Você está aqui: Página Inicial > Sobre > Histórico do PPGEC
conteúdo

Histórico do PPGEC

por tassia publicado 20/02/2019 14h52, última modificação 20/02/2019 14h52

PPGEC

 

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC) do Câmpus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) foi recomendado pela Capes em 2008 e iniciou suas atividades em 2009. Ele nasceu no contexto da primeira Universidade Tecnológica criada no Brasil. A UTFPR é uma Instituição Federal de Ensino Superior, oriunda da transformação do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná, em 2005, que herdou uma longa e expressiva trajetória na educação profissional e pesquisa tecnológica. Ela se caracteriza por seu conhecimento especializado e no foco à tecnologia. Além disso, busca a competência em transformar conhecimento em tecnologia, dando à sociedade a oportunidade de perceber a utilidade do conhecimento e em consequência a importância da instituição.


O PPGEC da UTFPR teve seu início em 2009 com a reunião de docentes do Departamento Acadêmico de Construção Civil (DACOC) e Departamento Acadêmico de Química e Biologia (DAQUIB). O Departamento Acadêmico de Construção Civil - DACOC contribuiu com pesquisadores com larga experiência e conhecimentos relacionados, principalmente, nas áreas de geotécnica, estruturas, materiais, saneamento e gestão da construção. O Departamento Acadêmico de Química e Biologia - DAQUIB trouxe um aporte de conhecimentos e experiências nas áreas limnologia, eco toxicologia, tratamento de água e efluentes. Esta particularidade determinou o foco das atividades dos programas em duas áreas de concentração: construção civil e meio ambiente.

A primeira oferta do PPGEC foi o Curso de Mestrado Acadêmico de Engenharia Civil. Nesta oferta (2009) tiveram 15 candidatos inscritos e 8 selecionados. Em 2010, foram 56 inscritos e 20 selecionados. Em 2017, para o mestrado foram 98 inscritos e 30 selecionados. Ainda, neste mesmo ano, ocorreram 28 inscrições para o doutorado e 10 candidatos selecionados, totalizando 126 candidatos e 40 selecionados, uma concorrência de 3,2 candidatos por vaga no Mestrado e 2,8 candidatos por vaga no doutorado.

Em 2009 e 2010 o Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil funcionou na sede centro do Campus Curitiba da UTFPR. Este foi um período caracterizado pela estruturação inicial do programa e pela busca de recursos materiais e humanos. A estruturação inicial focou-se na definição de rotinas administrativas, regulamentações, estruturação de linhas e projetos de pesquisa. A busca de recursos humanos, por um lado, focou na divulgação intensa do programa visando um aumento da procura pelo curso de Mestrado e, por outro lado, na consolidação do “núcleo duro” dos docentes permanentes. Estas ações visaram o estabelecimento de uma base solida para dar suporte ao crescimento do Programa.

O ano de 2011 foi marcado pela mudança da antiga Sede Centro para a nova Sede Ecoville. Esta mudança teve um impacto positivo nas atividades de ensino e pesquisa em consequência da disponibilização de novas áreas de trabalho, estudo, investigação e ensino. O PPGEC foi instalado em uma área de 975 m2 no 3° andar do Bloco IJ. No novo espaço foi possível implantar 3 salas de aulas para até 44 discentes, 1 sala para 22 discentes, 8 salas para docentes do programa, sala para alunos com áreas individuais e coletivas para estudo. Todos os docentes contam com espaço físico próprio. Os ambientes podem ser individuais ou para dois docentes.

A prática interdisciplinar recebeu forte incentivo motivado pela disponibilização das novas instalações físicas ampliadas e do parque de novos equipamentos disponíveis, visto que a definição da arquitetura das áreas assim como especificação dos equipamentos foi fruto de discussão e análise por parte do conjunto de docentes de cada Área de Conhecimento e a priorização das implantações das argumentações entre os grupos.

Em 2013, cinco anos após a abertura do Mestrado, já se fizeram sentir os benefícios de uma maior dinâmica relativa ao aprofundamento da prática interdisciplinar, melhoria qualitativa da produção científica e maior inserção nacional do Programa. O PPGEC obteve a nota 4 da avaliação trienal da CAPES. Isso possibilitou o desenvolvimento da proposta de abertura do curso de Doutorado em Engenharia Civil (cuja proposta foi submetida e aprovada pela CAPES em 2014) já a partir de 2015, com avanços ainda maiores e mais rápidos nas áreas de produção, aplicação e disseminação do conhecimento por meio do ensino, da pesquisa e da extensão. A atuação integrada às atividades departamentais contribui e viabiliza forte integração com a graduação.

No ano de 2015, o PPGEC, atento ao que dispôs o relatório de avaliação da Capes, promoveu modificação estrutural de seu corpo docente, restringindo o porte do corpo docente permanente por meio da avaliação de indicadores.

Em 2016 ocorreu a defesa da primeira defesa de tese de doutorado no PPGEC. A tese foi defendida pelo doutorando Kiril Alekseev. O título da tese foi a “Utilização da lama vermelha, da escória siderúrgica e da areia de fundição para a produção de materiais cerâmicos ambientalmente amigáveis”, sob orientação do professor Vsevolod Mymrine.

O Curso de Mestrado atualmente conta com 120 dissertações defendidas nos seus oito anos de atividade. O PPGEC tem hoje 103 alunos regulares (77 de mestrado e 26 de doutorado) e 25 alunos especiais de mestrado, totalizando 128 alunos. No último processo de seleção, no final de 2017, obteve 98 candidatos ao curso de mestrado e 22 candidatos ao curso de doutorado.

Em 2017, foi divulgado o resultado da avaliação quadrienal (2013, 2014, 2015 e 2016) sendo atribuído ao Programa o conceito 4 em virtude de seus bons indicadores.