Mestrado
Objetivos
Geral
Proporcionar qualificação científica e formação profissional nas áreas de ensino pertinentes ao programa, promovendo a atualização curricular acerca do conhecimento científico e tecnológico contemporâneo, no sentido de elevar a capacidade de elaborar novas estratégias e processos de entender, questionar e utilizar os conhecimentos científicos e tecnológicos, a fim de contribuir para melhoria do processo de ensino-aprendizagem em seus diversos níveis.
Específicos
Promover reflexões que envolvam o processo de ensino e aprendizagem, visando o desenvolvimento de perspectivas pedagógicas que possam auxiliar os profissionais em sua formação/atuação no processo educacional nos diversos níveis de ensino;
Propiciar investigações e reflexões epistemológicas, sociais e culturais acerca do conhecimento científico e tecnológico e suas contribuições no contexto do ensino e aprendizagem;
Possibilitar o conhecimento, a utilização e a produção de diferentes materiais didáticos e estratégias de ensino que promovam a construção de saberes para o ensino e aprendizagem.
Averiguar as contribuições dos diversos espaços de ensino e aprendizagem (formais e não formais) para a construção de saberes científicos e tecnológicos no ensino e aprendizagem.
Justificativa
A UTFPR, em seu ato de educar, assume importante papel, concebendo que a tarefa de pensar a educação nunca se conclui, pois se a sociedade, a ciência e a tecnologia se modificam constantemente, a educação deve adequar-se às novas exigências oriundas dessas mudanças. Tal afirmativa exige que se possibilitem aos cidadãos conhecimentos, habilidades e competências para que possam atuar numa sociedade dinâmica. Assim, o foco de preocupação recai sobre os docentes atuantes nas várias instituições, nos diversos níveis de ensino. É necessário avaliar se esses docentes, encontram-se preparados para assumir o desafio de elevar o padrão educacional do País, de modo a favorecer não só aos alunos a construção do conhecimento científico e tecnológico, mas sua compreensão, assumindo uma postura crítico-reflexiva perante a realidade circundante.
Nesse sentido, desde sua fundação, em 1993, o Campus de Ponta Grossa, estabeleceu em seu projeto institucional importantes metas. Uma delas, a de capacitar seus docentes para a pesquisa voltada para as áreas de Ciência, Tecnologia e Produção, de maneira que esses profissionais pudessem formar uma massa crítica com vistas ao estudo e resolução de problemas provenientes do sistema produtivo, centrando-se em trabalhos práticos, respaldados por um consistente embasamento teórico que objetivo e o atendimento de demandas do ambiente industrial local e regional. A meta vem sendo atingida com a implantação do Mestrado Acadêmico em Engenharia da Produção com duas linhas de concentração a Gestão do Conhecimento e Inovação; e Gestão da Produção e Manutenção.
Outra importante meta estabelecida foi a de formar profissionais capazes de efetuar/realizar/viabilizar a inserção da ciência e da tecnologia na realidade educacional e social, trabalhando com a interdependência dos conhecimentos sob um enfoque mais crítico e reflexivo, visando a melhoria do processo ensino-aprendizagem. Para tanto, a Instituição investiu na formação de docentes em cursos de pós-graduação distribuídos nas áreas de Educação e Ensino. O primeiro fruto desse investimento foi a abertura do I Curso de Especialização em Educação Científica e Tecnológica, (2006) com o intuito de conjugação de saberes para a inserção de profissionais críticos-reflexivos no contexto científico-tecnológico e social em contínua transformação. O curso gera a necessidade da formação de um grupo de pesquisa, para que pós-graduandos e docentes pudessem ter um espaço de discussão, pesquisa e produção voltados para a área de ensino. Nasce o grupo de pesquisa CETS (Ciência, Educação, Tecnologia e Sociedade).
A UTFPR vislumbra que a segunda meta, pode ser legitimamente atingida com a implantação de um programa de mestrado que pudesse agregar os docentes oriundos das áreas de Educação, Ensino, Ciências e áreas afins, de maneira que esses promovessem a qualificação científica e profissional de professores nas áreas de ensino. Tal programa teria como objetivo elevar a capacidade docente de elaborar novas estratégias e processos de entender, questionar e utilizar os conhecimentos científicos e tecnológicos, a fim de contribuir para melhoria do ensino-aprendizagem em seus diversos níveis de ensino em nosso País.
Desta forma, ao analisar o contexto regional, em que se insere o Campus de Ponta Grossa, percebe-se que a criação de um espaço acadêmico strictu sensu, atenderia de fato aos anseios, de docentes oriundos das diversas instituições de ensino, por consolidar reflexões acerca de o processo ensino-aprendizagem, desenvolver perspectivas pedagógicas para a formação/atuação no processo educacional (tanto em nível Básico, Técnico, Superior).
