Tópicos Especiais: Educação Científica e Tecnológica na Perspectiva Freireana - FCET46
EMENTA:
A educação dialógico-problematizadora de Paulo Freire. A perspectiva gnosiológica e metodológica de Paulo Freire. A organização do ensino, em diferentes espaços, do Ensino de Ciências e Tecnologia na perspectiva dialógico-problematizadora de Paulo Freire. A concepção de currículo e interdisciplinaridade a partir da constituição de Redes Temáticas.
Referências Básicas:
ANGOTTI, J. A. P. Fragmentos e totalidades no conhecimento científico e no ensino de ciências. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, 1991.
ANGOTTI, J. A. P. Solução alternativa para a formação de professores de ciências: um projeto educacional desenvolvido na Guiné-Bissau. 1982. Dissertação (Mestrado) – Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação da USP , São Paulo, 1982.
APPLE, M. Ideologia e currículo. São Paulo: Brasiliense, 1982.
APPLE, M. W.; AU, W.; GANDIN, L. A. Educação crítica: análise internacional. Porto Alegre: Artmed, 2011.
AU, W. Epistemology of the Oppressed: The Dialectics of Paulo Freire's Theory of Knowledge. Journal for Critical Education Policy Studies, v. 5, n. 2, nov. 2007. Disponível em: <http://www.jceps.com/?pageID=article&articleID=100>. Acesso em: 31 dez. 2012.
DELIZOICOV, D. Uma experiência em ensino de ciências na Guiné Bissau Depoimento. Revista de Ensino de Física, São Paulo, v.2, n.4. Dez. 1980.
DELIZOICOV, D. Concepção problematizadora do ensino de ciências na educação formal. Dissertação (Mestrado) – Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação da USP , São Paulo, 1982.
DELIZOICOV, D. Conhecimento, Tensões e Transições. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, 1991.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 40. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 8. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 13. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2006.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. Rio de Janeiro, RJ : Paz e Terra, Paz e Terra, 2016.
FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. 30. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.
PERNAMBUCO, M. M. Educação e escola como movimento. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, 1994.
PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências a Partir de Problemas da Comunidade. Dissertação (Mestrado) – Instituto de Física da USP. Faculdade de Educação da USP , São Paulo, 1981.
PERNAMBUCO, M. M. Projeto ensino de ciências a partir de problemas da comunidade: uma experiência no Rio Grande do Norte. Brasília: Capes/MEC/SPEC, 1983.
PONTUSCHKA, N. (Org.) Ousadia no diálogo: interdisciplinaridade na escola pública. São Paulo: Loyola, 1993.
SAUL, A. M.; SILVA, A. F. G. da. O legado de Paulo Freire para as políticas de currículo e para a formação de educadores no Brasil. R. bras. Est. pedag., Brasília, v. 90, n. 224, p. 223-244, jan./abr. 2009.
SHOR, I.; FREIRE, P. Medo e Ousadia – O Cotidiano do Professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986. Disponível em: <http://forumeja.org.br/livrospaulofreire>. Acesso em 02 mai. 2011.
SILVA, A. F. G. da. A busca do tema gerador na práxis da educação popular. Curitiba: Editora Gráfica Popular, 2007.
SILVA, A. F. G. da. A Construção do Currículo na Perspectiva Popular Crítica: das falas significativas às práticas contextualizadas. Tese (Doutorado em Educação). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2004.
SILVA, A. F. G. da. Desafios do trabalho de base na perspectiva da educação popular. Chapecó, mai. 2001. 36 slides. Trabalho não publicado.
SILVA, A. F. G. da. Desafios do trabalho de base na perspectiva da educação popular. Maceió, mar. 2002. 36 slides. Trabalho não publicado.
SILVA, A. F. G. da. Desafios do trabalho de base na perspectiva da educação popular – Encontro Regional. Campo Grande/MS, jun. 2008. 36 slides. Trabalho não publicado.