Você está aqui: Página Inicial > Área Acadêmica > Disciplinas > Ementas das disciplinas > Educação Científica com Enfoque CTSA - FCET 37
conteúdo

Educação Científica com Enfoque CTSA - FCET 37

por marcelolambach publicado 24/02/2020 10h50, última modificação 24/02/2020 10h50

Ementa: Fundamentos da Educação Científica. Fundamentos filosóficos, sociólogos e históricos dos estudos CTS. Concepções e práticas do enfoque CTSA. Relações entre Educação Científica e enfoque CTSA.

Referências

BAZZO, W.A. Ciência, tecnologia e sociedade e o contexto da educação tecnológica. Florianópolis: EdUFSC, 1998.

BAUMAN, Z. Tempos líquidos. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.

DAGNINO, R. O Pensamento Latino-Americano em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PLACTS) e a obra de Andrew Feenberg. IN: NEDER, R. (org.). A teoria crítica de Andrew Feenberg: racionalização democrática, poder e tecnologia. Brasília: Observatório do Movimento pela Tecnologia Social na América Latina, 2010.

FEENBERG, A. What is philosophy of technology? Lecture for the Komaba undergraduates, 2003. Disponível em: http://www.sfu.ca/~andrewf/komaba.htm. Acesso em: 10 out. 2015.

GONZÁLEZ, M. I. G.; LÓPEZ, J. A. C.; LUJÁN, J. L. L. Ciencia, tecnología y sociedad - una introducción al estudio social de la ciencia y la tecnología. Madrid: Tecnos, 1996.

GONZÁLEZ, M. I. G.; LÓPEZ, J. A. C.; LUJÁN, J. L. L. Ciencia, tecnologia y sociedad: lecturas selecionadas. Barcelona: Ariel, 1997.

GRISPUN, M. P. S. Z. Educação Tecnológica. IN: GRINSPUN, M.P.S.Z. (org.). Educação Tecnológica - Desafios e Perspectivas. São Paulo: Cortez, 2001.

LATOUR, B. Ciência em ação: como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora. São Paulo: Editora UNESP, 2000.

LEFF, E. Epistemologia ambiental. São Paulo: Cortez, 2001.

MACLEOD, K. A. Integrating Science, Technology, Society and Environment (STSE) into physics teacher education: Pre-service teachers’ perceptions and challenges. 2012. 225p. Thesis (Doctor of Philosophy) - Ontario Institute for Studies in Education, University of Toronto, Toronto, Canada, 2012.

MEDINA, M.; SANMARTÍN, J. (Org.). Ciencia, tecnología e sociedad - estúdios interdisciplinares en la universidad, en la educación y en la gestión pública. Barcelona: Anthropos, 1990.

MITCHAM, C. ¿Qué es la filosofia de la tecnología? Barcelona: Anthropos, 1989.

PACEY, A. La cultura de la tecnología. Cidade do México: Fondo de Cultura Económica, 1990.

POSTMAN, N. Tecnopólio: a rendição da cultura à tecnologia. São Paulo: Nobel, 1994.

PEDRETTI, E.; NAZIR, J. Currents in STSE Education: Mapping a Complex Field, 40 Years On. Science Education, v. 95, n. 4, p. 601-626, 2011.

RATCLIFFE, M.; GRACE, M. Science Education for Citizenship: teaching socio-scientific issues. Philadelphia: Open University Press, 2003.

RICARDO, E.C. Debate Educação CTSA: obstáculos e possibilidade para sua implementação no contexto escolar. Ciência & Ensino, v. 1, número especial, nov. 2007.

ZEIDLER, D. L.; HERMAN, B. C.; SADLER, T. D. New directions in socioscientific issues research. Disciplinary and Interdisciplinary Science Education Research, p. 1-11, 2019. 

ZIMAN, J. Teaching and learning about science and society.  Cambridge: Cambridge University Press, 1980.

ZOLLER, U. The Technology/Education Interface: STES Education for All. Canadian Journal of Education, v. 17, n. 1, p. 86-91, 1992.