Você está aqui: Página Inicial > Área Acadêmica > Disciplinas > Ementas das disciplinas > Tópicos Especiais: Tendências de Inovação e Tecnologias no Ensino de Ciências e Matemática - FCET49
conteúdo

Tópicos Especiais: Tendências de Inovação e Tecnologias no Ensino de Ciências e Matemática - FCET49

por marcelolambach publicado 11/02/2022 11h39, última modificação 11/02/2022 11h39

Ementa:

Fundamentos de Inovação e Tecnologias no Ensino de Ciências e Matemática. Mídias, Comunicação e Formação. Educação Abertas e Redes de Aprendizagem no Ensino de Ciências e Matemática. Curadoria Digital e Recursos Educacionais Abertos. Produção de recursos audiovisuais na educação. Tendências de pesquisas sobre Tecnologias no Ensino de Ciências e Matemática (Mundos Virtuais, Realidade Aumentada, Robótica, Simulações, Inteligência Artificial, Objetos de Aprendizagem, Softwares Educacionais, Ambientes Virtuais e Aprendizagem, etc.). Tendências de Inovação no Ensino de Ciências e Matemática (Metodologias ativas, Gamificação, Aprendizagem baseada em problemas, jogos e times, Sala de Aula Invertida, Ensino Híbrido, Aprendizagem Baseada na abordagem do design, etc.)

 

Referências Básicas:

BACICH, L; MORAN, J. (Org). Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora: uma abordagem teórico prática. Editora Penso, Porto Alegre, 2018

BATES, Tony. Educar na Era digital: design, ensino e aprendizagem. [tradução de João Mattar]. 1a. ed. São Paulo: Artesanato Educacional. 2017, p. 234-368. Disponível em: http://www.abed.org.br/arquivos/Educar_na_Era_Digital.pdf. Acesso: 02 mar. 2021.

BORBA, M. C.; SILVA, R. S.; GADANIDIS, G. Fases das tecnologias digitais em Educação Matemática: Sala de aula e internet em movimento. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

BRITO, Glaucia da Silva; ESTEVAM, Marcelo; CAMAS, Nuria Pons Villardel (Orgs.). Metodologias pedagógicas inovadoras: contextos da educação básica e da educação superior. Curitiba: Editora IFPR, 2018. 183 p. v. 2

EDUCACAOABERTA. EDUCAÇÃO ABERTA. Recursos Educacionais Abertos (REA): Um caderno para professores. Campinas, 2013. Disponível em: http://educacaoaberta.org=""cadernorea="". Acesso em 10 fev. 2021.

FONSECA, F.M. e MATTAR, J. Metodologias ativas aplicadas à educação a distância: revisão de literatura. In: Revista EdaPECi. v.17, n.2. São Cristóvão (SE), maio/ago 2017. (p.185-197) Disponível em https://seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/6509/pdf. Acesso em 24 fev. 2021.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2012.

KIRNER, C. Prototipagem rápida de aplicações interativas de realidade aumentada. Tendências e técnicas em realidade virtual e aumentada. SBC, Porto Alegre, v.1, n.1, p.29- 54, 2011. Disponível em: . Acesso em: 21 mar. 2017.