Você está aqui: Página Inicial > Área Acadêmica > Matrículas e Disciplinas
conteúdo

Matrículas e Disciplinas

por dbortolotti — publicado 03/05/2017 13h18, última modificação 22/06/2023 16h47
Calendário Acadêmico e Disciplinas Obrigatórias e Optativas do Programa

2° SEMESTRE /2023

DescriçãoDatas
Requerimento de matrícula (aluno) 31 de julho a 2 de agosto de 2023
Ajuste/Confirmação de matrícula (Orientador) 03 a 04 de agosto de 2023
Inscrições para alunos externos 19 de junho a 2 de agosto de 2023
Inclusão de disciplinas/ homologação das matrículas (Coordenação) 07 a 08 de agosto de 2023
Início das aulas 09 de agosto de 2023
Término das aulas 20 de dezembro de 2023

Segundo semestre/2023

Código

Disciplina

Créditos

Professor

Dia 

Horário 

Remota ou Presencial

EFA1MA

Elementos Fundamentais em Agroecossistemas (OBRIGAT)

3

Elton C Oliveira

Segunda-feira

19:00 às 21:30 [Contra turno]

Remota

TS1MA

Tecnologias de sementes

4

Jean Carlo Possenti / Maristela Rey

Segunda-feira

13:00 às 16:40h

Presencial

INI1MA

Inglês Instrumental

3

Dráuzio Rangel

Terça-feira

13:50 às 16:40h

Presencial

EPL2MA

Ecofisiologia e Produção Sustentável de Leguminosas Anuais

3

Carlos Bahry

Quarta-feira

19:00 às 21:30h [Contra turno]

Remota

TOI1MA

Toxicologia de Inseticidas

3

Dejane Alves

Quarta-feira

15:50 às 18:20h

Remota

MSA1MA

Manejo do Solo em Agroecossistemas

4

Paulo César

Quarta-feira

13:50 às 17:30h

Presencial

EAPF2MA

Ecologia aplicada à produção florestal

4

Eleandro Brun / Flávia Brun

Quinta-feira

13:50 às 17:30h

Remota

CA2MA

Culturas anuais em sistemas integrados de produção

4

Paulo Adami

Quinta-feira

13:50 às 17:30h

Remota

PISA1MA

Produção integrada em sistemas agropecuários

4

Laércio Sartor

Quinta-feira

13:00 às 16:40h

Presencial

OEP2MA

Origem e Evolução das Plantas Cultivadas

4

Joel Donazzolo

Quinta-feira

13:00 às 16:40h

Presencial

CMPMAC2MA

Cultivo e Manejo de Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares em Agroecossistemas

3

Dalva Paulus

Sexta-feira

14:40 às 17:30h

Presencial

FMP1MA

Fisiologia e Manuseio Pós-Colheita de Produtos Hortícolas

3

Gilmar Nava

Sexta-feira

13:50 às 16:40h

Remota

IAP1MA

Interações alelopáticas entre plantas em agroecossitemas

4

Pedro Valério Moraes

Sexta-feira

13:50 às 17:30h

Presencial

 

 

IMPORTANTE: das definições dos regimes letivos

1- REGIME DE AULAS REMOTAS: São disciplinas que terão a totalidade das aulas no ensino remoto, de forma síncrona (100%), mediadas por tecnologias de informação e comunicação. Esse modelo de disciplina é também considerado PRESENCIAL, no entanto ocorre em sala virtual de aprendizagem. Por isso, há cobrança de presença e participação, nos mesmos moldes de uma disciplina tradicional. Avisamos aos discentes que as aulas não serão gravadas e tampouco disponibilizadas. Nestas disciplinas poderá haver “sim” atividades práticas, desde que demonstrativas ou mediadas por tecnologias digitais.  Para maiores informações, favor consultar à Instrução Normativa PROPPG/UTFPR nº 01/2023 .

2- REGIME DE AULAS PRESENCIAIS NA INSTITUIÇÃO: São disciplinas que contém aulas práticas e que envolvem a manipulação de materiais, utensílios, organismos e equipamentos, seja no laboratório ou no campo, que buscam o “saber fazer” com manuseio e experiência prática. Por isso, são disciplinas que necessitam do “presencial” nas dependências da instituição, seja no campus Dois Vizinhos ou Santa Helena. O aluno deve estar fisicamente presente para os momentos práticos e também naqueles determinados no planejamento das disciplinas. Até poderá haver momentos de aulas remotas, utilizando-se dos mesmos métodos relatados no regime de aulas remotas, desde que em consonância com o planejamento do professor.

