Você está aqui: Página Inicial > Sobre > Histórico
conteúdo

Histórico

por ksue publicado 04/07/2018 10h34, última modificação 04/07/2018 10h35

Os cursos oferecidos pela UTFPR, Câmpus Cornélio Procópio, têm como objetivo a excelência na formação do aluno e forte atuação em áreas essenciais para o desenvolvimento do país e, em especial, da região norte do Paraná. De forma geral, esses cursos promovem a disseminação do conhecimento das mais diversas áreas necessárias à formação intelectual e profissional do aluno.

O Câmpus Cornélio Procópio, um dos onze campi integrantes da UTFPR, foi criado através do Programa de Expansão e Melhoria do Ensino Técnico do Governo Federal, nos termos da Portaria nº 67, de 06 de fevereiro de 1987, do Ministro de Estado da Educação, Jorge Konder Bornhausen, e inaugurado em 1993 pelo Ministro da Educação e do Desporto, Murílio de Avellar Hingel. Desde sua inauguração ele oferece o Curso Técnico na área de Mecânica e tornou-se um centro de referência educacional, não só na região, mas também em outros Estados da Federação.

Em 1996, com a extinção da possibilidade de se ofertar Ensino Técnico integrado ao Médio, foi decidido que seriam implantados o Ensino Médio e os Cursos Superiores de Tecnologia. Assim, em 1999, o Câmpus passou a oferecer os Cursos Superiores de Tecnologia em Eletrotécnica, Tecnologia em Mecânica e de Tecnologia em Informática. Em 2003, todos os Cursos Superiores de Tecnologia oferecidos passaram pelo processo de reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) com conceito “A”.

Após a transformação do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (CEFET-PR) em Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), foram abertos os Cursos de Engenharia Industrial Elétrica, Engenharia Industrial Mecânica, Engenharia da Computação e Engenharia em Controle e Automação, visando formar recursos humanos para atender as necessidades dos setores produtivos em desenvolvimento.

A implantação e a ampliação gradativa dos cursos de graduação são um instrumento precioso para adequar o ensino superior brasileiro ao contexto da realidade socioeconômica do país. Não se trata apenas de implantar cursos novos, mas de criar uma nova sistemática de ação, fundamentada nas necessidades da comunidade. Desta forma, a UTFPR tem primado pela verticalização do ensino, do nível técnico à pós-graduação.

A cidade de Cornélio Procópio está situada na Região Norte do estado do Paraná, distante 400 km de Curitiba. Cornélio Procópio é considerada um polo regional de ensino superior, pois além da presença do Câmpus da UTFPR, a cidade também possui um Câmpus da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e diversas faculdades privadas. A cidade recebe alunos provenientes de mais de 40 municípios situados no Norte do Paraná e Sudoeste de São Paulo. Com a adesão da UTFPR ao Sistema de Seleção Unificada (SISU), o Câmpus Cornélio Procópio passou a receber matrículas de alunos de diversos estados do País.

Cornélio Procópio pertence à Região Londrina-Maringá, na qual estão ocorrendo mudanças na estrutura e nos processos de produção e/ou na composição do emprego e seus novos requisitos.  Portanto, a cidade de Cornélio Procópio está inserida em uma região com importância social e econômica de destaque no estado do Paraná.

As especificidades regionais aparecem de forma significativa e apontam oportunidades de desenvolvimento que precisam ser potencializadas nos setores de papel, metal mecânica, plástico, turismo, produtos de consumo, saúde e microtecnologia. A indústria Mecânica compreende uma ampla e diversificada gama de produtos e processos em diferentes níveis de complexidade tecnológica, gerando resultados significativos para a economia paranaense. Por exemplo, segundo dados do IBGE, de 2006, o setor Metal Mecânico (sem o setor automotivo) representa 17,01% do número de estabelecimentos da indústria paranaense. A ampliação dos resultados econômicos e a conquista de novas posições no cenário nacional e internacional demandam das indústrias uma melhoria na sua competitividade e um grande esforço de inovação em produtos, processos e serviços. A manutenção de um padrão elevado de

desempenho exige flexibilidade, inovação e agilidade, características necessárias para a competitividade, e diretamente ligadas ao nível dos recursos e das capacidades humanas internas de cada organização. De acordo com pesquisas realizadas, os recursos humanos são um dos fatores críticos para o sucesso de uma indústria competitiva e inovadora no estado do Paraná. Nesse contexto, a implantação do Mestrado em Engenharia Mecânica nas linhas de pesquisas Caracterização e Aplicação de Materiais e Sistemas Dinâmicos é importante para atender as novas necessidades da indústria em desenvolvimento do Paraná.

A UTFPR Câmpus Cornélio Procópio procura atender a demanda regional por profissionais qualificados de Mecânica e áreas afins através da oferta do Curso Técnico em Mecânica (desde 1993), do Curso Superior de Tecnologia em Manutenção Industrial (desde 1999) e do Curso de Engenharia Mecânica (desde 2007). O Câmpus também desenvolve atividades de interação universidade, empresa e comunidade, com diversos mecanismos e programas criados para atender às demandas interna e externa. São exemplos dessa interação: estágios curriculares; visitas técnicas de professores e alunos; cursos de extensão abertos a toda comunidade; consultorias (com supervisão dos professores) para atender à demanda por soluções tecnológicas nas empresas; prestação de serviços (por exemplo, calibração e aferição de instrumentos de medição e ensaios mecânicos de materiais); e cursos de qualificação (desenho técnico, metrologia e melhoria da qualidade de produto). Além disso, existe o acompanhamento de egressos para conhecer e realimentar o processo educacional por meio da realidade do mercado de trabalho. O Câmpus mantém convênios com as indústrias da região para realizar todas essas atividades de interação.

Os grupos de pesquisa compostos pelos professores permanentes do quadro do PPGEM-CP  são certificados pela instituição e fazem parte do banco de dados do CNPQ. Na linha de pesquisa de Caracterização dos Materiais Aplicados em Engenharia, destaca-se a pesquisa na área de materiais biomédicos, desenvolvida por docentes do Câmpus, Romeu Rony Cavalcante da Costa, Rogério Akihide Ikegami e João Roberto Sartori Moreno. Na linha de pesquisa Dinâmica de Sistemas Mecânicos, destaca-se a pesquisa na área de simulações numéricas envolvendo interações fluido-estrutura aplicadas a risers submarinos utilizados na indústria off-shore para transportar óleo, gases etc., desenvolvida pelo docente Adailton Silva Borges em parceria com os docentes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Domingos Alves Rade e Aristeu da Silveira Neto. Essa pesquisa desperta grande interesse da comunidade cientifica devido sua aplicação direta na exploração de petróleo em águas profundas.

A proposta do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da UTFPR Câmpus Cornélio Procópio é relevante pela importância social e econômica da Região Londrina-Maringá, a qual pertence Cornélio Procópio, alto potencial da indústria Mecânica para o estado do Paraná e para a região.