Tendo em vista a existência de potencial massa crítica no Campus Ponta Grossa e a demanda de profissionais da região, submete-se a CAPES (março/2007) o projeto para a implantação do Mestrado Profissional em Ensino de Ciência e Tecnologia. O programa, aprovado em julho de 2007, visa a constituir-se em um espaço para o exercício dos diálogos inter e multidisciplinares, promovendo uma formação profissional mais adequada às exigências de um mercado em constante mutação, exigindo cada vez mais uma atividade reflexiva, crítica e inovadora aplicada diretamente a atuação profissional do docente, na produção de conhecimento diretamente associado a prospecção de problemas e soluções para o ensino-aprendizagem dos conhecimentos científico-tecnológicos.
O compromisso do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciência e Tecnologia, dada a vocação da Universidade Tecnológica, é promover estudos e pesquisas em que o contexto de sala de aula seja objeto de investigação. Com esse enfoque, dar suporte teórico para que o docente tenha condições de inovar sua prática em termos de compreensão e aplicação da ciência e da tecnologia. A pesquisa, abordada dessa maneira, aproxima os estudos promovidos na Academia às práticas escolares.
Motivos para Escolha
Exposição de motivos sobre a escolha por um mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia
Necessidade cada vez maior de uma formação continuada dos docentes que vise não apenas à imersão em pesquisas, mas lhes assegure/possibilite atuar de forma crítica e decisiva no mundo profissional, localizando, reconhecendo, identificando e, sobretudo, utilizando o conhecimento construído de modo a agregar valor es a suas atividades, sejam elas de interesse pessoal ou coletivo.
Atuação dos docentes como multiplicadores, que compartilham seus conhecimentos com os demais profissionais no seu campo de atuação, o que favorecerá a formação de grupos de discussão e de pesquisas, objetivando a elaboração de projetos a serem desenvolvidos em seus contextos de atuação.
A sociedade exige que os docentes sejam capazes de trabalhar de forma coerente com as estruturas de pensamentos determinadas pela ciência e pela tecnologia, sabendo relacioná-las com suas inserções na realidade educacional e social, ao mesmo tempo em que saibam dar tratamento adequado à interdependência de conteúdos e disciplinas para a formação de visão das interconexões da tecnologia com todas as esferas do macrossocial.
Requisitos
Requisitos para obtenção do título
Para obtenção do título de Mestre em Ensino de Ciência e Tecnologia, o discente deverá cumprir os seguintes requisitos:
- O aluno deverá obter no mínimo 24 (vinte e quatro) créditos
- Para isso, deverá ter concluído e sido aprovado em 18 (dezoito) créditos em disciplinas e 6 (seis) créditos através dos seguintes mecanismos:
i) Estágio supervisionado (2 créditos), assim distribuídos:
- Acompanhamento sistemático da ação docente do mestrando, diretamente em sala de aula, com um mínimo de seis horas-aula, ao longo de, no máximo um ano;
- Apresentação do planejamento das atividades a serem desenvolvidas;
- Apresentação de relatórios das atividades desenvolvidas;
ii) atividades complementares (1 a 4 créditos) assim distribuídas
- Pesquisas que incluem a participação em seminários, palestras, workshops, congressos, disciplinas específicas e outras atividades autorizadas pelo Colegiado;
- Tópicos especiais;
iii) O Teste de Suficiência em Língua Estrangeira Moderna (Inglês)
Deverá ser realizado no dia da matrícula ou durante a realização do curso.
iv) Defesa de dissertação
Na dissertação exige-se que o candidato demonstre domínio do objeto de estudo e capacidade de expressar-se sobre ele.
Duração
O curso terá duração máxima de 24 (vinte e quatro) meses
Requisitos Básicos Considerados na Estrutura Curricular
I. Propiciar condições para a conclusão do curso de Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia no período máximo de dois anos;
II. Apresentar uma perspectiva pedagógica ajustada aos objetivos específicos do curso;
III- Formar o profissional que tenha condições de inovar sua prática docente em termos da compreensão e aplicação da ciência e da tecnologia, no que tange os conteúdos das disciplinas em seus aspectos teóricos, metodológicos e epistemológicos, tendo em vista o uso das novas tecnologias e materiais didáticos que venham aprimorar a prática docente.
IV. A estrutura curricular prevê a exigência de trabalho final do discente que demonstre domínio do objeto de estudo e capacidade de expressão estruturada adequadamente sobre tal objeto – a ser avaliado por uma banca de acadêmicos qualificados.