Você está aqui: Página Inicial > Área Acadêmica > Disciplinas > Ementas das disciplinas > Educação e Novas tecnologias - FCET47
conteúdo

Educação e Novas tecnologias - FCET47

por marcelolambach publicado 27/07/2021 12h08, última modificação 27/07/2021 12h08

EMENTA:

Estudo sobre os fundamentos, usos e impactos das novas tecnologias na formação e na prática de professores das diferentes áreas de ensino, tendo como base a criação de objetos de aprendizagem e o uso de ambientes de aprendizagem voltados à construção de  conhecimento autônomo e criativo.

 

Referências Básicas:

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de; VALENTE, José A. Tecnologias e Currículo: trajetórias convergentes ou divergentes? São Paulo: Paulus, 2011.
ALMEIDA, Elizabeth B. de; DIAS, Paulo; SILVA, Bento Duarte da. (Orgs.) Cenários de inovação para a sociedade digital. São Paulo: Edições Loyola, 2013.
APARICI, Roberto (Org.). Educomunicação: para além do 2.0. São Paula: Paulinas, 2014.
AREU, Graciela Inés Presas, FOFONCA, Eduardo. (Orgs.) Integração de Tecnologias e da Cultura Digital na Educação: múltiplos olhares. Curitiba, CRV, 2014.
BAUMAN, Zygmunt. Medo líquido. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008.
BRITO, Glaucia da. S.; FOFONCA, E.  Metodologias Pedagógicas Inovadoras e Educação Híbrida: para pensar a construção ativa de perfis de curadores de conhecimento. In: Eduardo Fofonca; Marcelo Estevam; Glaucia da Silva Brito; Nuria Pons Vilardell Camas. (Org.). Metodologias Pedagógicas Inovadoras: contextos da Educação Básica e da Educação Superior. 1ed.Curitiba: Editora IFPR, 2018, v. 1, p. 12-24.
CAMAS, N. P.; FOFONCA, E.  Convergências Tecnológicas e Imersivas na Educação Básica. (Org.). São Carlos, Pedro & João Editores, 2019, 197p.
CAMAS, N. P.;  BRITO, G. S. da. Metodologias ativas: uma discussão acerca das possibilidades práticas na educação continuada de professores do ensino superior. Revista Diálogo Educacional. Curitiba, PUC-PR. Disponível em https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/1981-416X.17.052.DS01. Acesso em 04 de jan. de 2017.
COLL, Cesar; MONEREO, C. (Org.). Psicologia da Educação Virtual. Aprender e Ensinar com as Tecnologias da Informação e Comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FOFONCA, Eduardo. A Era da Curadoria: o que importa é saber o que importa! Educação e formação de pessoas em tempos velozes. Educar em Revista, v. 34, p.311-315, 2018.

.