Você está aqui: Página Inicial > Área Acadêmica > Disciplinas > Ementas das disciplinas > Tópicos Especiais 2: História das Ciências e Matemática - FCET31
conteúdo

Tópicos Especiais 2: História das Ciências e Matemática - FCET31

por ksue publicado 22/08/2019 12h05, última modificação 26/09/2019 16h12

Ementa:
História: fontes, métodos e objetos. As Ciências e a Matemática e seu desenvolvimento e ensino ao longo da história. Institucionalização da Educação Matemática e do Ensino de Ciências no Brasil.

Referências:
BERNAL, J. Ciência na história. Lisboa. Livros Horizonte. 1976 (7 v.).
CHASSOT, A. Ensino de ciências no começo da segunda metade do século da tecnologia. In:
LOPES, A. C. e MACEDO, E. (orgs.). Currículo de ciências em debate. Campinas: Papirus, 2004, p. 13-44.
D'AMBROSIO, U. História e Educação Matemática. Cadernos CEDES, n. 40, Campinas: Papirus,
1996. p. 7-17.
FAUVEL, J. F.; MAANEN, J. V. (Eds), History in Mathematics Education. The ICMI Study.
Dordrecht / Boston / London: Kluwer Academic Publishers, v. 6, 2000.
GARNICA, A. V. M.; SOUZA, L. A. Elementos de História da Educação Matemática, São Paulo:
Cultura Acadêmica, 2012.
JIMÉNEZ, M. P.; OTERO, L. La ciencia como construcción social. Cuadernos de Pedagogía. 180,
20-22, 1990.
JULIA, D. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas,
São Paulo: SBHE, n. 1, jan-jul, p. 9-43, 2001.
KATZ, V. J. A History of Mathematics – an introduction. New York: Harper Collins College
Publishers, 1993. MIGUEL, A. Estudos histórico-pedagógicos temáticos e história-problema. In: Actas da
Deuxième Université d'Été Européenne sur Histoire et Épistémologie dans l'Éducation
Mathématique.Volume II, p. 43-49. Braga, Portugal, 1996.
KUHN, T. S. A estrutura das revoluções científicas. S. Paulo. Perspectiva. 1975.
ROQUE, T. História da matemática: uma visão crítica, desfazendo mitos e lendas. Rio de Janeiro:
Zahar, 2012.
KARP; G. SCHUBRING (Eds.), Handbook on the History of Mathematics Education. Londres:
Springer, 2014.