Você está aqui: Página Inicial > Área Acadêmica > Disciplinas > Ementas das disciplinas > Tópicos Especiais: Abordagens Metodológicas na Perspectiva do Ensino Investigativo - FCET48
conteúdo

Tópicos Especiais: Abordagens Metodológicas na Perspectiva do Ensino Investigativo - FCET48

por marcelolambach publicado 11/02/2022 11h45, última modificação 11/02/2022 11h45

Ementa:

A popularização da Ciência. A Metacognição e a Experimentação Investigativa. Interdisciplinaridade e Alfabetização científica na Escrita e Desenhos das crianças. A importância da pergunta nos processos de Alfabetização Científica. Sequência Didática com enfoque investigativo. Neuroeducação e Indicadores de Habilidades Cognitivas. Interações Discursivas e a Sequência de Ensino Investigativo.

 

Referências Básicas:

MALHEIRO, J. M. S.; ROCHA, C. J. T.; ALMEIDA, W. N. C. PAULETTI, F. Popularização da Ciência: uma análise de Atividade Experimental Investigativa em um Clube de Ciências. In: DREHMER-MARQUES, K. C.; MARQUES, J. F. Z.; RODRIGUES-MOURA, S. (Orgs.). Iniciação Científica em Ciências da Natureza na Educação Básica: abordagens, teorias e práticas, V. 01, p. 357-378. Cruz Alta (RS): Editora Ilustração, 2021.

ROCHA, C. J. T.; MALHEIRO, J. M. S. Metacognição e a experimentação investigativa: a construção categorias interativa dialógicas. Educação, v. 44, p. 32-58, Santa Maria (RS), 2019.

POMBO, O. Interdisciplinaridade e integração dos saberes. Liinc em Revista, v.1, n.1, março 2005, p. 3 -15.

ROCHA, C. J. T.; MALHEIRO, J. M. S. Experimentação Investigativa e Interdisciplinaridade como promotora da Escrita e Desenho no Ensino de Ciências. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 11, n. 06, p. 409-426, 2020.

ALMEIDA, W. N. C.; AMORIM, J. L.; MALHEIRO, J. M. S. O Desenho e a Escrita como Elementos para o Desenvolvimento da Alfabetização Científica: análise das produções dos estudantes de um Clube de Ciências. ACTIO: Docência em Ciências, v. 5, n. 3, pp. 1-23, set/dez. 2020.

SCHWARZ, M. L.; HERRMANN, T. M.; TORRI, M. C.; GOLDBERG, L. Chuva, como te queremos!: representações sociais da água através dos desenhos de crianças pertencentes a uma região rural semiárida do México. Ciênc. Educ.,Bauru, v. 22, n. 3, p. 651-669, 2016.

VIDRIK, E. C. F.; ALMEIDA, W. N. C.; MALHEIRO, J. M. S. As Contribuições de uma Sequência Didática com Enfoque Investigativo para o Ensino de Química. Experiências em Ensino de Ciências, v. 15, n. 1, pp. 488-498, 2020.

ALMEIDA, W. N. C.; MALHEIRO, J. M. S. A Argumentação e a Experimentação Investigativa no Ensino de Matemática. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia (UFSC), v. 11 n. 2, 2018.