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Dúvidas mais frequentes

por tassia publicado 20/02/2019 15h02, última modificação 08/04/2019 16h34
Dúvidas mais frequentes dos alunos do PPGEC e da comunidade externa

SOLICITAÇÃO

RESPONSÁVEL

PASSO A PASSO

VALIDAÇÃO DE CRÉDITOS

DISCENTE

Validação de créditos referentes a disciplinas cursadas em outras instituições, publicação de artigos e demais categorias especificadas no regulamento do programa.

1- Preencher o a ficha de requerimentos.

2- Anexar a documentação comprobatória necessária.

3- Coletar assinatura e carimbo do(a) professor(a) orientador(a).

4- Entregar a ficha de requerimento preenchida e devidamente assinada na secretaria do programa.

VALIDAÇÃO DE EXAME DE PROFICIÊNCIA

DISCENTE

1- Conferir a listagem dos certificados autorizados pela universidade.

2- Se o exame de proficiência realizado pelo discente consta no rol dos certificados autorizados pela universidade, preencher a ficha de requerimentos.

3- Coletar assinatura e carimbo do (a) professor (a) orientador.

4- Entregar a ficha de requerimento preenchida  devidamente assinada na secretaria do programa e o comprovante do exame de proficiência.

AUXÍLIO FINANCEIRO PARA EVENTOS

DISCENTE

1- Preencher digitalmente o formulário de solicitação de viagem, marcando a opção “auxílio financeiro estudantil”. Destacar o valor total solicitado e discriminar a previsão de despesas em inscrição, deslocamentos e estadia.

2- Salvar todos os documentos necessários em PDF/A (para converter o PDF em PDF/A acesse http://pdfa.bu.ufsc.br/).

3- Encaminhar o formulário de solicitação de viagem e os para o (a) orientador (a).

ORIENTADOR (A)

1- Abrir um processo no SEI, em seu departamento de origem.

2- Incluir no processo todos os documentos encaminhados pelo discente

3- Encaminhar a solicitação pelo SEI para o PPGEC.

COORDENAÇÃO

Analisar a documentação e deliberar sobre a aprovação do auxílio e do valor disponibilizado (valor máximo por ano de 500 reais para aluno de mestrado e 750 reais para aluno de doutorado – valores sujeitos a disponibilidade orçamentária).

SECRETARIA

1- Realizar requisição.

2- Encaminhar o processo às instâncias responsáveis.

DISCENTE

Em até 5 dias após o evento, encaminhar ao (à) orientador(a):

- Recibo de pagamento da Taxa de Inscrição;
-Comprovante de pagamento das passagens e os respectivos cartões de
embarque;
- Comprovante de participação no evento;
- Relatório sucinto das atividades realizadas com destaque na relevância do
trabalho apresentado. O mesmo deverá estar assinado pelo aluno e pelo
orientador/coorientador (anexo III)

ORIENTADOR (A)

Anexar os comprovantes encaminhados pelo discente ao processo gerado no SEI .

 

OBS: Não serão processadas solicitações entregues no formato impresso ou recebidas por e-mail. A antecedência mínima para realização da requisição é de no mínimo 30 dias antes do evento.

AGENDAMENTO DE QUALIFICAÇÃO (MESTRADO/ DOUTORADO)

DISCENTE

1- Preencher todos os campos da ficha de agendamento de qualificação.                                                         

2- Enviar a ficha de agendamento por e-mail para a secretaria.                                                                           

3- Entregar cópia física da ficha de agendamento assinada na secretaria.                        

OBS: O agendamento deve ser realizado com antecedência mínima de 1 semana se todos os membros da banca forem servidores da UTFPR e com 2 semanas se houver membro externo. Caso seja necessária a compra de passagem para membro da banca, o agendamento deve ser realizado com antecedência mínima de 30 dias.

AGENDAMENTO DE DEFESA (MESTRADO/ DOUTORADO)

DISCENTE

1- Preencher todos os campos da ficha de agendamento de defesa.                                     

2- Enviar a ficha de agendamento por e-mail para a secretaria.  

3- Entregar cópia física da ficha de agendamento assinada na secretaria.                            

OBS: O agendamento deve ser realizado com antecedência mínima de 15 dias se todos os membros da banca forem da Região Metropolitana de Curitiba e com antecedência mínima de 30 dias se houver membro externo e/ou seja necessária a compra de passagem para membro da banca.

ENTREGA DA VERSÃO FINAL

DISCENTE

1- Seguir o passo a passo disponibilizado no checklist para conclusão do mestrado ou doutorado LINK.

2- Entregar na secretaria do programa uma cópia impressa encadernada, CD com arquivo digital da dissertação, além dos demais documentos especificados no checklist.

OBS: a capa da versão impressa deve seguir o modelo da UTFPR e o arquivo salvo no CD deve vir completo com a ficha catalográfica e termo de aprovação, além de capa nos moldes da universidade.

DECLARAÇÃO DE CONCLUSÃO DO CURSO

DISCENTE

Solicitar diretamente no DERAC.

OBS: O DERAC só estará apto a emitir a declaração de conclusão após pedido de diplomação por parte da secretaria.

REALIZAÇÃO DA MATRÍCULA NAS DISCIPLINAS

DISCENTE

1- Durante o período de matrículas, acessar o Portal do Aluno.

2- Selecionar as disciplinas que gostaria de cursar.

3- Aguardar homologação da matrícula pelo(a) orientador(a) e pela coordenação.

OBS: Apenas após todas essas etapas será possível obter declaração de matrícula pelo próprio sistema acadêmico.                                                            

CONFIRMAÇÃO DE MATRÍCULA

ORIENTADOR (A)/ COORDENAÇÃO

O sistema não gera uma janela de confirmação de requerimento de matrícula, mas isso não significa que a matrícula não foi feita. A confirmação acontecerá apenas após aprovação da orientação e coordenação. Caso o sistema já esteja fechado, entre em contato com o/a orientador/a ou com a coordenação.

CANCELAMENTO DE MATRÍCULA EM DISCIPLINAS

DISCENTE

1- Verificar o período permitido para cancelamento de disciplinas.

2- Preencher o  formulário de requerimentos do DERAC.

3- Entregar o formulário preenchido na secretaria do PPGEC.

4- A coordenação avalia o pedido e encaminha o parecer ao DERAC.  

PRORROGAÇÃO DO PRAZO DE DEFESA

DISCENTE

1- Preencher a ficha de requerimentos anexando uma justificativa para o pedido, além de provável data de defesa.

2- Coletar assinatura e carimbo do(a) professor(a) orientador(a).

3- Entregar a documentação na secretaria do programa.

MUDANÇA DE ORIENTADOR OU ACRÉSCIMO COORIENTADOR

DISCENTE

1- Preencher a ficha de requerimentos.

2- Coletar assinatura dos professores.

3- Entregar a ficha de requerimentos na secretaria.

 

TRANCAMENTO DO CURSO

DISCENTE

1- Preencher o formulário de requerimentos do DERAC.

2- Coletar assinatura do professor orientador.

3- Entregar a ficha de requerimentos na secretaria.

 

DESLIGAMENTO DO CURSO

DISCENTE

1- Preencher o formulário de requerimentos do DERAC.

2- Coletar assinatura do professor orientador.

3- Entregar a ficha de requerimentos na secretaria.

 

Secretaria Stricto-Sensu Ecoville 
Caso a sua dúvida não esteja respondida acima, basta entrar em contato por e-mail (stricto-ecoville-ct@utfpr.edu.br), pessoalmente (sala da administração, bloco B) ou via telefone (41 3279-4516).