Áreas de Interesse de Pesquisa dos Docentes
Alisson Antônio Martins: Desenvolve pesquisas em Educação e Ensino de Física, com ênfase nas temáticas: formação de professores de Física, processo de ensino-aprendizagem, pesquisa em Ensino de Física e livros didáticos de Ciências e de Física.
Email: amartins@utfpr.edu.br
Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/6957222191806198
Álvaro Emílio Leite: Pesquisas relacionadas à apropriação e uso do livro didático de Física e de Ciências pelos sujeitos escolares. Análise das metodologias e conteúdos presentes e ausentes nas coleções aprovadas no PNLD. Pesquisas relacionadas à formação inicial e continuada de professores de Física, discutindo questões concernentes aos perfis racional técnico, prático reflexivo e intelectual crítico.
Email: alvaroleite@utfpr.edu.br
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/4151784868437918
Arandi Ginane Bezerra Jr: Atualmente, nosso trabalho é desenvolvido a partir de duas perspectivas diversas e complementares: a pesquisa em Física / Ciência de Materiais e a pesquisa em Ensino (de Física / Ciências). A primeira diz respeito à atuação no campo interdisciplinar da nanobiofotônica, com foco na síntese de nanopartículas e nanoestruturas visando ao desenvolvimento de biosensores e sistemas para diagnóstico em saúde, ao estudo de efeitos biológicos de nanopartículas e a aplicações relacionadas à plasmônica. A segunda corresponde ao estudo, desenvolvimento, implantação e divulgação de tecnologias livres no Ensino, em particular, no Ensino de Física; outro foco é a Divulgação Científica. No PPGFCET, buscamos contribuir para a formação (inicial e continuada) de professores e para a melhoria e requintamento do ensino de ciências nas escolas e universidades brasileiras. Temos buscado desenvolver trabalhos a partir do uso da videoanálise – tema em que somos referência. Outra área em que atuamos é o Ensino de Física Moderna e Contemporânea. Também atuamos no Ensino de Biologia, com ênfase na produção de materiais didáticos. Além disso, fomentamos a divulgação de atividades de pesquisa e temas avançados relacionados à produção do conhecimento tal como se dá em laboratórios de pesquisa. Para isso, buscamos dialogar com campos diversos, incluindo o design e o jornalismo científico. Acreditamos que nossa presença e participação ativa nas comunidades de pesquisadores em Ensino e em Física / Materiais, dadas suas múltiplas inter-relações, proporciona uma perspectiva interessante e referenciada do trabalho acadêmico e de suas potencialidades e desdobramentos na escola, no laboratório e na academia.
Email: arandi@utfpr.edu.br
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/7811492311173264
Awdry Feisser Miquelin: Oriento e investigo trabalhos voltados para os seguintes eixos: Tecnologias de informação e comunicação no Ensino de Ciências, Relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade no Ensino de Ciências, Relações de complexidade entre Ciência e Arte no Ensino de Ciências.
Email: awdry@utfpr.edu.br
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/9516464037261848
Carlos Eduardo Fortes Gonzalez: Interesses de Meio Ambiente & Educação: Interessa, especificamente, a Educação Ambiental em correlação à contextualização e interdisciplinaridade na formação de professores de Ciências; em correlação à formação continuada e desenvolvimento profissional de professores de ciências e em correlação à Química e Educação Ambiental.
Email: cefortes@utfpr.edu.br
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/8289557565668912
Charlie Antoni MIquelin: Desenvolvimento e análise de novos materiais e métodos direcionados ao Ensino de Ciências em especial os envolvendo robótica, computação mídia-educação e tecnologias livres. Investigações nas relações entre arte, ciências e tecnologia visando a inserção no cotidiano escolar.
Email: charlie@utfpr.edu.br
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2797875007644990
Cláudia Regina Xavier: Em anos recentes as atividades desenvolvidas pela docente no marco do PPGFCET têm se concentrado em Métodos e Técnicas de Ensino (código do CNPq 7.08.04.02-8) e em Tecnologia Educacional (código do CNPq 7.08.04.03-6). Como produtos das orientações no Programa de Mestrado Profissional estão os recursos didáticos desenvolvidos para professores do Ensino Fundamental e Médio no ensino formal e também para o ensino não formal. Estes produtos contêm temas sobre experimentação e gerenciamento de resíduos em laboratório de Ensino; atividades para clubes de ciências; além de temas ambientais para o ensino de química regular e para EJA. A principal analise das pesquisas envolve avaliar a melhoria no processo de ensino aprendizagem; desenvolvimento de senso crítico, analítico e científico; a avaliação dos materiais disponíveis para os professores; e a aplicabilidade daqueles produzidos no GAEME (grupo de analise e elaboração de materiais para o ensino).
Email: cxavier@utfpr.edu.br
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/5220557381173979
Fabiana Roberta G.S. Hussein: Os trabalhos de pesquisa, que tenho desenvolvido e orientado nos últimos anos, abrangem os seguintes temas na área de ensino de ciências:
- Formação inicial e permanente de professores;
- Educação Inclusiva;
- Educação de Jovens e Adultos (EJA);
- Educação a distância;
- Atividades lúdicas: jogos e teatro;
- Metodologia do Ensino de Ciências/Química;
- Experimentação e Tecnologia no Ensino de Ciências/Química;
- Ensino Química e Ciência;
- Divulgação Científica.
