Histórico
A Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Câmpus de Ponta Grossa, iniciou suas atividades de pós-graduação a partir de um esforço conjunto entre os docentes dos Câmpus Curitiba e Ponta Grossa, conseguindo aprovar, no final de 2003, a Pós-graduação Stricto-Sensu, com a oferta do Curso de Mestrado em Engenharia de Produção, com duas linhas de concentração: Gestão do Conhecimento e Inovação; e Gestão da Produção e Manutenção. Atualmente, além do mestrado, são ofertados cursos de especialização voltados para essas áreas.
A criação dos Cursos Superiores de Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, em 1998, emergiu a perspectiva de fortalecimento das respectivas áreas de Ensino, principalmente voltada à Educação Tecnológica. Desde então, até a transformação em UTFPR, de modo informal, ao longo do tempo, os docentes do respectivo Campus, envolvidos diretamente com a pesquisa em ensino, trocaram ideias em torno das possibilidades efetivas de tornar a UTFPR, além de formadora de pesquisadores capazes de atuar no meio produtivo, tendo sua formação através do Programa de Pós-graduação em Engenharia da Produção, também, voltar-se para a formação de profissionais interessados em pesquisar e atuar efetivamente no ensino.
Desta forma, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná teve em seu escopo, o objetivo de construir uma sólida compreensão do processo ensino-aprendizagem, pelas vias do ensino e da pesquisa, para possibilitar a formação de docentes-pesquisadores. Profissionais, capazes de trabalhar de forma coerente com as estruturas de pensamentos exigidas pela ciência, pela tecnologia e relacioná-las com suas inserções na realidade educacional e social, dando-lhes tratamento adequado a interdependência de conteúdos e disciplinas para a formação de visão das interconexões da tecnologia com todas as esferas do macrossocial.
Aguardando o contexto apropriado, caracterizado pela massa crítica exigida e pela determinação política das respectivas unidades acadêmicas em fortalecer as áreas, no âmbito da pós-graduação, iniciou-se na referida Instituição, em 2006, o I Curso de Especialização em Educação Científica e Tecnológica, visando a inserção de profissionais críticos-reflexivos no contexto científico-tecnológico e social em contínua transformação.
A abertura do curso desencadeou a necessidade da formação de um grupo de pesquisa, para que pós-graduandos e docentes pudessem ter um espaço de discussão, pesquisa e produção tendo sempre como tema norteador a sala de aula. O grupo foi denominado CETS (Ciência, Educação, Tecnologia e Sociedade), criado com o objetivo de buscar a compreensão e discussão dos vários conhecimentos e suas diferentes linguagens, suas implicações e interdependências, suas inter-relações com o contexto científico-tecnológico e social; analisar e desenvolver estratégias pedagógicas como subsídios a pesquisadores/docentes em sua formação/atuação no processo educacional (tanto em nível Médio, Técnico, Superior ou Formação Continuada).
Deste modo, com o respaldo do Curso de Especialização em Educação Científica e Tecnológica e o grupo de pesquisa CETS, percebe-se a viabilidade de se consolidar um programa de pós-graduação em nível de Mestrado Profissional na UTFPR, voltado ao Ensino da Ciência e da Tecnologia. Esse fato ocorre, não somente, para ampliar as perspectivas de pesquisa na Instituição, mas principalmente, pela presença de demanda em buscar alternativas para o comprometimento dos conteúdos e procedimentos didático-pedagógicos com a inserção de conhecimentos relacionados à ciência, à tecnologia e à sociedade numa perspectiva de educação científica e tecnológica continuada.