Formação Docente: histórico, práticas, saberes e contemporaneidade - FCET29
Ementa:
Discussões e reflexões a respeito dos modelos de formação docente ao longo da história e os
pressupostos teórico-epistemológicos que os fundamentam. Análise de pesquisas voltadas à
compreensão do desenvolvimento histórico da educação científica e tecnológica no Brasil, no contexto
das diferentes correntes pedagógicas e epistemológicas predominantes ao longo do tempo no país e no
exterior. Associação das teorias educacionais com as diferentes correntes epistemológicas.
Referências:
APPLE, M. W.; AU, W.; GANDIN, L. A. Educação Crítica: análise internacional. Porto Alegre:
Artmed, 2011.
ARROYO, M. G. Ofício de Mestre: imagens e auto-imagem. 9ªed. Petrópolis: Vozes, 2007.
BOLÍVAR, Antonio (org.). Profissão Professor: o itinerário profissional e a construção da escola. Bauru:
Edusc, 2002.
BORBA, M. C. (org.). Tendências Internacionais em Formação de Professores de
Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
CACHAPUZ, Formação de Professores de Ciências – perspectivas de ensino. Porto: CEEC.
2000.
CAMPOS, Casemiro de Medeiros. Saberes Docentes e Autonomia dos Professores. Petrópolis:
Vozes, 2007.
CANÁRIO, R. (org.). Formação e Situações de Trabalho. Porto: Porto Editora. 1997. Colecção
“Ciências da Educação”.
CHAKUR, C. R. S. L. Desenvolvimento Profissional Docente: contribuições de uma leitura
piagetiana. Araraquara: JM Editora, 2001.
FREIRE, P.; SHOR, I. Medo e Ousadia – o cotidiano do professor. 2ª ed. Rio de Janeiro: Paz e
Terra, 1999.
CONTRERAS, J. A. Autonomia de Professores. São Paulo: Cortez, 2002.
GADOTTI, M. Pedagogia da Práxis. 2ª ed. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 1998.
GATTI, B. Formação de Professores e Carreira. Problemas e movimentos de renovação. 2.ed.
Campinas/BR: Autores Associados. 2000. Coleção “Formação de professores”).
______. Políticas Docentes no Brasil: um estado da arte. Bernardete Angelina Gatti, Elba Siqueira
de Sá Barretto e Marli Eliza Dalmazo de Afonso André. – Brasília: UNESCO, 2011.
______; SÁ BARRETO, E. S.(coord.). Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília:
UNESCO, 2009.
GAUTHIER, C. et al. Por uma Teoria da Pedagogia – pesquisas contemporâneas sobre o
saber docente. 3ª ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2013. Coleção “Fronteiras da Educação”.
GIGER, I. P. O discurso do professor sobre sua própria ação: questões metodológicas da entrevista. In:
Anna Rachel Machado (org.). In: Uma Abordagem Discursiva. Londrina: Eduel, 2004.
GIROUX, H. A. Os Professores como Intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da
aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 1997.
GIROUX, H. Teoria Crítica e Resistência em Educação. Petrópolis: Vozes, 1986. GUARNIERI, M.
R. (org). Aprendendo a ensinar: o caminho nada suave da docência. Campinas: Autores Associados,
2000. Coleção “Polêmicas do Nosso Tempo”.
MIZUKAMI, M. G. N. Escola e Aprendizagem da Docência: processos de investigação e
formação. São Carlos: EdUFSCar, 2002
NÓVOA, A. (org.). Profissão Professor. Porto: Porto Editora. 1991. Colecção “Ciências da Educação”.
NÓVOA, A.. Os Professores e a sua Formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992.
NÓVOA, A.. Vidas de Professores. Porto: Porto Editora, 1995.
PORLÁN, R.; RIVERO, A. El Conocimiento de los Profesores: una propuesta formativa en el
área de ciencias. Sevilla: Díada Editora, 1998.
RIOS, T. A. Compreender e Ensinar: por uma docência da melhor qualidade. São Paulo:
Cortez, 2001.
RIVERO, C. M. L.; GALLO, S. (orgs). A Formação de Professores na Sociedade do
Conhecimento. Bauru: Edusc. 2004. Coleção “Educar”.
SAVIANI, D. et al. O Legado Educacional do Século XX no Brasil. Campinas: Autores Associados,
2004. Coleção “Educação Contemporânea”.
SCHÖN, D. A. Educando o Profissional Reflexivo: um novo design para o ensino e a
aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 8ª ed. Petrópolis: Vozes, 2007.
______; LESSARD, C.. O Ofício de Professor: história, perspectivas e desafios
internacionais. São Paulo: Editora Vozes, 2008.
______. O Trabalho Docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de
interações humanas. Petrópolis: Vozes, 2005.
ZEICHNER, K. Novos Caminhos para o Praticum. In: Antonio Nóvoa (Coord.). Os Professores e sua
Formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.
- Teses e Dissertações sobre Formação de Professores de Ciências e Matemática.
- Escolas Internacionais de Formação de Professores de Professores de Ciências e Matemática.
- Artigos contemporâneos sobre Formação de Professores de Ciências e Matemática.
- Documentos Nacionais referentes Políticas sobre Formação de Professores