Você está aqui: Página Inicial > Área Acadêmica > Disciplinas > Ementas das disciplinas > Tópicos 2: Tendências em Educação Matemática - FCET27
conteúdo

Tópicos 2: Tendências em Educação Matemática - FCET27

por ksue publicado 22/08/2019 11h59, última modificação 27/02/2020 19h23

Ementa:
Tendências metodológicas no ensino de Matemática. Resolução de Problemas. Investigação Matemática. Jogos Matemáticos. Modelagem Matemática. Etnomatemática. Tecnologias Digitais na Educação Matemática. História da Matemática. Laboratório de Matemática. Artes e Matemática. Outras
tendências metodológicas para o ensino de Matemática.
Referências

ALENCAR, E. S.; LAUTENSCHLAGER, E et al. Modelagem Matemática nos anos iniciais. São Paulo: Editora Sucesso, 2014.

ALMEIDA, L. W.; SILVA, K. P.; VERTUAN, R. E. Modelagem Matemática na Educação Básica. São Paulo: Editora Contexto, 2012.

BICUDO, M. A. V.; BORBA, M. C. (Orgs.). Educação Matemática – Pesquisa em Movimento. São
Paulo: Cortez Editora, 2004.

BIEMBENGUT, M. S; HEIN, N. Modelagem Matemática no Ensino. São Paulo: Contexto, 2000.

BOLEMA: Boletim de Educação Matemática, vol. 25, n.41, 2011 (Edição Especial de Comemoração de 25 anos do BOLEMA).

BORBA, M. C.; PENTEADO, M. G. Informática e educação matemática. 2. ed. Belo Horizonte:
Autêntica.

D’AMBRÓSIO, U. Etnomatemática – Arte ou Técnica de Explicar e Conhecer. São Paulo:
Editora Ática, 1990.

__________. Etnomatemática – elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte:
Autêntica, 2007. (Coleção Tendências em Educação Matemática).

FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e
metodológicos. Campinas: Autores Associados, 2006.

GRANDO, R. C. O Conhecimento Matemático e o Uso de Jogos na Sala de Aula. 2000. 239f.
Tese (Doutorado), Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000.

KALINKE, M. A.; MOCROSKY, L.; ESTHEPHAN, V. M. Matemáticos, educadores matemáticos e tecnologias: uma articulação possível. Revista Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v.15, n.2, p. 359-378, 2013.

LORENZATO, S. O Laboratório de Ensino de Matemática na Formação do Professor.
Campinas: Autores Associados, 2009.

MIARKA, R. Etnomatemática: do ôntico ao ontológico. Tese (doutorado em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas. Rio Claro, 2011.

MIGUEL, A.; BRITO. A. J.; CARVALHO, D.L.; MENDES, I. A. História da Matemática em Atividades Didáticas. 2. ed.  rev. - São Paulo: Editora Livraria da Física, 2009.

MIGUEL, A.; MIORIM, M. A. História na Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. (Coleção Tendências em Educação Matemática).

MOTTA, M. S. Formação Inicial do Professor de Matemática no Contexto das Tecnologias
Digitais
. Revista Contexto e Educação, v. 32, n. 102. p. 170 – 2014. 2017.

MUNIZ, C. A. Brincar e Jogar: enlaces teóricos e metodológicos no campo da Educação Matemática. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2010. (Coleção Tendências em Educação Matemática).

PONTE, J. P.; BROCARDO, J.; OLIVEIRA, H. Investigações matemáticas na sala de aula. Belo
Horizonte: Editora Autêntica, 2005. (Coleção Tendências em Educação Matemática).

SILVA, R. S. R (org) Artes em Educação Matemática (recurso eletrônico). Porto Alegre: Editora Fi, 2019.

SKOVSMOSE, O. Educação Matemática Crítica: a questão da democracia. 4ed. Campinas, SP: Papirus, 2001 (Coleção Perspectivas em Educação Matemática).

VAN DE WALLE, J. A. Matemática no Ensino Fundamental: formação de professores e aplicação em sala de aula. Tradução de Paulo Henrique Colonese. 6.ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

VIANNA, C. R. Sem título. In: GARNICA, A. V. M. (Org.). Cartografias contemporâneas: mapeando a formação de professores de Matemática no Brasil. Curitiba: Appris, 2014. p. 67-85.