Você está aqui: Página Inicial > Destaques > Seminários do PPGFA: "O aprendizado de maquina via redes neurais aplicado à detecção de padrões na área espacial - 2 exemplos de aplicação"
conteúdo

Notícias

Seminários do PPGFA: "O aprendizado de maquina via redes neurais aplicado à detecção de padrões na área espacial - 2 exemplos de aplicação"

O Programa de Pós-Graduação em Física e Astronomia convida a todos para o seminário (via webconf) que ocorrerá no dia 20/03/2019 às 10h20 na Sala N-111

Pesquisadora MSc. Claudia Medeiros do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE
publicado: 19/03/2019 13h38 última modificação: 22/03/2019 07h18

O aprendizado humano cerebral vem sendo explorado de forma a tornar possível o desenvolvimento da inteligência artificial. O objetivo principal é permitir que o ser humano transforme os nossos recursos tecnológicos adaptáveis às mesmas sensibilidades e habilidades na tomada de decisões humanas somados a eficiência do tempo de processamento computacional das máquinas. A neurociência nos mostra que a criação de conexões entre neurônios cerebrais são sensíveis a estímulos, e estes criam "elos" que determinam padrões de reconhecimento e assim estruturam a rede cerebral no que consideramos inteligência de aprendizado. Traduzindo esses conceitos para a área computacional, a nova revolução tecnológica recebe o nome de redes neurais artificiais (RNAs), que são a implementação de técnicas computacionais análogas aos neurônios cerebrais. Isso significa, sensíveis a entrada de dados e capaz de identificar padrões e estruturas em informações (dados). Dessa forma são formadas conexões (como neurotransmissores cerebrais), realimentados pelo sistema, que garantem que esses padrões representem a informação que se deseja “aprender". Não obstante a relevância da técnica, a gama de aplicações é extremamente vasta e já está presente no cotidiano de todas as pessoas. Assim, é imprescindível para as novas gerações de profissionais no mercado pensarem a forma e implementação dessa tecnologia nas suas áreas foco. Por meio desse seminário pretendo apresentar duas técnicas que empregamos no tratamento de dados científicos na área espacial e, dessa forma, estimular novas gerações de alunos a utilizarem redes neurais para desenvolvimento de soluções tecnológicas.