PROCEDIMENTOS PARA DEFESA DE DISSERTAÇÃO NO PPGEM
A partir de 01/10/2020 os procedimentos para agendamento de defesa de Qualificação e Dissertação de mestrado devem ser realizados diretamente no sistema acadêmico da UTFPR. A PROPPG disponibilizou tutorial descritivo para cada uma das ações:
Complementarmente abaixo estão descritas sucintamente as etapas necessárias:
Etapas Pré-Defesa
1. Enviar para a secretaria do programa através do e-mail: ppgem-cp@utfpr.edu.br o Formulário de Cadastro de Membros de Banca preenchido, para que seja efetivado o cadastro dos mesmos.
2. Aluno(a) – Preencher o Formulário de Defesa disponível no portal do aluno. (vide tutorial)
3. Orientador(a) – Aprovar Formulário de Defesa preenchido pelo aluno. (vide tutorial)
4. Membro Externo(a) – Assinatura Termo de Responsabilidade. (vide tutorial)
5. Coordenador(a) – Confirmar a defesa. (vide tutorial)
Dia da Banca
1. Orientador(a) – Confirma dados da banca, edita a composição da banca, gera documentos e disponibiliza para assinatura dos membros (Participantes internos, externos e discente). (vide tutorial)
2. Aluno(a) – Assina os documentos disponibilizados. (vide tutorial)
3. Membros – Assinam os documentos disponibilizados. (vide tutorial)
4. Coordenador(a) – Assina Certificado de Participação disponibilizado. (vide tutorial)
Etapas Pós-Defesa
1. Aluno(a) – Correção da dissertação no prazo estipulado pela banca.
2. Aluno(a) – Preenchimento e inclusão da folha de rosto (Folha-de-rosto_M_D.doc), neste documento há um espaço disponível para a inclusão da licença de publicação, que deve ser escolhida em conjunto com o orientador(a). Na Resolução 01/2020 do PPGEM está elencada a licença disponível.
3. Inclusão da Folha de Aprovação emitida pelo Sistema Acadêmico, que não deve conter assinaturas ou rubricas (documento disponibilizado pela secretaria do programa).
4. Aluno(a) – Incluir o Termo de Aprovação na versão final, encaminhar para o orientador(a) que deverá analisar se todas as solicitações dos membros da banca foram atendidas, bem como efetivar o upload da versão final em PDF no Sistemas Coorporativos UTFPR conforme disponível em Procedimento para entrega de versão final_Stricto Sensu.
Obs: A instrução normativa 10/2020 da PROPPG, regulamenta alguns aspectos do arquivo, que deve ser carregado no sistema acadêmico.
Entre eles destacam-se:
2. Formatos de arquivos:
Os arquivos textuais de Dissertação ou Tese devem ser entregues exclusivamente em formato PDF/A.
3. Codificação do arquivo:
A versão final do trabalho deve ser codificada por até 4 palavras significativas do seu título, redigidas em letras minúsculas, sem espaços, acentos, cedilha, pontos ou caracteres especiais.
5. Após o upload e envio da versão final efetiva pelo orientador(a), a coordenação irá encaminhar o arquivo para o DEBIB-CP, que fará a homologação e inclusão do mesmo na RIUT.
No portal da biblioteca estão disponíveis as orientações completas referentes à entrega de dissertações no âmbito dos PPGs da UTFPR.
- NORMAS PARA TRABALHOS ACADÊMICOS
Abaixo o tutorial encontra-se divido por participante:
• Aluno;
• Orientador;
• Coordenador.