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Processo de seleção para ingresso no curso de mestrado do PPGDR em 2019

Abertas inscrições para o processo de seleção de alunos para o curso de mestrado do PPGDR em 2019.
publicado: 03/12/2017 09h23 última modificação: 21/11/2018 14h54

Edital nº 05/2018-PPGDR - Veja o edital e documentos relacionados

 

Observações

  • Leia atentamente o edital de seleção;
  • Para efetuar a inscrição tenha em mãos todos os seus documentos pessoais (RG, CPF, título de eleitor, certificado militar, comprovante de residência, diploma) e também a proposta de pesquisa, pois uma vez feita a inscrição não é possível alterá-la/complementá-la;
  • No formulário de inscrição online fique atento para selecionar "PPGDR", área de concentração e linha de pesquisa escolhida;
  • O campo "professor" deve ser preenchido com o nome do provável orientador (dentre o rol de docentes do PPGDR);
  • Inscrições sem a indicação da linha de pesquisa e sugestão de professor orientador não serão homologadas;
  • Após efetuar a inscrição online imprima a ficha, assine e entregue para o fiscal de sala no dia da prova escrita;
  • O arquivo da Proposta de Pesquisa deve ser encaminhado, no formato PDF, e com o nome do candidato, por meio do formulário de inscrição online;
  • Este processo de seleção é válido para o ano letivo de 2019.

Atenção: Para realizar a prova escrita o candidato deverá portar documento oficial de identificação com foto e entregar a ficha de inscrição, gerada pelo sistema, impressa e assinada. A entrada na sala de prova será permitida das 13h30min às 14 horas.

 

Atenção

a) O/A candidato/a deverá comparecer ao local da arguição portando documentos que comprovem sua trajetória acadêmica e ou profissional conforme especificado no item 7 do edital.

b) O não-comparecimento à arguição na data, local e horário definidos no cronograma implica eliminação do/a candidato/a do processo seletivo.

 

 REFERÊNCIAS INDICADAS PARA A PROVA ESCRITA

BOISIER, S. Desarrollo (local): ¿De qué estamos hablando? In: Madoery, Oscar e Vázquez Barquero, Antonio (Eds.),Transformaciones globales, Instituciones y Politicas de desarrollo local. Rosario: Editorial Homo Sapiens, 2001.

BRUNO, Lúcia. Educação e desenvolvimento econômico no Brasil. Revista Brasileira de Educação v. 16, n. 48, set.-dez. 2011.

GUERRA, L. D.; RAMALHO, D. S.; SILVA, J. B. et al. Ecologia política da construção da crise ambiental global e do modelo do desenvolvimento sustentável. Revista  Internacional de Desenvolvimento Local. V. 8, N. 1, p. 09-25, Mar. 2007. Disponível em < http://www.scielo.br/pdf/inter/v8n1/a02v8n1.pdf> 

HEIDEMANN, Francisco G. Do sonho do progresso às políticas de desenvolvimento.  In: HEIDEMANN, Francisco G.; SALM, José Francisco (org). Políticas Públicas e desenvolvimento: bases epistemológicas e modelos de análise. Brasília: Editora da UNB, 2009, p. 23-39.

PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. De saberes e de territórios: diversidade e emancipação a partir da experiência Latino- Americana. GEOgraphia. vol. 8, n.16, 2006.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. 5ª edição. São Paulo: Cortez, 2008.

SAVIANI, Dermeval. A importância da educação no projeto de desenvolvimento do país. In: O Lunar de Sepé: paixão, dilemas e perspectivas na educação. Campinas: Autores Associados, 2014, p.161-174.

SILVA Junior, Roberto Donato da;  FERREIRA, Leila da Costa; LEWINSOHN, Thomas Michael. Entre hibridismos e polissemias: das sustentabilidades.  Ambient. soc., Dez 2015, vol.18, n.4, p.35-54.