 

 

 

 

Disciplinas Obrigatórias  do Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas

Códigos Disciplinas  CH Créditos Ementas
EFA1MA Elementos Fundamentais em Agroecossitemas 45 3 Bases Ecológicas dos Agroecossistemas. Componentes dos agroecossistemas: solo, clima, vegetais, animais e água. Relações ecológico-produtivas em agroecossistemas. Manejo da biodiversidade em agroecossistemas. As mudanças globais e a sustentabilidade dos sistemas de produção.
EE1MA Estatística Experimental 60 4 Planejamento e controle de qualidade de experimentos; Delineamentos experimentais básicos e complexos; Experimentos fatoriais; Estatística descritiva; Análise complementar de experimentos (testes de comparação múltipla de médias e análise de regressão); Análise multivariada; Interpretação e apresentação de resultados de análises estatísticas, com uso de programas computacionais; Análise crítica de artigos de experimentos em agroecossistemas.
SE1MA Seminários 30 2 Fundamentos da comunicação para apresentação de trabalhos científicos. Oratória. Técnicas e estratégias de comunicação oral. Apresentação e defesa de projeto de dissertação.

Disciplinas Optativas do  Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas

Códigos Disciplinas  CH Créditos Ementas
AP1MA Agricultura de Precisão 45 3 A disciplina aborda os conceitos básicos e importância das ferramentas da agricultura de precisão, noções básicas e utilização de sistema de posicionamento global de navegação, amostragem de solo e planta georreferenciada e elaboração de grade e zonas de manejo, mapeamento de colheita, mapas temáticos e prescrições, manejo localizado, tráfego controlado de máquinas, veículos aéreos não tripulados, softwares para agricultura de precisão.
BIPP1MA Biologia da Polinização de Plantas em Agroecossistemas 45 3 Fenofases reprodutivas; Sistemas de reprodução e de polinização; Recursos e atração floral; Biodiversidade de plantas e sua relação com a polinização e a produção vegetal em agroecossistemas.
BA1MA Biomonitoramento em Agroecossistemas 60 4 Introdução ao monitoramento e biomonitoramento em agroecossistemas. Impactos naturais e antrópicos e suas implicações em agroecossistemas. Delineamentos amostrais e validação de experimentos. Principais organismos bioindicadores em ambientes aquáticos e terrestres. Biomarcadores e poluição crônica. Bioensaios e sua importância. Legislação relacionada.
CBIP2MA Controle Biológico de Insetos Praga 60 4 Bases ecológicas para o controle de insetos-praga. Métodos de controle. Tipos de Controle Biológico e importância na sustentabilidade do agroecossistema. Controle Biológico com entomófagos e entomopatógenos. Tecnologias para produção massal de agentes de controle biológico. Casos de sucesso no Controle Biológico. Seletividade e interação entre agentes de controle.
CREDEP1MA Crescimento e Desenvolvimento de Plantas 45 3 Introdução. A célula vegetal no Crescimento e Desenvolvimento. Crescimento e diferenciação da planta. Reguladores de Crescimento e seus metabolismos. Regulação hormonal de processos fisiológicos. Crescimento vegetativo e sua regulação. Fitocromo. Fotomorfogênese. Controle do Florescimento. Desenvolvimento reprodutivo e sua regulação.
CMPMAC2MA Cultivo e Manejo de Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares em Agroecossistemas 45 3 Plantas medicinais, aromáticas e condimentares: Histórico, importância econômica e social, principais espécies cultivadas em agroecossistemas brasileiros, implantação, manejo, princípios ativos, colheita, processamento e comercialização.
CA2MA Culturas Anuais em Sistemas Integrados de Produção 60 4 Espécies alternativas na rotação de culturas e adubação verde; cultivo intercalado; uso de culturas anuais em sistemas agroflorestais; manejo integrado de pragas e doenças em culturas de interesse; Manejo fitotécnico e seus efeitos sobre a produtividade das culturas anuais e seus impactos sobre os agroecossistemas; Potencial energético/industrial, forrageiro e agronômico das culturas; Exigências edafoclimáticas; Exigência nutricional; Tecnologias relacionadas à implantação, ao manejo cultural, colheita e comercialização.
DRU1MA Desenvolvimento Rural: Trajetórias, Diversidade e Questões em Debate 45 3 Noções de desenvolvimento e a emergência de perspectivas de desenvolvimento rural e de desenvolvimento rural sustentável. Diversidade de atores sociais rurais e as complexas interrelações entre rural e urbano na sociedade contemporânea. Diversidade das categoriais sociais rurais no Brasil e em contextos internacionais: mudanças e caraterísticas demográficas, econômicas, produtivas, sociais e culturais das unidades agrícolas de diferentes agroecossitemas. A agricultura familiar, o agronegócios, os sistema/regimes agroalimentares e o desenvolvimento rural: aportes teóricos e abordagens analíticas. O Estado e as políticas públicas que afetam a agricultura e o desenvolvimento rural. Perspectivas analíticas para estudo dos mercados rurais. Ruralidades, pluriatividade e territorialidade. Formas de organização e ação coletiva dos agricultores no meio rural.
