q, entre outros.

(M) Laboratório de pesquisa relacionada a biomassa e bioenergia (LAPREBB) (Responsável: Prof. Gustavo Henrique Couto - 3º andar do Bloco F): área física de 80 m2, arejado e bem iluminado. O laboratório possui infraestrutura básica de vidrarias, reagentes e informática para apoio a pesquisa. Estrutura: bancadas em granito e armários em MDF. Equipamentos: 1. Sistema de coleta e compressão de biogás em cilindros; 2. kit de análise de biogás; 3. Calorímetro para análises de gases 4. Sistema de colunas para purificação de biogás, para as etapas de coleta, avaliação de composição e poder calorífico, bem como, para o estudo de purificação do biogás; 4. Rotavaporador; 5. Centrifuga sorológica; 6. Autoclave; 7 banho maria; 8. Estufa bacteriológica e secagem; 9. Chapas de aquecimento com agitação; 10. pHmetro; 11 Balança analítica; 12 Balança semi-analítica; 13. Espectrofotômetro; 14. Microscópio óptico; 15. Bomba a vácuo; 16. Destilador de água; 17. Geladeira; 18. Freezer; 19. Mufla. No laboratório existe ainda um vasto sistema de cultivo de microalgas. Analisador de emissões veiculares e um fluorímetro (protótipo-Químis).