Educação Científica com Enfoque CTSA - FCET 37
Ementa: Fundamentos da Educação Científica. Fundamentos filosóficos, sociólogos e históricos dos estudos CTS. Concepções e práticas do enfoque CTSA. Relações entre Educação Científica e enfoque CTSA.
Referências
BAZZO, W.A. Ciência, tecnologia e sociedade e o contexto da educação tecnológica. Florianópolis: EdUFSC, 1998.
BAUMAN, Z. Tempos líquidos. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.
DAGNINO, R. O Pensamento Latino-Americano em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PLACTS) e a obra de Andrew Feenberg. IN: NEDER, R. (org.). A teoria crítica de Andrew Feenberg: racionalização democrática, poder e tecnologia. Brasília: Observatório do Movimento pela Tecnologia Social na América Latina, 2010.
FEENBERG, A. What is philosophy of technology? Lecture for the Komaba undergraduates, 2003. Disponível em: http://www.sfu.ca/~andrewf/komaba.htm. Acesso em: 10 out. 2015.
GONZÁLEZ, M. I. G.; LÓPEZ, J. A. C.; LUJÁN, J. L. L. Ciencia, tecnología y sociedad - una introducción al estudio social de la ciencia y la tecnología. Madrid: Tecnos, 1996.
GONZÁLEZ, M. I. G.; LÓPEZ, J. A. C.; LUJÁN, J. L. L. Ciencia, tecnologia y sociedad: lecturas selecionadas. Barcelona: Ariel, 1997.
GRISPUN, M. P. S. Z. Educação Tecnológica. IN: GRINSPUN, M.P.S.Z. (org.). Educação Tecnológica - Desafios e Perspectivas. São Paulo: Cortez, 2001.
LATOUR, B. Ciência em ação: como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora. São Paulo: Editora UNESP, 2000.
LEFF, E. Epistemologia ambiental. São Paulo: Cortez, 2001.
MACLEOD, K. A. Integrating Science, Technology, Society and Environment (STSE) into physics teacher education: Pre-service teachers’ perceptions and challenges. 2012. 225p. Thesis (Doctor of Philosophy) - Ontario Institute for Studies in Education, University of Toronto, Toronto, Canada, 2012.
MEDINA, M.; SANMARTÍN, J. (Org.). Ciencia, tecnología e sociedad - estúdios interdisciplinares en la universidad, en la educación y en la gestión pública. Barcelona: Anthropos, 1990.
MITCHAM, C. ¿Qué es la filosofia de la tecnología? Barcelona: Anthropos, 1989.
PACEY, A. La cultura de la tecnología. Cidade do México: Fondo de Cultura Económica, 1990.
POSTMAN, N. Tecnopólio: a rendição da cultura à tecnologia. São Paulo: Nobel, 1994.
PEDRETTI, E.; NAZIR, J. Currents in STSE Education: Mapping a Complex Field, 40 Years On. Science Education, v. 95, n. 4, p. 601-626, 2011.
RATCLIFFE, M.; GRACE, M. Science Education for Citizenship: teaching socio-scientific issues. Philadelphia: Open University Press, 2003.
RICARDO, E.C. Debate Educação CTSA: obstáculos e possibilidade para sua implementação no contexto escolar. Ciência & Ensino, v. 1, número especial, nov. 2007.
ZEIDLER, D. L.; HERMAN, B. C.; SADLER, T. D. New directions in socioscientific issues research. Disciplinary and Interdisciplinary Science Education Research, p. 1-11, 2019.
ZIMAN, J. Teaching and learning about science and society. Cambridge: Cambridge University Press, 1980.
ZOLLER, U. The Technology/Education Interface: STES Education for All. Canadian Journal of Education, v. 17, n. 1, p. 86-91, 1992.