Você está aqui: Página Inicial > Área Acadêmica > Disciplinas > Contexto Sócio-Histórico da Educação Profissional (M/D)
conteúdo

Contexto Sócio-Histórico da Educação Profissional (M/D)

por dbortolotti — publicado 19/04/2017 13h43, última modificação 19/04/2017 13h43

Carga Horária: 45

Créditos: 3.0

Ementa: A educação tecnológica e profissional como instrumento de difusão e formação de concepções sobre tecnologia da Renascença à atualidade; A educação tecnológica em suas relações com o contexto econômico-social; A construção, consolidação e transformação das relações de classe e gênero na escola profissional ao longo do tempo; As diversas linguagens concebidas para a transmissão do conhecimento tecnológico e suas conotações epistemológicas; A história da educação tecnológica e profissional no Brasil.

Referências:
CUNHA, Luiz Antônio. O ensino de ofícios artesanais e manufatureiros no Brasil escravocrata. SP: Unesp, Brasília: Flacso, 2000.
CUNHA, Luiz Antônio. O ensino de ofícios nos primórdios da industrialização. SP: Unesp, Brasília: Flacso, 2000.
CUNHA, Luiz Antônio. O ensino profissional na irradiação do industrialismo. SP: Unesp, Brasília: Flacso, 2000.
FONSECA, Celso Suckow da Fonseca. História do Ensino Industrial no Brasil. Rio de Janeiro: MEC, 1961, vol.1.
FRANCO, Luiz Antônio Carvalho & SAUERBRONN, Sidnei. Breve Histórico da Formação Profissional no Brasil. São Paulo: CENAFOR, 1984.
GAMA, Ruy. A Tecnologia e o Trabalho na História. São Paulo: Nobel/EDUSP, 1987.
JACOB, Margaret C. Scientific culture and the making of the industrial west. New York/ Oxford: Oxford University Press, 1988.
MORAES, Carmem Sylvia V. A socialização da força de trabalho: instrução popular e qualificação profissional no Estado de São Paulo-1873 a 1934.
Bragança Paulista: EDUSF, 2003.
QUELUZ, Gilson Leandro. Concepções de Ensino Técnico na República Velha (1909 ? 1930). Curitiba: CEFET/PR, 2002.
RIBEIRO, Maria Alice Rosa (org.). Trabalhadores Urbanos e Ensino Profissional. Campinas: Editora da UNICAMP, 1986
STEVENS, Edward. The Grammar of the Machine; Technical Literacy and Early Industrial Expansion in the United States. New Haven/London: Yale
University Press, 1995.
WEINSTEIN, Barbara. (Re) formação da classe trabalhadora no Brasil (1920-1964). SP: Cortez, Universidade de São Francisco, 2000.