EPL2MA Ecofisiologia e Produção Sustentável de Leguminosas Anuais 45 3 Ecofisiologia da soja; Ecofisiologia do feijão; Interação das leguminosas anuais produtoras de grãos com o ambiente de produção; Sistema de rotação de leguminosas; Sistemas alternativos para produção de leguminosas; Leguminosas alternativas promissoras em Agroecossistemas.
EAPF2MA Ecologia Aplicada à Produção Florestal 60 4 Os fatores ambientais e a produção das florestas. Os ciclos biogeoquímicos em ecossistemas florestais. Nutrição de florestas plantadas. Biodiversidade e dinâmica de sistemas florestais. Monitoramento ambiental de sistemas florestais. Sequestro de carbono em sistemas florestais. Critérios e indicadores de sustentabilidade em sistemas florestais.
EIPD2MA Ecologia e Interferência de Plantas Daninhas 45 3 Abordagem agroecossistêmica em ecologia de plantas daninhas, genética e evolução de plantas daninhas, demografia e dinâmica populacional de plantas daninhas, processos evolutivos na regulação da densidade populacional; interferência de plantas daninhas em culturas, manejo de plantas daninhas em agroecossistemas.
EAA1MA Entomologia Aplicada aos Agroecossistemas 60 4 Morfofisiologia de Insecta. Ordens e famílias de importância econômica. Entomologia aplicada à produção agrícola, produção florestal e produção animal. Métodos de controle de insetos-praga.
FES1MA Fauna Edáfica como Indicador Ecológico em Agroecossistemas 45 3 Conceitos básicos sobre fauna edáfica. Aspectos taxonômicos, biológicos e ecológicos dos grupos da fauna do solo. Metodologias de coleta da fauna do solo. Índices ecológicos como ferramenta para avaliar a estrutura da comunidade da fauna do solo. Impactos do ambiente na fauna do solo. Índices ecológicos e de qualidade do solo como ferramenta para avaliar a estrutura da comunidade da fauna do solo e na predição da conservação ambiental.
FSA1MA Fertilidade do Solo e Adubação em Agroecossistemas 60 4 Propriedades físico-químicas do solo e reações do solo. Acidez e alcalinidade do solo: conceitos, efeitos e correção. Ciclagem de nutrientes, interações e transformações no sistema solo-planta-animal-atmosfera. Avaliação do estado nutricional de plantas. Interpretação de análises de solo e recomendação de adubos e corretivos em agroecosistemas. Adubação de sistema. Uso eficiente de adubos e corretivos. Fontes de adubação mineral e orgânica, contaminação e remediação do solo.
FMP1MA Fisiologia e Manuseio Pós-Colheita de Produtos Hortícolas 45 3 Introdução à fisiologia pós-colheita. Conceitos e definições. Atributos de qualidade dos produtos hortícolas. Aspectos fisiológicos do desenvolvimento dos frutos. Climatério respiratório. Alterações físico-químicas durante a maturação, amadurecimento e senescência dos produtos hortícolas. Perdas pós-colheita. Fatores pré-colheita e de colheita que afetam a qualidade dos produtos hortícolas. Embalagem e transporte. Podridões pós-colheita. Estratégias de armazenamento e conservação. Desordens fisiológicas em frutos. Determinação dos principais atributos de qualidade pós-colheita dos produtos hortícolas. Estratégias de marketing e comercialização de produtos hortícolas.
FPFN1MA Fisiologia e Produção de Frutíferas Nativas 60 4 Importância econômica, ambiental e alimentar das frutas nativas. Biodiversidade, utilização, preservação e potencialidades de cultivo. Morfogênese e ecofisiologia de fruteiras nativas. Aspectos fisiológicos das plantas frutíferas nativas. Propagação de fruteiras nativas. Frutificação. Instalação e manejo de pomares de fruteiras nativas. Colheita e Pós-Colheita de fruteiras nativas. Principais fruteiras nativas (jabuticaba, pitanga, araçá, cereja da mata, uvaia, guabiroba, guabiju, butiá, maracujá, goiaba).
HIBAH1MA Hidrologia em Agroecossistemas Aplicada ao Manejo de Bacias Hidrográficas 60 4 Introdução à hidrologia em agroecossistemas. Caracterização de agroecossistemas que compõem bacias hidrográficas. Monitoramento e modelagem hidrossedimentológica de bacias hidrográficas. Planejamentos de ações mitigadoras nos agroecossistemas. Gestão dos recursos hídricos em bacias hidrográficas.
