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Exame de Qualificação

por silmaracamargo publicado 27/07/2022 15h01, última modificação 29/07/2022 09h50
Procedimentos para AGENDAR E REALIZAR

SEGUIR TUTORIAL DISPONÍVEL NA PÁGINA DO PROGRAMA

TUTORIAL — última modificação 05/10/2020 17h26

Obs.: Este tutorial também estará disponível no Sistema Acadêmico (SA) e Portal do Aluno

 ORIENTAÇÕES COMPLEMENTARES AO TUTORIAL

1. ANTERIORMENTE AO AGENDAMENTO DO EXAME DE QUALIFICAÇÃO

 ORIENTADOR(A):

1.1         Solicitar, por meio de requerimento específico, ao Colegiado do Programa, a aprovação dos membros examinadores que comporão a banca do exame de qualificação.
1.1.1     Para tal submissão, verificar o calendário de reuniões mensais do Colegiado.
1.2         Verificar se a composição da banca atende às normas do Programa.
 
2. PARA AGENDAMENTO DO EXAME DE QUALIFICAÇÃO
 
ALUNO(A):
2.1         Solicitar o agendamento do exame de qualificação, com no mínimo 30 (trinta) dias de antecedência, no Portal do Aluno, através do link “Solicitação Marcação da Defesa-Qualificação” (seguir tutorial disponível).
2.2         Para o agendamento, solicitar junto à Secretaria do Programa a reserva de sala, no caso de bancas presenciais.
2.2.1     Nos casos de banca 100% remota (somente permitida em casos excepcionais, como por exemplo Pandemia COVID-19), a mesma deverá ser realizada em sala virtual (recomenda-se a utilização da Videoconferência RNP – Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (https://conferenciaweb.rnp.br/).
2.3         No formulário de solicitação, preencher todos os campos.
2.4         Informar no campo “Local”, a sala reservada ou o link da sala virtual onde a banca será realizada.
2.5         Incluir os membros da banca (servidores titulares e suplentes, membros externos titulares e suplentes, conforme o caso).
2.5.1     Caso o membro externo não esteja cadastrado, encaminhar ao e-mail do Programa a Ficha de Cadastro de Membro Externo devidamente preenchida.
2.6         Enviar solicitação para o(a) Orientador(a).
2.7      Formatar a proposta do projeto de dissertação/tese de acordo com as normas de redação da Biblioteca da UTFPR (Normas para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos) e encaminhar para a banca examinadora.
2.8         Agendar antecipadamente teste dos equipamentos e conferência da sala onde será realizada a banca, se for o caso.
2.8.1     Para as bancas 100% remotas ou que possuam participantes em videoconferência, realizar antecipadamente testes do equipamento, sistema, aplicativo, entre outros, a serem agendados a critério dos membros da banca examinadora.
 
ORIENTADOR(A):
2.9         Analisar, corrigir e complementar, se necessário, os dados do agendamento da banca encaminhado pelo(a) aluno(a) - Stricto Professor Orientador – Marcação Defesa/Qualificação (Orientador) e “Disponibilizar ao Coordenador” (seguir tutorial disponível).
 
SECRETARIA:
2.10       Agendar os locais das bancas.
2.11       Alimentar a página do Programa com as bancas.
2.12       Cadastrar membros externos.
2.13       Realizar os procedimentos administrativos (diárias, passagens, etc).
2.14       Lançar o resultado da banca no SA.
 
COORDENADOR(A):
2.15       Conferir todos os dados do agendamento das bancas em Stricto Coordenador – Marcação Defesa/Qualificação (Coordenador) e confirmar a banca (seguir tutorial disponível).
 
3. NO DIA DO EXAME DE QUALIFICAÇÃO
 
ALUNO(A):
3.1         Estar presente, no mínimo, 01 (uma) hora antes do horário marcado para a retirada de chave da sala e teste dos equipamentos necessários.
3.1.1     Caso o exame de qualificação ocorra fora do horário de atendimento dos setores envolvidos, verificar a necessidade de retirar a chave em data anterior.
Obs.: A UTFPR não disponibiliza café, chá, água mineral, copos plásticos, etc para bancas.
 
ORIENTADOR(A):
3.2         Acessar Stricto Professor Orientador – Dia da Banca e seguir o tutorial disponível.
3.3         Inserir nas observações da ata as recomendações da banca.
3.4         Observar e ajustar o campo editável da ata, conforme o caso.
3.5         Retirar declarações de presença na secretaria do Programa para alunos ouvintes ou gerar lista de presença da sala virtual e encaminhar ao e-mail do Programa.
3.6         Assinar a Ata e liberar através do Sistema Acadêmico (SA) a assinatura para os membros da banca e candidato(a).
 
4             REFERÊNCIAS
 
 
 Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC) 

 

Documento atualizado em 27/07/2022.