Dúvidas mais frequentes
SOLICITAÇÃO |
RESPONSÁVEL |
PASSO A PASSO |
VALIDAÇÃO DE CRÉDITOS |
DISCENTE |
Validação de créditos referentes a disciplinas cursadas em outras instituições, publicação de artigos e demais categorias especificadas no regulamento do programa. 1- Preencher o a ficha de requerimentos. 2- Anexar a documentação comprobatória necessária. 3- Coletar assinatura e carimbo do(a) professor(a) orientador(a). 4- Entregar a ficha de requerimento preenchida e devidamente assinada na secretaria do programa. |
VALIDAÇÃO DE EXAME DE PROFICIÊNCIA |
DISCENTE |
1- Conferir a listagem dos certificados autorizados pela universidade. 2- Se o exame de proficiência realizado pelo discente consta no rol dos certificados autorizados pela universidade, preencher a ficha de requerimentos. 3- Coletar assinatura e carimbo do (a) professor (a) orientador. 4- Entregar a ficha de requerimento preenchida devidamente assinada na secretaria do programa e o comprovante do exame de proficiência. |
AUXÍLIO FINANCEIRO PARA EVENTOS |
DISCENTE |
1- Preencher digitalmente o formulário de solicitação de viagem, marcando a opção “auxílio financeiro estudantil”. Destacar o valor total solicitado e discriminar a previsão de despesas em inscrição, deslocamentos e estadia. 2- Salvar todos os documentos necessários em PDF/A (para converter o PDF em PDF/A acesse http://pdfa.bu.ufsc.br/). 3- Encaminhar o formulário de solicitação de viagem e os para o (a) orientador (a). |
ORIENTADOR (A) |
1- Abrir um processo no SEI, em seu departamento de origem. 2- Incluir no processo todos os documentos encaminhados pelo discente 3- Encaminhar a solicitação pelo SEI para o PPGEC. |
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COORDENAÇÃO |
Analisar a documentação e deliberar sobre a aprovação do auxílio e do valor disponibilizado (valor máximo por ano de 500 reais para aluno de mestrado e 750 reais para aluno de doutorado – valores sujeitos a disponibilidade orçamentária). |
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SECRETARIA |
1- Realizar requisição. 2- Encaminhar o processo às instâncias responsáveis. |
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DISCENTE |
Em até 5 dias após o evento, encaminhar ao (à) orientador(a): - Recibo de pagamento da Taxa de Inscrição; |
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ORIENTADOR (A) |
Anexar os comprovantes encaminhados pelo discente ao processo gerado no SEI . |
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OBS: Não serão processadas solicitações entregues no formato impresso ou recebidas por e-mail. A antecedência mínima para realização da requisição é de no mínimo 30 dias antes do evento. |
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AGENDAMENTO DE QUALIFICAÇÃO (MESTRADO/ DOUTORADO) |
DISCENTE |
1- Preencher todos os campos da ficha de agendamento de qualificação. 2- Enviar a ficha de agendamento por e-mail para a secretaria. 3- Entregar cópia física da ficha de agendamento assinada na secretaria. OBS: O agendamento deve ser realizado com antecedência mínima de 1 semana se todos os membros da banca forem servidores da UTFPR e com 2 semanas se houver membro externo. Caso seja necessária a compra de passagem para membro da banca, o agendamento deve ser realizado com antecedência mínima de 30 dias. |
AGENDAMENTO DE DEFESA (MESTRADO/ DOUTORADO) |
DISCENTE |
1- Preencher todos os campos da ficha de agendamento de defesa. 2- Enviar a ficha de agendamento por e-mail para a secretaria. 3- Entregar cópia física da ficha de agendamento assinada na secretaria. OBS: O agendamento deve ser realizado com antecedência mínima de 15 dias se todos os membros da banca forem da Região Metropolitana de Curitiba e com antecedência mínima de 30 dias se houver membro externo e/ou seja necessária a compra de passagem para membro da banca. |
ENTREGA DA VERSÃO FINAL |
DISCENTE |
1- Seguir o passo a passo disponibilizado no checklist para conclusão do mestrado ou doutorado LINK. 2- Entregar na secretaria do programa uma cópia impressa encadernada, CD com arquivo digital da dissertação, além dos demais documentos especificados no checklist. |
OBS: a capa da versão impressa deve seguir o modelo da UTFPR e o arquivo salvo no CD deve vir completo com a ficha catalográfica e termo de aprovação, além de capa nos moldes da universidade. |
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DECLARAÇÃO DE CONCLUSÃO DO CURSO |
DISCENTE |
Solicitar diretamente no DERAC. OBS: O DERAC só estará apto a emitir a declaração de conclusão após pedido de diplomação por parte da secretaria. |
REALIZAÇÃO DA MATRÍCULA NAS DISCIPLINAS |
DISCENTE |
1- Durante o período de matrículas, acessar o Portal do Aluno. 2- Selecionar as disciplinas que gostaria de cursar. 3- Aguardar homologação da matrícula pelo(a) orientador(a) e pela coordenação. OBS: Apenas após todas essas etapas será possível obter declaração de matrícula pelo próprio sistema acadêmico. |
CONFIRMAÇÃO DE MATRÍCULA |
ORIENTADOR (A)/ COORDENAÇÃO |
O sistema não gera uma janela de confirmação de requerimento de matrícula, mas isso não significa que a matrícula não foi feita. A confirmação acontecerá apenas após aprovação da orientação e coordenação. Caso o sistema já esteja fechado, entre em contato com o/a orientador/a ou com a coordenação. |
CANCELAMENTO DE MATRÍCULA EM DISCIPLINAS |
DISCENTE |
1- Verificar o período permitido para cancelamento de disciplinas. 2- Preencher o formulário de requerimentos do DERAC. 3- Entregar o formulário preenchido na secretaria do PPGEC. 4- A coordenação avalia o pedido e encaminha o parecer ao DERAC. |
PRORROGAÇÃO DO PRAZO DE DEFESA |
DISCENTE |
1- Preencher a ficha de requerimentos anexando uma justificativa para o pedido, além de provável data de defesa. 2- Coletar assinatura e carimbo do(a) professor(a) orientador(a). 3- Entregar a documentação na secretaria do programa. |
MUDANÇA DE ORIENTADOR OU ACRÉSCIMO COORIENTADOR |
DISCENTE |
1- Preencher a ficha de requerimentos. 2- Coletar assinatura dos professores. 3- Entregar a ficha de requerimentos na secretaria. |
TRANCAMENTO DO CURSO |
DISCENTE |
1- Preencher o formulário de requerimentos do DERAC. 2- Coletar assinatura do professor orientador. 3- Entregar a ficha de requerimentos na secretaria. |
DESLIGAMENTO DO CURSO |
DISCENTE |
1- Preencher o formulário de requerimentos do DERAC. 2- Coletar assinatura do professor orientador. 3- Entregar a ficha de requerimentos na secretaria. |
Secretaria Stricto-Sensu Ecoville
Caso a sua dúvida não esteja respondida acima, basta entrar em contato por e-mail (stricto-ecoville-ct@utfpr.edu.br), pessoalmente (sala da administração, bloco B) ou via telefone (41 3279-4516).