Notícias
Seminários do PPGFA: "Desenvolvimento de instrumentos ópticos para observações da estrutura magnética da atmosfera solar"
O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA E ASTRONOMIA CONVIDA A TODOS PARA O SEMINÁRIO QUE OCORRERÁ NO DIA 27/03/2019 às 10h Sala N111 - Bloco N (DAFIS-CT - UTFPR - Sede Centro).
As emissões eletromagnéticas e corpusculares do Sol são fortemente moduladas pela evolução da estrutura magnética da atmosfera solar, que é impressa na superfície do Sol. A evolução da estrutura magnética conduz tanto a alterações graduais da atividade solar quanto a eventos eruptivos violentos que afetam a Heliosfera como um todo. Em particular, a atividade solar afeta os componentes neutros e ionizados da atmosfera terrestre, que tem impacto direto nas atividades humanas desde a agricultura até sistemas tecnológicos. O magnetismo solar é governado pelo transporte de energia desde as camadas internas até a sua atmosfera. Apesar das observações sistemáticas terem revelado diversas características da evolução da atividade solar em escalas de tempo de segundos até milênios, ainda não se compreende os processos físicos que governam a variabilidade dos ciclos magnéticos e suas mudanças em escalas de tempo maiores que algumas décadas. Neste contexto, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e o Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA) estão desenvolvendo um instrumento para realizar estimativas da distribuição do campo magnético solar na região da fotosfera baseado em observações óticas utilizando um telescópio solar. O Instrumento proverá medidas do vetor campo magnético e da velocidade na linha de visada na fotosfera solar. Como o campo magnético solar ancorado na superfície solar produz grande parte das estruturas atmosféricas e eventos energéticos nas camadas externas da atmosfera solar e influencia significativamente a Heliosfera, o desenvolvimento deste instrumento é muito importante para os objetivos científicos do INPE e do LNA. Os esforços do grupo de trabalho estão voltados para a instalação do instrumento no Observatório do Pico dos Dias (OPD/LNA) até dezembro de 2022. O instrumento proposto está sendo projetado para operar no solo, mas deve ser flexível o suficiente para operar em balões e em plataformas espaciais no futuro. Desta maneira, nosso principal objetivo é adquirir progressivamente capacidade de construir instrumentos em estado-da-arte para medidas do campo magnético da superfície solar e estimativas da velocidade na linha de visada, e contribuir para os esforços da comunidade científica internacional para ampliarmos nosso conhecimento de como nossa estrela vizinha, o Sol, funciona.
Para receber certificado de participação acesse o even3: https://www.even3.com.br/SEMPPGFA