Você está aqui: Página Inicial > Área Acadêmica > Disciplinas > Ementas das disciplinas > Tendências de Pesquisas sobre Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Ciências e Matemática - FCET26
conteúdo

Tendências de Pesquisas sobre Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Ciências e Matemática - FCET26

por ksue publicado 22/08/2019 11h46, última modificação 26/09/2019 16h08

Ementa:
Políticas públicas para implantação das TIC no contexto educacional brasileiro; Análise de documentos oficiais (PCNs, LDB e Diretrizes Curriculares); Tendências de pesquisas sobre TIC no Ensino de Ciências e Matemática.
Referências:
ALMEIDA, Fernando José de. Educação e informática: os computadores na escola. São Paulo:
Cortez, 2012.
ATAÍDE, J. F.; MESQUITA, N. A. S. O Arborescer das TIC na Educação: da raiz aos ramos mais recentes.
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 7, n. 1, 2014.
BARROQUEIRO, C. H.; AMARAL L. H.; O uso das tecnologias da informação e da comunicação no
processo de ensino-aprendizagem dos alunos nativos digitais nas aulas de física e matemática.
REnCiMa: Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 2, n. 2, 2011.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais – Introdução. Brasília: MEC,
1997
BRASIL. Ministério da Ciência e Tecnologia. Sociedade da Informação no Brasil: livro verde.
Organizado por Tadao Takahashi, Brasília, 2000.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais
Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, 2013.
BRITO, Gláucia da Silva; PURIFICAÇÃO, Ivonélia da. Educação e novas tecnologias: um repensar.
Curitiba: Ibpex,2011.
Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2010. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e
comunicação no Brasil: 2005-2009. São Paulo, 2010. Disponível em: < http://www.cetic.br/media
/docs/publicacoes/2/tic-edicao-especial-5anos.pdf> Acesso em: 23/06/2017
Comitê Gestor da Internet no Brasil. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e
comunicação nas escolas brasileiras: TIC Educação 2010. São Paulo, 2011. Disponível em: <
http://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/tic-educacao-2010.pdf> Acesso em: 23/06/2017
Comitê Gestor da Internet no Brasil. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e
comunicação nas escolas brasileiras: TIC Educação 2010. São Paulo, 2011. Disponível em: <
http://www.cgi.br/media/docs/publicacoes/2/tic-educacao-2012.pdf > Acesso em: 23/06/2017
Comitê Gestor da Internet no Brasil. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e
comunicação nas escolas brasileiras: TIC Educação 2013. São Paulo, 2014. Disponível em: <
http://www.cetic.br/media/docs/publicacoes/2/tic-educacao-2013.pdf> Acesso em: 23/06/2017
Comitê Gestor da Internet no Brasil. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e
comunicação nas escolas brasileiras: TIC Educação 2014. São Paulo, 2015. Disponível em:<http://www.cgi.br/media/docs/publicacoes/2/TIC_Educacao_2014_livro_eletronico.pdf> Acesso em:23/06/2017

Comitê Gestor da Internet no Brasil. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e
comunicação nas escolas brasileiras: TIC Educação 2015. São Paulo, 2016. Disponível em:
<http://www.cgi.br/media/docs/publicacoes/2/TIC_Edu_2015_LIVRO_ELETRONICO.pdf > Acesso
em: 23/06/2017
FREIRE, Paulo e PAPERT, Seymour. O futuro da escola. (Diálogo gravado entre Paulo Freire e
Seymour Papert). São Paulo: TV PUC-SP, 1995.
JACON, Liliane da Silva Coelho; KALHIL, Josefina Barrera. O professor formador e as competências em
tecnologia de informação e comunicação: Um estudo sobre quais recursos computacionais estes
profissionais utilizam na elaboração do seu material didático. Amazônia: Revista de Educação em
Ciências e Matemáticas, v. 8, n. 15, 2011.
KAWAMURA, Lili Katsuco. Novas Tecnologias e Educação. São Paulo: Ática, 2001.
MACÊDO J. A. de; PEDROSO, L. S.; VOELZKE, M. R.; ARAÚJO, M. S. T. de. Levantamento das
abordagens e tendências dos trabalhos sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação apresentados
no XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 31, n. 1,
2014.
MARCHIORI, Patrícia Zeni. A visão de vanguarda do projeto “Digitando o futuro”: a inclusão digital e a
voz dos incluídos. Revista Informação & Sociedade, João Pessoa, v. 18, n.1, p.147-157, jan./abr.
2008. Disponível em: <http://www.ies.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/1731>. Acesso em:
23/06/2017.
PRETTO, Nelson De Luca. Professores-autores em rede. In: SANTANA, Bianca, ROSSINI, Carolina e
PRETTO, Nelson De Luca. (Organizadores). Recursos Educacionais Abertos: práticas
colaborativas políticas públicas – 1. ed., 1 imp.
– Salvador: Edufba; São Paulo: Casa da Cultura Digital. 2012.
SANTANA, Bianca, ROSSINI, Carolina e PRETTO, Nelson De Luca.
(Organizadores). Recursos Educacionais Abertos: práticas colaborativas
políticas públicas – 1. ed., 1 imp. – Salvador: Edufba; São Paulo: Casa da Cultura
Digital. 2012.
SAVIANI, Dermeval. O trabalho como princípio educativo frente às novas tecnologias. In: FERRETTI,
Celso João, MADEIRA, Felícia, ZIBAS, Dagmar, FRANCO, Maria Laura. (Org.). Novas tecnologias,
trabalho e educação – um debate multidisciplinar. Petrópolis: Vozes, 1994.
SCHUHMACHER, VERA R. NIEDERSBERG; FILHO, JOSÉ DE PINHO ALVES. A TIC nos Projetos
Político Pedagógicos das Licenciaturas. Dynamis, v. 19, n. 1, 2013.
UNESCO. Padrões de Competência em TIC para professores. Marco político. 2009. Disponível
em <http://unesdoc.unesco.org/images/0015/001562/156210por.pdf> Acesso em: 23/06/2017