Email: fabianah@utfpr.edu.br
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2677353483407898
João Amadeus Pereira Alves: Meus interesses atuais de estudos e pesquisas, na Formação Inicial e Continuada de Professores, estão centrados nos seguintes temas: - Educação CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente); - QSC (Questões Sociocientíficas); - ACT (Alfabetização Científica e Tecnológica); - Teoria Crítica e Educação em Ciências; - ACE (Aprendizagem Centrada em Eventos); - IR (Ilhas de Racionalidade); - Linguagem e Cognição no Processo Ensino-Aprendizagem.
Email: joaoalves@utfpr.edu.br
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/9309644410209595
Leticia Knechtel Procopiak: Atualmente tem orientado dissertações voltadas para formação de professores de Ciências e Biologia, bem como para a elaboração e escolha de sequências didáticas e materiais (jogos educativos, objetos virtuais de aprendizagem, entre outros) que possam auxiliar no processo de ensino aprendizagem. Outro tema que é presente em suas pesquisas diz respeito à maneira que a escola e os professores podem auxiliar os alunos e a sociedade a desenvolver projetos educacionais voltados à área ambiental, ou seja, como que a Educação Ambiental pode ser inserida no contexto escolar.
Email: leprocopiak@utfpr.edu.br
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2029818103316909
Luciane Ferreira Mocrosky: Ensino de matemática, formação de professores, Fenomenologia em Educação Matemática.
Email: mocrosky@utfpr.edu.br
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/1382294405333452
Marcelo Lambach: Tem atuado em trabalhos que articulam os seguintes temas de pesquisa.
- Formação inicial e permanente de professores;
- Ensino na perspectiva de Paulo Freire;
- Educação de Jovens e Adultos (EJA);
- Epistemologia;
- História e filosofia da ciência;
- Educação a distância;
- Alfabetização Científica;
- Metodologia do Ensino de Ciências/Química;
- Experimentação e Tecnologia no Ensino de Ciências/Química;
- Ensino de ciências e química com ênfase nas relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS).
Email: marcelolambach@utfpr.edu.br
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/1982143039494456
Marcelo Souza Motta: Ensino de matemática e suas tecnologias; formação de professores; Educação a Distância; Recursos educacionais no ensino de matemática.
Email: marcelomotta@utfpr.edu.br
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/7243162229308335
Marco Aurélio Kalinke: Ensino de matemática e suas tecnologias; formação de professores; Objetos de aprendizagem de Matemática, materiais didáticos digitais, história da Matemática.
Email: kalinke@utfpr.edu.br
CV: Lattes: http://lattes.cnpq.br/8579058312261603
Marcos Antonio Florczak: Atuação no desenvolvimento, avaliação e divulgação de metodologias e estratégias para a uma educação interdisciplinar no ensino fundamental e médio. A Interdisciplinaridade sendo aqui compreendida como baseada nas inter-relações entre as ciências que estudam a natureza e também suas relações com as ciências humanas, filosofia e os demais campos da cultura, incluído as artes, o ambiente e as políticas públicas.
Email: florczak@utfpr.edu.br
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/7037671532203196
Maria Lucia Panossian: Produção de conhecimento matemático; ensino de matemática; atividade pedagógica; formação de professores.
E-mail: mlpanossian@utfpr.edu.br
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/3750368511104051
Mario Sergio Teixeira de Freitas: orienta projetos de mestrado profissional na área de Ensino de Ciências, voltados para o desenvolvimento profissional de professores de Física, Química, Biologia ou Ciências, com ênfase nas conexões entre as linguagens científica e artística. Os fundamentos teóricos envolvem os conceitos de complexidade, interdisciplinaridade, curiosidade epistemológica, e aprendizagem significativa. Sua atuação no Ensino de Ciências se estende em uma série de atividades relacionadas à área de Artes, como a produção de fotografias para sites internacionais que promovem a divulgação de Ciências da Terra.
Email: msergio58@gmail.com
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/6342243274479874
Nestor Cortez Saavedra Filho:
- Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino de Ciências;
- Recursos Educacionais Abertos, seus repositórios e suas políticas no Ensino de Ciências;
- Objetos Educacionais no Ensino de Ciências: concepção, avaliação e mediação embasada em Teorias de Ensino e Aprendizagem;
- Ensino de Física Moderna e Contemporânea;
- Ciclomobilidade e Mobilidade Urbana como temas geradores no Ensino de Ciências.
Email: nestorsf@utfpr.edu.br
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/1046967561370777
Noemi Sutil: Orientação de pesquisas sobre formação de professores de Ciências e propostas educacionais envolvendo as relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente.
Email: noemisutil@utfpr.edu.br
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/8521202508638875
Roberta Carolina Pelissari Rizzo Domingues: Trabalhos direcionados ao desenvolvimento de experimentos para aulas de química, com aplicações nas áreas de meio ambiente (tratamento de água, destino de resíduos, entre outros). Além da relação entre escola e sociedade, através da coordenação dos estágios supervisionadas dos alunos do curso de química.
Email: robertacpr@hotmail.com
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/7418360755556349
Tamara Simone Van Kaick: Tem interesse em desenvolver pesquisas que tenham a interdisciplinaridade como eixo norteador na formação de professores de Ciências, assim como a Educação Ambiental, compreendida em sua transversalidade nas diversas disciplinas. A abordagem pode ser desenvolvida com conteúdos disciplinares, ou com temas transversais como recursos hídricos, resíduos sólidos e biodiversidade. A alfabetização científica e ecológica também são temas de interesse para desenvolver pesquisas no Ensino de Ciências.
Email: tamara@utfpr.edu.br
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/3098889665319889