IRP1MA Indução de Resistência em Plantas a Patógenos e Insetos 45 3 Perspectivas no estudo de indução de resistência. Indutores de resistência. Aspectos bioquímicos e moleculares da indução de resistência, indução de resistência a patógenos e insetos, indução de resistência e produtividade das culturas.
INI1MA Inglês Instrumental 45 3 Conscientização e desenvolvimento de técnicas de leitura e interpretação de material científico em língua inglesa; noções gramaticais e aquisição de vocabulário geral e técnico.
IP2MA Insect-Plant Interactions 45 3 Relações ecológicas e evolutivas inseto-planta; Insetos herbívoros e herbivoria; Proteção anti-herbivoria (estrutural e química); Relações inseto-planta em agroecossistemas.
IAP1MA Interações Alelopáticas entre Plantas em Agroecossistemas 60 4 Alelopatia como ciência, importância da alelopatia em agroecossistemas, metabolismo secundário em plantas, fatores bióticos e abióticos que afetam a produção de aleloquímicos, mecanismos e modo de ação de aleloquímicos, métodos de estudo em alelopatia, interações alelopáticas entre plantas, aleloquímicos no ambiente (liberação e fatores que afetam), alelopatia como ferramenta no controle de plantas daninhas, futuro da alelopatia.
MDA1MA Manejo de Doenças em Agroecossistemas 60 4 Ciclo das relações patógeno-hospedeiro. Epidemiologia de doenças de plantas. Princípios gerais de controle de doenças de plantas. Controle genético de doenças de plantas. Controle químico de doenças de plantas. Controle biológico de doenças de plantas. Controle físico de doenças de plantas. Controle cultural de doenças de plantas. Controle cultural de doenças de plantas. Indução de resistência. Patologia e tratamento de sementes. Sistemas de previsão e avisos e manejo integrado de doenças.
MSA1MA Manejo do Solo em Agroecossistemas 60 4 Caracterização edafoclimática do ambiente tropical e subtropical. Erosão e conservação do solo. Sistemas de manejo do solo. Dinâmica da matéria orgânica em sistemas agrícolas. Qualidade do solo. Plantas de cobertura e Rotação de culturas. Recuperação de áreas degradadas. Integração das práticas de manejo e sustentabilidade do processo produtivo.
OEP2MA Origem e Evolução das Plantas Cultivadas 60 4 As origens da agricultura; Domesticação de plantas e paisagens e impacto do manejo sustentável nos agroecossistemas; Centros de origem, de domesticação e de diversidade de plantas cultivadas; Prospecção e domesticação de novos cultivos. Conservação de recursos genéticos.
PE1MA Perpetuação de Espécies Vegetais Promissoras 45 3 Perpetuação das Plantas na Natureza e em Ambiente Controlado. Infraestrutura para Perpetuação de plantas. Substratos. Reguladores de Crescimento. Formas de Perpetuação das Plantas. Perpetuação de Espécies Vegetais Promissoras.
PISA1MA Produção Integrada em Sistemas Agropecuários 60 4 Sistemas integrados de produção agropecuária tipos e sustentabilidade (viabilidade econômica, social e ambiental); Comportamento dos nutrientes e matéria orgânica do solo em ambientes naturais, pastagens, lavouras, florestas e em sistemas agrosilvipastoris. Avaliação da eficiência de utilização de fertilizantes e corretivos em sistemas de produção integrada e correlação com ambientes naturais. Avaliação do estado nutricional de plantas. Recomendação de adubação do solo em sistemas de produção integrados. Ciclagem de nutrientes em ambientes naturais e agrosilvipastoris.
PSFCTS1MA Produção Sustentável de Frutíferas de Clima Temperado e Subtropical 45 3 Importância social, econômica e ambiental da Fruticultura. Sistemas de produção sustentável de frutas. Produção de fruteiras com fins alternativos. Implantação e Manejo sustentável de fruteiras de clima temperado e subtropical. Perdas e conservação pós-colheita de frutas.
RC2MA Redação Científica 30 2 Introdução à Pesquisa Científica. Comitês de Ética em Pesquisa. Normas Vigentes. Pesquisa em bases de dados. Revisão Bibliográfica. Elaboração de Projeto. Elaboração de artigo. Didática.
TS1MA Tecnologia de Sementes 60 4 A importância da semente nos agroecossistemas. Programa Nacional de Sementes. Aspectos legais para produção de sementes no Brasil. Embriologia de sementes. Instalação de campos de produção de sementes. Produção de sementes orgânicas. Colheita e extração de sementes. Métodos de avaliação da qualidade de sementes. Pós-colheita e conservação de sementes.
TOI1MA Toxicologia de Inseticidas 45 3 Introdução a toxicologia. Formulações de inseticidas. Classificação de inseticidas. Modo de ação e metabolismo de inseticidas: organofosforados, carbamatos, piretroides, avermectinas, fenil-pirazois, neonicotinoides, benzoilureias, diamidas antranílicas e inseticidas botânicos. Avaliação da toxicidade de inseticidas. Nanotecnologia aplicada a toxicologia.