Desenvolvimento e validação de métodos analíticos aplicados a amostras ambientais
SUBPROJETOS EM DESENVOLVIMENTO
- Desenvolvimento de sistema de piroidrólise com irradiação de microondas para decomposição de amostras sólidas para determinação de halogênios e enxofre
O objetivo principal do presente projeto consiste em desenvolver em laboratório da UTFPR Câmpus Medianeira um sistema inédito de decomposição de amostras sólidas por piroidrólise com aquecimento do reator piroidrolítico com irradiação de microondas, para aplicação posterior na determinação de halogênios (F, Br, Cl e I) e enxofre.
- Desenvolvimento de método empregando microextração líquido-líquido dispersiva em fase reversa para determinação de Ca, Mg, Na e K em biodiesel e diesel por espectrometria de absorção atômica por chama (FAAS) aplicando planejamento experimental.
- Desenvolvimento e validação de métodos para determinação de contaminantes em biodiesel e matérias-primas
No presente projeto serão desenvolvidos e validados métodos analíticos para a decomposição preliminar de amostras de biodiesel e de matérias-primas (óleos vegetais e gorduras) por combustão iniciada por micro-ondas, combinada com a determinação simultânea dos principais contaminantes (Na, K, Ca, Mg, P e S) por espectrometria de emissão ótica com plasma de microondas (MP OES). Um segundo método para a determinação de metais minoritários (Cu, Fe, Al, Mn, Ni, Cr, Zn, Cd e Pd) também será desenvolvido e validado. Assim, após a decomposição, obtém-se soluções aquosas com teor de carbono residual bastante reduzido, o que possibilita a determinação simultânea de contaminantes sem a necessidade do uso de fluxo auxiliar de O2 e sem a necessidade de calibrar o equipamento com padrões orgânicos. Além disso, os métodos que serão desenvolvidos possibilitarão a determinação de contaminantes em sebo bovino e suíno, cuja simples solubilização não é possível.
- Estudo das Propriedades Físicas e Químicas de Biodiesel e suas Blendas: Estudar as propriedades Químicas e Físicas de Biodiesel e suas blendas com combustíveis de origem fóssil.
- Investigação, desenvolvimento, validação e aplicação de metodologias analíticas para identificação e caracterização de biocombustíveis e derivados por Cromatografia Gasosa acoplado a Espectometria de Massas
Os biocombustíveis são foco de diversos estudos e diferentes metodologias e especificações tem sido considerados como padrão para a determinação desses biocombustíveis e seus derivados. A cromatografia gasosa é a mais aceita, no entanto, dependendo da matéria-prima empregada, modificações analíticas tornam-se pertinentes. Neste sentido, este projeto visa a investigação de diferentes procedimentos analíticos buscando desenvolver e validar uma metodologia analítica para a determinação de biocombustíveis e seus derivados empregando cromatografia gasosa acoplada a espectrometria de massas (CG/MS).
- Montagem de um espectrômetro de Lente Térmica para estudo de propriedades térmicas e ópticas de materiais semitransparentes e biocombustíveis
O projeto tem como objetivo a montagem de um espectrômetro de LT para a determinação de propriedades térmicas, ópticas e mecânicas de materiais semitransparentes e biocombustíveis como: difusividade térmica, condutividade térmica, coeficiente de absorção óptico e eficiência quântica de fluorescência. Essas propriedades são importantes para a compreensão dos complexos mecanismos de difusão de calor e de massa nesses materiais. Com equipamentos utilizados na técnica de LT pode-se facilmente adaptar para incorporar medidas de Espelho Térmico (ET), possibilitando assim, a caracterização de sólidos opacos. Efeitos adicionais, como a transferência de calor entre amostra sólida e fluido adjacente também serão estudados nas técnicas de LT e ET. Além disso, a técnica de ET será aplicada no estudo do efeito de pressão de radiação na interface líquido/ar.