conteúdo

Docentes do Doutorado

por admin publicado 20/04/2018 12h20, última modificação 10/11/2023 14h40
Linha de Pesquisa: Educação Tecnológica

Abrange compreensão, discussão e utilização de conhecimentos e ferramentas científico-tecnológicas que possam auxiliar o(a) docente atuante na Educação Tecnológica a resolver problemas da realidade de sala de aula, promovendo conhecimentos diferenciais e melhorias impactantes para sua prática educacional e processos associados.

- Ciência, educação, tecnologia e sociedade

 A Educação Tecnológica promovida pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná visa à preparação do futuro cidadão-trabalhador, capaz de pensar, agir, decidir, fugindo dos modelos divisionistas do trabalho com competência para o enfrentamento de uma sociedade em constante mudança. Entre seus objetivos, destaca a relevância em aproximar o cidadão da interação com a ciência e com a tecnologia em todas as dimensões do contexto socioambiental, considerando-se as suas relações recíprocas, oportunizando-se às pessoas uma concepção ampla e humanista do contexto científico-tecnológico. Tais perspectivas tendem a levar os indivíduos a exercer a sua cidadania, pois assim teremos um olhar diferente sobre a educação e sobre o nosso papel enquanto cidadãos. Diante disso, promove compreensão, pesquisa e desenvolvimento centrados entre os condicionantes da educação, da ciência, da tecnologia e da sociedade e ambiente. Para tanto, procura analisar e compreender os vários conhecimentos, sua construção histórica e suas diferentes linguagens, suas implicações e interdependências, bem como suas inter-relações com o contexto científico-tecnológico e social agregado a desdobramentos históricos, políticos e filosóficos.

O projeto procura também analisar e discutir questões que envolvam o processo educacional, resultando no desenvolvimento de perspectivas pedagógicas que possam auxiliar pesquisadores/docentes em sua formação/atuação no processo educacional (tanto em nível Fundamental, Médio, Educação Profissional, Superior e Formação Continuada) imerso num contexto científico-tecnológico-social em contínua transformação.

 

Sublinhas

Descrição

Professores

Desenvolvimento de produtos para a Educação Tecnológica

Admite projetos voltados ao planejamento, a criação, a testagem e a verificação de produto educacional técnico ou tecnológico, passível ou não de proteção, que possa gerar ativos de propriedade industrial ou intelectual. O produto desenvolvido deve ter aderência com a área de Ensino de Ciência e Tecnologia e produzir impacto e ter aplicabilidade educacional voltada para o letramento tecnológico e metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem,  priorizando o caráter inovativo tecnológico e social.

Prof. Dr. Antonio Carlos Frasson

Profª. Drª. Alessandra Dutra

Profª. Dr. Claudia Tania Picinin

Ensino nas Engenharias e nas Tecnologias

Admite projetos a serem desenvolvidos que versam em algum dos seguintes temas: análise e propostas curriculares para cursos de engenharia e outras tecnologias; formação de professores para ensino superior, particularmente nas engenharia; análises de reprovação, retenção, evasão em cursos de engenharia; usos de metodologias ativas no ensino superior e particularmente nas engenharias; ensino das ciências básicas (matemática, física, química) e ensino das tecnologias nas engenharias.

Prof. Dr. Luiz Alberto Pilatti

Prof. Dr. Luis Mauricio Martins de Resende

Prof. Dr. André Luis Trevisan

Profª. Drª. Marizete Righi Cechin

Informática no ensino das ciências e da tecnologia

Admite projetos de pesquisa voltados ao desenvolvimento, aplicação ou avaliação de tecnologias computacionais na área de Ensino ou Educação com abordagem de conteúdos desde a educação básica ao ensino superior.

Profª. Drª. Sani de Carvalho Rutz da Silva

Prof. Dr. Awdry Feisser Miquelin

Profª. Drª. Alessandra Dutra

Relações entre ciência, tecnologia e sociedade no ensino-aprendizagem

Admite projetos de pesquisas voltados ao ensino com enfoque Ciência e Tecnologia; Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) para os diferentes níveis de escolaridade e na formação inicial e continuada de professores.

Profª. Drª. Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro

Profª. Drª. Rosemari Monteiro C. Foggiatto Silveira

Prof. Dr. Awdry Feisser Miquelin

Profª. Dr. Eloiza Aparecida Silva Avila Matos