Você está aqui: Página Inicial > Área Acadêmica > Disciplinas > Ementas das disciplinas > Tópicos 2: Educar com a Matemática - FCET25
conteúdo

Tópicos 2: Educar com a Matemática - FCET25

por ksue publicado 22/08/2019 11h48, última modificação 26/09/2019 16h09

Ementa: A necessidade humana de constituição de conhecimentos matemáticos; a matemática como ciência e enquanto linguagem de outras ciências; articulação entre a matemática e outras ciências; a matemática veiculada no sistema escolar; a matemática como fio condutor para educar pessoas, o
professor em formação: reflexões sobre o ensino e articulações com outros modos disciplinares da ciência.
Bibliografia:
CARAÇA, B. J. Conceitos fundamentais da matemática. Lisboa: Tipografia Matemática, 1951.
D AMBROSIO, U. Da realidade à ação: reflexões sobre educação matemática. Campinas: Summus,
1986.
_____________. Educação matemática: da teoria à prática. Campinas: Papirus, 1996.

GIARDINETTO, J. R.B. Matemática escolar e matemática da vida cotidiana. Campinas: Autores
Associados, 1999.
GRANGER, G.G. A ciência e as ciências. São Paulo: Editora UNESP, 1994.
LEONTIEV, A. O desenvolvimento do psiquismo. São Paulo: Centauro, 2004.
MALINOWSKI, B. Uma teoria científica da cultura. 3.ed. Rio de Janeiro, Zahar, 1975.
MOREIRA, P.C. A formação matemática do professor: licenciatura e prática docente escolar. Belo
Horizonte, Autêntica Editora, 2010.
MOURA, A.R.L.de; LIMA, L.C.; MOURA, M.O.de; MOISÉS, R.P. Educar com a Matemática
Fundamentos. São Paulo: Cortez, 2016.
SFORNI, M.S.F. Aprendizagem conceitual e organização do ensino: contribuições da teoria da
atividade. Araraquara: JM Editora, 2004.
SKOVSMOSE, Ole. Educação Matemática crítica: a questão da democracia. Papirus: São Paulo,
2001