Educação Matemática
O objetivo da linha é a produção de conhecimento em Educação Matemática, articulando elementos conceituais e metodológicos para a formação de profissionais com perfil de pesquisador, aptos a seguir carreira acadêmica, bem como formar professores capazes de ser “formadores de formadores” indo, dessa maneira, além de sua própria profissionalização.
Seguindo orientações discutidas tanto no âmbito nacional quanto internacional na área, a linha trabalha focada em projetos de pesquisa desenvolvidos nos grupos a que se vinculam, no caso o Grupo de Estudos sobre Formação de Professores (GeForProf) e o Grupo de Pesquisas sobre Tecnologia na Educação Matemática (GPTEM).
Por assim ser, os trabalhos finais de investigação são frutos de problemas emergentes da complexidade científica e tecnológica que envolve a formação de professores, de um modo geral, atentos a especificidade do ensino da Matemática e da escola como um campo fenomenal.
O campo da Educação Matemática está interligado com outras áreas e em permanente articulação com as demais pesquisas e interesses do programa. Busca-se, assim, oportunizar à comunidade interessada a possibilidade de aprofundar e gerar, como pesquisadores, conhecimentos específicos e particulares da Educação Matemática, sem que isso implique na impossibilidade de discussões com outras áreas e linhas
que também abordem as problemáticas já elencadas.
Disciplinas a serem cursadas pelos estudantes da linha
- Metodologia de Pesquisa (Obrigatória no Curso)
- Fundamentos Epistemológicos no Ensino de Ciências e Matemática (Obrigatória na linha)
- Optativas - selecionadas pelo mestrando com o orientador conforme projeto de pesquisa
Docentes
Representante da Linha: Mirian Maria Andrade Gonçalez
Flavia Dias de Souza
Luciane Ferreira Mocrosky
Marcelo Souza Motta
Marco Aurélio Kalinke
Maria Aparecida Viggiani Bicudo
Maria Lucia Panossian
Mirian Maria Andrade Gonçalez